Apresentação

O Curso de Bacharelado em Administração do IFFar – Campus Santa Rosa iniciou suas atividades no primeiro semestre de 2012. A proposta do curso foi idealizada pelos professores Adriano Wagner, Cláudio Edilberto Höfler e Jean Carlos Soares da Silva, com o apoio dos professores Gilberto Thomas (Matemática), Maria Cristina Rakoski (Informática) e Vejane Gaelzer (Português).

O Projeto Pedagógico do curso foi construído ao longo do ano de 2010 pelos professores vinculados ao eixo tecnológico de Gestão e Negócios, juntamente com a equipe da direção de ensino do campus, na época dirigida pelo prof. Sidinei Cruz Sobrinho. A aprovação e autorização para funcionamento do curso no pelo Conselho Superior ocorreu no dia oito de outubro de 2010, conforme Resolução nº 41/2010, com oferta de 30 vagas anuais.

A proposta inicial do curso esteve voltada a formação de bacharéis em administração com ênfase na gestão das organizações industriais. O curso foi proposto com a preocupação de formar profissionais que se estabeleçam como sujeitos criativos, inovadores, empreendedores e mobilizadores da mudança, bem como, constituam-se agentes de resultados.

O objetivo do curso foi formar profissionais que, com caráter e consciência crítico-construtivo, consigam construir e implementar estratégias, táticas e processos competitivos e inovadores, voltados à viabilidade e sustentabilidade das organizações, a partir do desenvolvimento de habilidades e competências de gestão e liderança pelo uso da inteligência e emotividade (PPC, 2010).

Em 2014 ocorreu a alteração do Projeto Pedagógico do Curso, considerando a necessidade de atualização e padronização das ofertas no âmbito do Instituto Federal Farroupilha. Esta atualização ocorreu com o propósito de melhor identificação e da construção de uma identidade entre os cursos de mesma oferta no IFFar. Assim, em meados de 2013, as coordenações e os colegiados dos cursos de bacharelado em Administração do Campus Santa Rosa e Júlio de Castilhos deram início à construção de um novo documento similar, ajustando e concebendo novos componentes curriculares visando à estruturação de um curso dinâmico e moderno. Nesta alteração, o quantitativo de vagas foi alterado para 35 vagas por ano.

No ano de 2015 o curso recebeu a visita da comissão avaliadora do MEC/INEP, para a avaliação do Projeto Pedagógico e das condições de oferta do curso. Após as avaliações o curso obteve nota máxima (conceito 5). A Portaria do Ministério da Educação nº 211, de 22 de junho de 2016 estabelece o Reconhecimento do Curso e a Portaria nº 209, de 25 de junho de 2020 formaliza a Renovação do Reconhecimento do Curso.

O primeiro coordenador do curso foi o Prof. Adriano Wagner, responsável pela constituição e oferta do primeiro curso de bacharelado em Administração no âmbito de atuação do Instituto Federal Farroupilha, que ocorreu no campus Santa Rosa. Na sequência, a coordenação ficou a cargo do professor Claudio Höfler, que geriu a atualização do projeto pedagógico e esteve à frente do processo de reconhecimento do curso na avaliação realizada pelo MEC/INEP. Atualmente a coordenação está a cargo da profa. Anélia Franceli Steinbrenner, que assumiu a coordenação do curso no segundo semestre de 2022.

O atual corpo docente do curso é formado pelos professores Adriano Wagner (doutorado), Anélia Franceli Steinbrenner (mestrado), Camila Scherdien (mestrado), Claudio Edilberto Höfler (doutorado), Ivete Patias (doutoranda), Julia Tontini (doutoranda), Lidiane Zambenedetti (doutoranda), Rodrigo Soder (mestrado), Rosani de Mattos Fernandes (mestrado).

 

 

Coordenação do Programa: ANELIA FRANCELI STEINBRENNER

Telefone/Ramal:

E-mail: anelia.steinbrenner@iffarroupilha.edu.br

Título do Profissional: BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO Área de Conhecimento CNPQ: Ciências Sociais Aplicadas Convênio Acadêmico : Nenhum conteúdo disponível até o momento Modalidade de Curso: Presencial Endereço Alternativo: https://sig.iffarroupilha.edu.br/sigaa/public/curso/portal.jsf?lc=pt_BR&id=62474
Calendário Fique por dentro dos eventos relacionados ao nosso Calendário Acadêmico.
  • 05/02/2024 - 09/02/2024 · Matrícula para o período 2024.1.
  • 19/02/2024 · Início do período letivo 2024.1.
  • 15/07/2024 - 19/07/2024 · Matrícula para o período 2024.2.
Notícias Veja abaixo as noticias referentes ao nosso Curso.
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - (55) 3218 9800 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - jboss-sig-02.iffarroupilha.edu.br.inst2