Apresentação

Bem vindo ao site do Curso de Bacharelado em Medicina Veterinária do IFFar Campus Frederico Westphalen.


Detalhamento do Curso:

Denominação do Curso: Curso Superior de Bacharelado em Medicina Veterinária

Grau: Bacharelado

Modalidade: Presencial

Área de Conhecimento (conforme tabela da CAPES): Ciências Agrárias

Ato de Criação do curso: Aprovado pela Resolução nº 015, do Conselho Superior, de 30 de março de 2016.

Quantidade de Vagas: 40

Turno de Oferta: Integral (manhã e tarde)

Regime Letivo: Semestral

Regime de Matrícula: Por componente curricular Carga Horária Total do Curso: 4822 horas Carga Horária de Estágio: 486 horas

Carga horária de TCC: 72 horas

Carga horária de ACC: 250 horas

Tempo de Duração do Curso: 10 semestres (9 semestres + Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório)

Tempo Máximo para Integralização Curricular: 18 semestres (9 anos) Periodicidade de Oferta: Anual

Local de Funcionamento: Linha Sete de Setembro, s/n, BR 386, Km 40 Interior – CEP 98400 000 – Frederico Westphalen – Rio Grande do Sul/RS.


Dirigentes da Instituição e coordenação do curso

Reitora do Instituto Federal Farroupilha - Carla Comerlato Jardim

Diretor Geral do Campus -Carlos Guilherme Trombetta

Coordenadora do Curso: Marceli Pazini Milani

 

Matriz curricular e PPC: http://www2.fw.iffarroupilha.edu.br/sap/Veterinaria.pdf



Requisitos e formas de acesso:

Para ingresso no Curso Superior de Bacharelado em Medicina Veterinária é necessário ter concluído o Ensino Médio. Os cursos de graduação do IF Farroupilha seguem regulamentação institucional própria no tocante aos requisitos e formas de acesso. Esse processo é aprovado pelo Conselho Superior através de uma Resolução geral, para todos os níveis de ensino. Além disso, a cada ano é lançado um Edital para Cursos de Graduação, sob responsabilidade da Comissão de Processo Seletivo, com base no exposto na Portaria nº 40/2007, o qual contempla de maneira específica cada curso e a legislação atual relativa à distribuição de vagas e percentuais de reserva de vagas para Portadores de Necessidades Especiais (PNEs). Essas informações podem ser encontradas no Portal Institucional do IF Farroupilha. 

Em caso de vaga ociosa no Curso, decorrente de evasão ou transferência, o IFFar abre Edital para:

a) Reingresso: a retomada do vínculo de matrícula de estudante que perdeu o vínculo com a Instituição no mesmo curso, nível e modalidade de ensino.

b) Transferência Interna: a transferência do estudante com matrícula em curso no IFFar para: o mesmo curso em outro Campus; outro curso, do mesmo nível de ensino, no mesmo Campus; outro curso, do mesmo nível de ensino, na mesma área de conhecimento, em outro Campus; para o mesmo curso, em outra modalidade, no mesmo Campus ou em outro Campus ou em outro polo de EaD.

c) Transferência Externa: a transferência para o IFFar de estudante do mesmo curso ou de curso da mesma área do conhecimento de outra Instituição de Ensino ou transferência de estudante do IFFar para outra Instituição de Ensino;

d) Ingresso de Portador de Diploma: o ingresso de estudante em curso do mesmo nível ou em um nível inferior do que possui diplomação.

 

Avaliação


Avaliação da Aprendizagem

A Avaliação da Aprendizagem nos cursos do Instituto Federal Farroupilha segue o disposto no Regulamento da Avaliação do Rendimento Escolar, aprovado pela resolução n° 04-2010, de 22 de fevereiro de 2010. De acordo com o regulamento e com base na Lei 9394/96, a avaliação deverá ser contínua e cumulativa, assumindo, de forma integrada, no processo de ensino-aprendizagem, as funções diagnóstica, formativa e somativa, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.

A verificação do rendimento escolar é feita de forma diversificada e sob um olhar reflexivo dos envolvidos no processo, podendo acontecer através de provas escritas e/ou orais, trabalhos de pesquisa, seminários, exercícios, aulas práticas, auto-avaliações e outros, a fim de atender às peculiaridades do conhecimento envolvido nos componentes curriculares e às condições individuais e singulares do (a) aluno (a), oportunizando a expressão de concepções e representações construídas ao longo de suas experiências escolares e de vida. Em cada componente curricular, o professor deve oportunizar no mínimo dois instrumentos avaliativos.

A recuperação da aprendizagem deverá ser realizada de forma contínua no decorrer do período letivo, visando que o (a) aluno (a) atinja as competências e habilidades previstas no currículo, conforme normatiza a Lei nº 9394/96.

Os resultados da avaliação do aproveitamento são expressos em notas. As notas deverão ser expressas com uma casa após a vírgula sem arredondamento. A nota mínima para aprovação é 7,0. Caso o estudante não atinja média 7,0, terá direito ao exame final. A nota para aprovação após exame é 5,0, considerando o peso 6,0 para a nota obtida antes do exame e peso 4,0 para a nota da prova do exame.


