Ao identificar a necessidade de apoio para os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, o Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Farroupilha – Campus Santa Rosa oferece à comunidade o curso de Pós-Graduação Latu Sensu “Especialização em Educação Matemática para Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Uma Proposta Interdisciplinar”. A partir das experiências de extensão universitária desenvolvidas pelo IFFar Campus Santa Rosa, ao longo dos anos, foi possível identificar a demanda por formação pedagógica continuada sobre o ensino de Matemática para os anos iniciais.
Neste contexto, surge o presente Curso, efetivado a partir de um projeto cujo objetivo é contribuir para a leitura, compreensão e interpretação da linguagem matemática a partir de processos participativos e significativos para fomentar práticas interdisciplinares conectadas com as proposições da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Diante de novos desafios que a nova BNCC trouxe, é possível destacar a necessidade de formação didática e pedagógica para a abordagem de conceitos matemáticos.
Além das unidades temáticas já trabalhadas anteriormente, sendo elas “Números”, “Geometria” e “Grandezas e Medidas”, a BNCC (BRASIL, 2018) apresenta objetos de conhecimento até então não enfocados nesta etapa da escolarização, como “Álgebra”, “Probabilidade” e “Estatística”, fato este que gerou insegurança nos professores atuantes nos anos iniciais. A partir de tal oferta, destinada a graduados em Pedagogia, Licenciatura em Matemática, demais Licenciaturas e áreas afins, o IFFar cumpre com sua função social de acolher as demandas da comunidade externa e de ofertar ensino de gratuito e de excelência.
Com uma grade curricular construída de modo interdisciplinar, o Curso conta com a atuação de docentes de diversas áreas de conhecimento de modo a alcançar os seguintes objetivos.
Objetivo Geral: Contribuir para a leitura, compreensão e interpretação da linguagem matemática, na perspectiva de que a construção do conhecimento ocorra por meio de um processo participativo e significativo, implementando uma prática interdisciplinar que venha ao encontro das demandas deste nível de ensino, atendendo ao proposto pela Base Nacional Comum Curricular.
Objetivos Específicos:
- Construir o conhecimento matemático na perspectiva de superar a fragmentação disciplinar do conhecimento;
- Respeitar os princípios definidos pela Base Nacional Comum Curricular para os anos iniciais do Ensino Fundamental;
- Estimular a aplicação da matemática na vida real, dando sentido ao que se aprende;
- Perceber a sala de aula como um espaço de reflexão, onde as dúvidas e questionamentos tornam-se objeto de estudo;
- Permitir uma visão investigativa sobre a aprendizagem da Matemática;
- Estabelecer o diálogo como meio de troca de experiências, possibilitando o aperfeiçoamento profissional;
- Refletir sobre a realidade da sociedade tecnológica globalizada e a necessidade de utilizar tecnologias digitais e educacionais no processo de ensino e aprendizagem;
- Promover aulas dinâmicas e atrativas utilizando práticas interdisciplinares, considerando o necessário rigor teórico;
- Elaborar planejamentos didáticos integrando diferentes áreas do conhecimento no intuito de desenvolver a leitura, representação, compreensão e interpretação da linguagem matemática;
- Utilizar metodologias e recursos educacionais elaborados no campo da educação matemática, associados ao conhecimento das diferentes áreas do saber;
- Desenvolver o pensamento científico, crítico e criativo, a partir da valorização dos conhecimentos historicamente construídos;
- Experienciar processos matemáticos construídos a partir de metodologias para o ensino da matemática, fundamentais para as aprendizagens significativas;
- Compreender que o desenvolvimento da autonomia de pensamento lógico matemático engloba testar, intuir, conjecturar, generalizar, particularizar e demonstrar;
- Construir recursos lúdicos com o uso de diferentes linguagens e registros;
- Fortalecer o poder de argumentação, cooperação e comunicação frente aos desafios da sociedade quanto à diversidade de saberes e vivências culturais;
- Estimular a produção e a socialização do conhecimento científico na área de Educação Matemática, por meio de publicações em diferentes mecanismos de divulgação científica.
Duração: 18 meses
Carga Horária: 372 h
Número de vagas: 25
Público-alvo: Portadores de diploma de graduação reconhecidos pelo MEC em Licenciatura em Matemática, Pedagogia, demais Licenciaturas e áreas afins.
Para maiores informações sobre a estruturação do curso, acesse o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) na aba Documentos - Regimento ou entre em contato com a ccordenação do Curso pelo endereço eletrônico: poseducacaomatematica.sr@iffarroupilha.edu.br.
Venha fazer parte desse excelente processo formativo!
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