Ementa/Descrição: |
Tendências atuais da pesquisa em ensino de biologia e suas implicações para a sala de aula. Pesquisa como princípio educativo. Metodologias para o ensino de biologia no ensino médio. Elaboração de propostas de trabalho para o desenvolvimento de unidades didáticas no ensino de biologia. Avaliação no Ensino de Biologia. A comunicação entre professor e aluno no ensino de biologia. Modalidades didáticas. Desenvolvimento Profissional: postura, saberes, competências.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA: DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2009.
KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. 4 ed. São Paulo: EDUSP, 2004.
MARANDINO, M.; SELLES, S. E.; FERREIRA, M. S. Ensino de Biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos. 1 ed. São Paulo: Cortez, 2009.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: CAMPBELL, N. A.; REECE, J. B.; URRY, L. A.; CAIN, M. L.; WASSERMAN, S. A.; MINORSKY, P. V.; JACKSON, R. B. Biologia. 8 ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.
CASTRO, A. D. de; CARVALHO, A. M. P. de. Ensinar a Ensinar: didática para a escola fundamental e média. São Paulo: Cengage Learning, 2002.
DEMO, P. Educar pela Pesquisa. 9 ed. Campinas: Editores Associados, 2011.
MOLL, J. Alfabetizacao possível: reinventando o ensinar e o aprender. 8 ed. Porto Alegre: Mediação, 2009.
TEIXEIRA, P. M. M. Ensino de Ciências: pesquisas e reflexões. Ribeirão Preto: Holos, 2006.
|