Banca de QUALIFICAÇÃO: ARIOANE PRIMON SOARES

DISCENTE : ARIOANE PRIMON SOARES
DATA : 10/05/2024

Práticas educativas transformadoras: promovendo a Educação Financeira em uma turma da EJA/EPT

Educação Financeira; EJA/EPT; Planejamento Financeiro; Habilidades Comportamentais; Estudo de Caso.

A Educação Financeira visa capacitar indivíduos com o conhecimento, as ferramentas e as habilidades comportamentais necessárias para garantir a segurança e a liberdade financeiras, que permitem a conquista de sonhos e objetivos ao longo da vida. Nesse contexto, essa pesquisa tem como objetivo principal implementar a Educação Financeira entre estudantes de uma turma da EJA/EPT, de nível médio, uma vez que, em geral, esse público trabalha e é responsável por seu sustento financeiro. Em específico, busca-se conscientizar esses estudantes da importância de se fazer e manter um Planejamento Financeiro, por meio do qual são abordados temas como consumo consciente, poupança, investimentos e, em especial, a influência de habilidades comportamentais como autodisciplina, prudência e organização ao se lidar com o dinheiro. A relevância das habilidades comportamentais para os indivíduos serem bem-sucedidos financeiramente parte das concepções de autores como Kiyosaki (2017), Stanley e Danko (1999), Eker (2010) e Housel (2021), entre outros, que atribuem o alcance de objetivos financeiros mais ao comportamento e organização pessoal do que ao quociente de inteligência e/ou a diplomas universitários. Diante disso, para conduzir essa pesquisa, será adotada a metodologia do Estudo de Caso de Observação, de abordagem qualitativa, com finalidade descritiva e exploratória, em que a unidade-caso se refere à turma de educandos da EJA/EPT, de nível médio. A coleta de dados será realizada por meio de questionários de sondagem e avaliação e das respostas à atividade educativa de Planejamento Financeiro. Contudo, também poderão ser observadas/relatadas, pelo método da observação participante, as conversas resultantes das interações durante a realização da atividade. Por conseguinte, o produto educacional dessa pesquisa, direcionado aos educandos da EJA/EPT, será o desenvolvimento de uma planilha para Planejamento Financeiro, o qual é essencial para um gerenciamento eficaz das finanças pessoais. Nesse sentido, busca-se promover o que, atualmente, vem sendo denominado de “saúde financeira” das pessoas, dado que ter as finanças equilibradas, que permitem assumir gastos essenciais e não essenciais, além de estar preparado para imprevistos, contribui para o aumento do bem-estar dos indivíduos.

Interna - 2184297 - MARCELE TEIXEIRA HOMRICH RAVASIO
Externa à Instituição - MARIGLEI SEVERO MARASCHIN - UFSM