Apresentação

A grande procura por cursos de especialização tem sido uma constante na sociedade atual, do mesmo modo, a tarefa de capacitar os profissionais da educação tem sido uma das preocupações do IF Farroupilha. Assim, o Instituto tem a preocupação de contemplar processos de desenvolvimento de demandas sociais e regionais, na busca por qualificação e capacitação para os gestores ou futuros gestores, que atuam ou atuarão na Educação Básica, preferencialmente da Rede Pública. A escolha pela oferta de um curso que foque na gestão escolar se justifica pela compreensão de que o papel do gestor tem uma importância fundamental na dinamização de processos educativos de forma participativa e democrática.

Os desafios da contemporaneidade exigem do profissional da educação a capacidade de articular a ação docente com os processos mais amplos da gestão escolar. A partir disso, faz-se necessário refletir acerca da organização e dinâmica dos espaços educativos nas dimensões pedagógicas, administrativas e culturais. Assim, torna-se fundamental ser um profissional que atue no cotidiano da escola articulando esta dinâmica educativa e sendo o propulsor de projetos que melhorem e transformem a realidade escolar.Nessa perspectiva, o Instituto Federal Farroupilha, envolvido com as questões educacionais no âmbito nacional e regional, e sentindo-se responsável pela formação de uma parcela da população, destinada ao exercício profissional de gestão escolar, compreende que a oferta deste curso auxiliará na promoção de um ensino de qualidade, em sintonia com as novas concepções, conhecimentos e inovações dessa área profissional, bem como, dos avanços tecnológicos necessários para atuação no campo de trabalho.O IF Farroupilha oferece cursos de formação de professores e possui várias ações voltadas para essa área. Dentre elas destacamos a existência de espaços físicos como o Laboratório Interdisciplinar de Formação de Professores (Life) e diversos projetos de pesquisa, extensão e ensino direcionados para a formação de professores. Destes destacamos o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID).
 
4. OBJETIVOS

4.1. Objetivo Geral
Capacitar profissionais envolvidos com a educação por meio da atualização, do aprofundamento e da socialização de conhecimentos teórico-práticos relacionados à gestão escolar, sendo capazes de contribuir na constituição de processos de gestão democrática, comprometidos com a qualidade do ensino e da aprendizagem, bem como, problematizando e propondo intervenções na realidade escolar em que estão inseridos.
 
4.2. Objetivos específicos
  • Contribuir na formação de profissionais capazes de contextualizar e problematizar a sua realidade educacional e de propor e executar inovações pedagógicas.
  • Possibilitar a formação de gestores educacionais com capacidade para exercer a liderança participativa e democrática.
  • Qualificar as experiências dos gestores no sentido de contribuir para a construção de uma política educacional inovadora e comprometida com a realidade social.
  • Capacitar o profissional da gestão escolar para o desenvolvimento da pesquisa na sua área de atuação.
 
RELAÇÃO DAS DISCIPLINAS
 
O curso está organizado em 3 (três) semestres, sendo dois compostos por disciplinas, conforme apresentadoT a seguir, na lista de disciplinas e ementas. O primeiro semestre tem o eixo temático articulador, intitulado Contextualização da Realidade e da Gestão Escolar, e objetiva compreender o contexto da organização escolar, a sua cultura, as relações de poder e o modo de funcionamento, bem como das formas de organização e gestão das competências, e dos procedimentos necessários para atuação, de forma eficiente e participativa, nas decisões e ações dirigidas ao atendimento dos objetivos e políticas educacionais.
O segundo semestre tem o eixo temático articulador, intitulado Elementos do Processo de Gestão Escolar, e possui, como um de seus focos principais, analisar e discutir os elementos presentes no contexto escolar, de modo que seja possível problematizar essas práticas. Além disso, pretende-se neste semestre capacitar os profissionais para que atuem no planejamento, organização e gestão da escola, especialmente, a fim de que sejam capazes de contribuir nas ações de realização do projeto político pedagógico.
Esses dois semestres pretendem fornecer subsídios para que estes profissionais sejam capazes de auxiliar na constituição de processos participativos e democráticos de organização e de gestão dos espaços escolares, realizando um trabalho pedagógico pautado no coletivo, em práticas interdisciplinares e investigativas, e contribuindo para reflexão constante dos saberes e dos fazeres educativos.
 
Coordenação do Programa: Nenhum conteúdo disponível até o momento

Telefone/Ramal:

E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento

Período do Curso: 10/02/2020 à 18/12/2021 Convênio Acadêmico : Nenhum conteúdo disponível até o momento Modalidade de Curso: Presencial
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