Apresentação

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO SUPERIOR DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

1. DETALHAMENTO DO CURSO

Denominação do Curso: Curso Superior de Licenciatura em Matemática

Grau: Licenciatura

Forma de oferta: Presencial, com 576 horas desenvolvidas na modalidade de Educação a Distância

Área de Conhecimento: Ciências Exatas e da Terra

Ato de Criação do curso: Resolução n° 45, do Conselho Superior, de 08 de outubro de 2010 (retificada pela Resolução n° 045, de 20 de junho de 2013, que aprova a Criação do Curso e o PPC)

Quantidade de Vagas: 30 anuais

Turno de oferta: Noturno

Regime Letivo: Semestral

Regime de Matrícula: por componente curricular

Carga horária total do curso: 3376 horas

Carga horária de Atividade Complementar de Curso (ACC): 200 horas

Carga horária de Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório: 400 horas

Carga Horária de PeCC (Prática enquanto Componente Curricular): 400 horas

Trabalho de Conclusão de Curso: não

Tempo de duração do Curso: 8 semestres

Tempo máximo para Integralização Curricular: 14 semestres

Periodicidade de oferta: Anual

Local de Funcionamento: Instituto Federal Farroupilha – Campus Santa Rosa. Avenida Coronel Bráulio de Oliveira, 1400- Bairro Central. 98787-704- Santa Rosa- RS.

Fone: (55) 2013-0240

Coordenador(a) do Curso: Mariele Josiane Fuchs

Contato da Coordenação do curso: coordenacaomatematica.sr@iffarroupilha.edu.br

  2. OBJETIVO GERAL

O Curso Superior de Licenciatura em Matemática tem como objetivo formar profissionais qualificados, capazes de atuar na Educação Básica e em outros espaços educativos, formais ou informais, bem como prosseguirem em estudos de pós-graduação, possibilitando a formação de cidadãos com embasamento teóricometodológico e futuros professores com capacidade de posicionarem-se de maneira crítica, criativa, responsável, construtiva e autônoma no processo escolar e social.

 

 3. REQUISITOS E FOMAS DE ACESSO

Para ingresso no Curso Superior de Licenciatura em Matemática, é necessário que o candidato tenha concluído o Ensino Médio e submeta-se à seleção prevista pela Instituição. Os cursos de graduação do IFFar seguem regulamentação institucional própria quanto aos requisitos e formas de acesso, aprovada pelo Conselho Superior (Consup) por meio de Resolução.

Anualmente, é lançado um Edital para ingresso nos Cursos de Graduação, sob responsabilidade da Comissão de Processo Seletivo, o qual contempla de maneira específica cada curso, seus critérios seletivos, a distribuição de vagas de acordo com a Política de Ações Afirmativas, vagas de ampla concorrência e percentuais de reserva de vagas para pessoas com deficiência, conforme legislação em vigência. Essas informações são atualizadas de acordo com a Resolução do Consup que aprova o Processo Seletivo e, assim como o Edital do Processo Seletivo do ano vigente, pode ser encontrada no Portal Institucional do IFFar.

Semestralmente é lançado Edital de Reingresso, Transferências Internas e Externas e Portador de Diploma, a fim de selcionar candidatos para o preenchimento das vagas remanescentes no curso. 

 

4. PERFIL DO EGRESSO

O egresso do Curso de Licenciatura em Matemática é um profissional capaz de entender os diferentes processos de ensino e de aprendizagem de Matemática e as variáveis didáticas envolvidas, bem como os processos de gestão escolar e educacional. São professores agentes da transformação em sua sociedade, que mobilizam conhecimentos na análise de estratégias de ensino e na resolução de problemas com vistas a promover a aprendizagem da Matemática. É um profissional capaz de estabelecer diálogos entre os conhecimentos específicos de sua área de atuação, articulando-os com outros campos do conhecimento, fazendo conexões com diferentes realidades, atuando na sociedade de maneira comprometida com o desenvolvimento regional sustentável.

