Apresentação

 

O Curso de Especialização em Informática Aplicada na Educação  justifica-se na carência de formação lato sensu nessa área de conhecimento, onde encontra-se um grande número de professores que atuam sem a formação para o uso da Informática aplicada na Educação, especialmente se tratando de tecnologias livres, pois a maioria das escolas da região estão equipadas com software livre, exigindo uma formação específica para uma potencialização do ensino e aprendizagem com esses recursos. Por isso, a proposição do Curso de Especialização em Informática Aplicada na Educação fundamenta-se em alguns pressupostos a saber:

As transformações científicas-tecnológicas que ocorrem hoje, exigem mudanças em todas as esferas sociais. Os desafios impostos por esses avanços requisitam das instituições formadoras uma mudança em seus projetos educativos, visando formar pessoas que compreendam e participem mais intensamente dos espaços de trabalho existentes. Com isso, as escolas precisam estar atentas, atualizando-se para contribuir com a formação de profissionais competentes.

O atendimento a essas transformações tem provocado mudanças no setor educacional e nos legisladores, no sentido de estabelecer políticas, programas e leis que orientem a organização e o funcionamento das instituições de educação, em todos os níveis e modalidades de ensino. Do mesmo modo, existe a preocupação com a formação dos profissionais que dinamizam os processos educativos nessas instituições e respeitem as diferenças através da construção de materiais didáticos com acessibilidade.

Até pouco tempo, os programas governamentais de informatização das escolas públicas equiparam grande parte das redes federais, estaduais e municipais do país com laboratórios de informática. Esses laboratórios estão, nas escolas, à disposição dos alunos. No entanto, em pouco tempo, cada aluno terá seu computador em sala de aula (a exemplo do Projeto UCA, um computador por aluno) e os profissionais da educação terão que estar qualificados para trabalhar nestas circunstâncias.

Outro ponto a considerar, é o fato da elaboração do conhecimento na contemporaneidade se dar também mediado pelas tecnologias. A atual sociedade está intimamente conectada em rede, de modo que novas relações com o saber se dão nestas circunstâncias. Neste sentido, o Curso de Especialização atuará como forte protagonista nesta sociedade, discutindo a Informática aplicada na Educação na formação de sujeitos capazes de articular esse diálogo nos diferentes espaços educativos, onde as tecnologias sejam discutidas como uma cultura digital, que considera a educação humana, ética e científica. Partindo do pressuposto de que o homem é o sujeito de seu próprio processo de desenvolvimento, sendo responsável pelas transformações educacionais, culturais, econômicas e políticas, o curso considera a atuação do professor como fator fundamental para a integração dos equipamentos computacionais ao processo educacional. Mas, para que o professor possa fazer essa integração no processo de ensino e aprendizagem, o curso propõem dar condições aos alunos de conhecer os recursos computacionais, identificar quando e como utilizá-los, bem como compreender as relações entre essa tecnologia e a sociedade, o que na maioria das vezes não lhe é propiciado em cursos regulares de formação. Assim, subjacente à programação de atividades do curso, existe um eixo norteador que aproxima aspectos filosóficos, antropológicos e sociológicos aos aspectos instrumentais e técnicos, trabalhados num processo interativo e integrador. E por fim, cabe reforçar que a Lei n° 11.892 de 29/12/2008, que institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e cria os Institutos Federais de Educação Científica e Tecnológica em seu artigo Art. 6° onde fala das finalidades e características dos Institutos Federais, no parágrafo 111 prevê promover a integração e a verticalização da educação básica à educação profissional e educação superior, otimizando a infra-estrutura física, os quadros de pessoal e os recursos de gestão. Neste sentido, considerando que os cãmpus do Instituto Federal Farroupilha oferecem tanto na Educação Básica quanto em nível de Graduação cursos do Eixo Tecnológico de Informação e Comunicação, assim a especialização em Informática Aplicada na Educação, dá continuidade ao ciclo de formação integral do sujeito

 

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Período do Curso: 19/08/2016 à 18/08/2018 Convênio Acadêmico : Nenhum conteúdo disponível até o momento Modalidade de Curso: Presencial
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