Ementa/Descrição: |
Contextualização histórica do ensino de ciências e sua aplicação no cotidiano.
Tendências do ensino de Ciências. Manipulação de novas tecnologias para o ensino
das ciências. Elaboração e seleção de atividades experimentais e sua inserção no
planejamento de ensino. Diretrizes Curriculares Nacionais para o ensino de Ciências
no Ensino Fundamental. Materiais didáticos e paradidáticos para o ensino de ciências. Avaliação da aprendizagem em ciências.
Bibliografia Básica
ASTOLFI, J. P.; DEVELAY, M.; FONSECA, M. S. S. A didática das ciências. 15 ed.
Campinas: Papirus, 2011.
SANTOS, B. DE S. Um discurso sobre as ciências. 7 ed. São Paulo: Cortez, 2010.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de ciências:
fundamentos e métodos. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
Bibliografia Complementar
BIZZO, N. M. V. Ciências: fácil ou difícil? São Paulo: Ática, 1998.
MORAES, R.. Educação em ciências produção de currículos e formação de
professores. Ijuí: Unijuí, 2004.
ASTOLFI, J. P.; DEVELAY, M.; FONSECA, M. S. S. A didática das ciências. 15 ed.
Campinas: Papirus, 2011.
BORGES, R. M. R.. Em debate cientificidade e educação em ciências. 2 ed. rev.
ampl. Porto Alegre: Ed. PUCRS, 2007.
PAVAO, A. C.. Ciências ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação, 2010. |