Avaliação Institucional

A autoavaliação institucional deve orientar o planejamento das ações vinculadas ao ensino, à pesquisa e à extensão, bem como a todas as atividades que lhe servem de suporte. O IF Farroupilha conta com a Comissão Própria de Autovaliação Institucional, que é responsável por conduzir a prática de autoavaliação institucional. O regulamento em vigência da Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Instituto Federal Farroupilha foi aprovado através Resolução CONSUP 073/2013, sendo a CPA composta por uma Comissão Central, apoiada pela ação dos núcleos de autoavaliação em cada campi da instituição.

Considerando a autoavaliação institucional um instrumento norteador para a percepção da instituição como um todo é imprescindível entendê-la na perspectiva de acompanhamento e trabalho contínuo, no qual o engajamento e a soma de ações favorecem o cumprimento de objetivos e intencionalidades.

Os resultados da autoavaliação relacionados ao curso de bacharelado em Medicina Veterinária serão tomados como ponto de partida para ações de melhoria em suas condições físicas e de gestão.

 

Avaliação do Curso

O curso de Medicina Veterinária é avaliado em âmbito nacional a partir do Sistema Nacional de Avaliação – SINAES, o qual tem como finalidade a melhoria da qualidade da educação superior (Lei nº 10.861/2004).

O SINAES normatiza a avaliação da educação superior a partir de três perspectivas:

I        – Avaliação de desempenho dos estudantes;

II       – Avaliação externa de cursos superiores e instituições;

III – Autoavaliação institucional.

A avaliação de desempenho dos estudantes é realizada através do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – ENADE, elaborado e aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), estabelecido por normativa própria.

A avaliação externa de cursos superiores tem como objetivo avaliar as condições do curso para o seu reconhecimento e/ou renovação de reconhecimento. Enquanto que a avaliação externa de instituições avalia as condições para a oferta de ensino superior, resultando em ato de credenciamento ou recredenciamento para a oferta de ensino superior.

A autoavaliação institucional é realizada no âmbito da Comissão Própria de Avaliação (CPA), a qual tem por finalidade a implementação do processo de autoavaliação do IF Farroupilha, a sistematização e a prestação das informações solicitadas pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES). A CPA é constituída por uma Comissão Central, na Reitoria, e uma Comissão Local, em todos os Campi.

A autoavaliação institucional é uma atividade que se constitui em um processo de caráter diagnóstico, formativo e de compromisso coletivo, que tem por objetivo identificar o perfil institucional e o significado de sua atuação por meio de suas atividades relacionadas ao Ensino, Pesquisa e Extensão, observados os princípios do SINAES e as singularidades do IF Farroupilha, Campus Frederico Westphalen.

Os resultados da avaliação externa dos cursos superiores e da autoavaliação institucional devem ser utilizados como subsídios para a avaliação do curso no âmbito do Núcleo Docente Estruturante, Colegiado de Curso e do respectivo Grupo de Trabalho, em conjunto com a Direção Geral e de Ensino, para fins de realização de melhorias contínuas (Art. 69, Resolução CONSUP n. 13/2014).

A autoavaliação é um processo contínuo por meio do qual o curso dialoga sobre sua própria realidade para melhorar a qualidade. Para tanto, busca informações e analisam dados, procurando identificar fragilidades e potencialidades pertinentes ao funcionamento.

O curso de bacharelado em Medicina Veterinária tomará como indicativos para a realização do processo de autoavaliação os seguintes aspectos:

•       Análise do Projeto Político-Pedagógico do curso realizado pelo Núcleo Docente Estruturante;

•       Avaliação da infraestrutura;

•       Desenvolvimento de atividades de Pesquisa e Extensão;

•       Aprimoramento constante de docentes.

Após o processo de autoavaliação do curso, algumas ações podem ser efetuadas para possíveis melhorias, dentre estas:

•       Discussão e análise de questionários aplicados pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Campus Frederico Westphalen.

•       Discussão de linhas e grupos de pesquisa e de extensão do curso.

•       A análise e adequação das dimensões e dos indicadores de avaliação de curso utilizados pelo INEP.

•       A análise das provas do ENADE realizadas recentemente.



 


Coordenação do Programa: SILVANA BELLINI VIDOR

Telefone/Ramal: 37448900/8995 | 37448900

E-mail: coordmedvet.fw@iffarroupilha.edu.br

Título do Profissional: BACHAREL EM MEDICINA VETERINÁRIA Área de Conhecimento CNPQ: Ciências Agrárias Convênio Acadêmico : Nenhum conteúdo disponível até o momento Modalidade de Curso: Presencial
Calendário Fique por dentro dos eventos relacionados ao nosso Calendário Acadêmico.
  • 05/02/2024 - 09/02/2024 · Matrícula para o período 2024.1.
  • 19/02/2024 · Início do período letivo 2024.1.
  • 15/07/2024 - 19/07/2024 · Matrícula para o período 2024.2.
Notícias Veja abaixo as noticias referentes ao nosso Curso.
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