Administração é o processo de tomar decisões e colocá-las em prática conforme os objetivos traçados e os recursos disponíveis. Palavras como, objetivos, decisões e recursos são tidas como palavras-chave na definição do termo.
A finalidade de administrar é atingir os objetivos utilizando-se dos recursos com eficiência e eficácia buscando a efetividade. As pessoas não percebem, mas a administração está inserida em nosso cotidiano. Para se manterem em ordem é preciso saber organizar, estabelecer regras, resolver problemas, realizar melhorias. As pessoas que convivem juntos tem de se entenderem conviverem em harmonia, se ajudar como uma equipe e isso só é possível graças a capacidade das pessoas em gerir seus lares.
Todas organizações necessitam de pessoas que precisam utilizar recursos para produzir bens ou serviços, ou seja, precisam administrar, para isso utilizam-se (ou deveriam utilizar-se) de: 1) Planejamento - definição de objetivos e recursos; 2) Organização - disposição dos recursos em uma estrutura; 3) Execução - realização dos planos e 4) Controle - verificação dos resultados. De acordo com Fayol (4) a administração é importante em qualquer escala de utilização de recursos para atingir objetivos individual, familiar, grupal, organizacional ou social (cidade, Estado, Sociedade Global). Maximiano nos diz que conforme aumenta a quantidade de recursos empregados, mais complexos torna-se o processo de administrar.
O objetivo desse curso é ensinar sobre os processos de gerenciamento de uma empresa, entender o seu ambiente, função e características para organizar, controlar e motivar o desempenho dos negócios.
Telefone/Ramal: (55) 3271-9500/9572
E-mail: coordadm.jc@iffarroupilha.edu.br