 

5. ÁREA DE ATUAÇÃO DO EGRESSO

O profissional formado no Curso Superior de Licenciatura em Matemática poderá atuar na área de Matemática em Instituições de Educação Básica, públicas e privadas, nas suas diferentes modalidades de ensino, Produção de Conteúdo e Material didático, além do prosseguimento em estudos de pós-graduação.

6. MATRIZ CURRICULAR

 

 

 

 

 

 

 7. PRÉ-REQUISITOS

Componentes curriculares pré-requisitos são aqueles que devem ser cursados com aprovação para que o estudante possa se matricular em outros componentes de períodos seguintes, mantendo uma sequência de componentes curriculares que se interligam. Situações que fujam à sequência do currículo, comprometendo o aproveitamento do estudante, poderão ser analisadas pelo colegiado do curso.

O Curso Superior de Licenciatura em Matemática do Campus Santa Rosa terá os seguintes pré-requisitos:

Componentes Curriculares

Pré-requisito(s)

Funções

Matemática Elementar

Cálculo Diferencial e Integral I

Funções

Cálculo Diferencial e Integral II

Cálculo Diferencial e Integral I

Geometria Espacial

Geometria Plana

Cálculo Diferencial e Integral III

Cálculo Diferencial e Integral II

Fundamentos de Aritmética

Funções

Estágio Curricular Supervisionado I

Didática e Organização do Trabalho Pedagógico
Psicologia da Educação
Tendências e Metodologias de Ensino de Matemática I
Funções
Trigonometria
Probabilidade e Estatística
Matemática Financeira
Tecnologias Digitais para o Ensino de Matemática
Geometria Espacial

Cálculo Diferencial e Integral IV

Cálculo Diferencial e Integral III

Álgebra Linear

Álgebra Linear Básica

Teorias do Currículo

Didática e Organização do Trabalho Pedagógico

Estágio Curricular Supervisionado II

Estágio Curricular Supervisionado I
Tendências e Metodologias de Ensino de Matemática II

Equações Diferenciais Ordinárias

Cálculo Diferencial e Integral IV

Cálculo Numérico

Cálculo Diferencial e Integral IV
Álgebra Linear
Matemática Computacional I

Estágio Curricular Supervisionado III

Estágio Curricular Supervisionado II
Fundamentos de Matemática
Álgebra Linear Básica
Geometria Analítica

Fundamentos de Análise

Cálculo Diferencial e Integral II

Estágio Curricular Supervisionado IV

Estágio Curricular Supervisionado III

Modelagem Matemática

Equações Diferenciais Ordinárias
Cálculo Numérico
Matemática Computacional I

Estatística Aplicada

Probabilidade e Estatística

Matemática Computacional II

Matemática Computacional I

Desenho Geométrico

Geometria Espacial

Libras em Matemática

Libras

Leitura e Escrita Acadêmica

Leitura e Produção Textual
Metodologia Científica


8. DISCIPLINAS ELETIVAS

O Curso Superior de Licenciatura em Matemática contempla a oferta de disciplinas eletivas, num total de 72 (setenta) horas, a partir do 7º semestre, sendo uma eletiva da área específica e uma eletiva da área pedagógica.

 

9. PRÁTICA ENQUANTO COMPONENTE CURRICULAR

A Prática enquanto Componente Curricular (PeCC) no curso de Licenciatura em Matemática  tem o objetivo de proporcionar experiências de articulação de conhecimentos construídos ao longo do curso em situações de prática docente; oportunizar o reconhecimento e reflexão sobre o campo de atuação docente; possibilitar o desenvolvimento de atividades de ensino, metodologias e materiais didáticos próprios do exercício da docência, entre outros, integrando novos espaços educacionais como locus da formação dos licenciandos; e promover a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, atendendo às prerrogativas da curricularização da extensão.

 

10. ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

O estágio curricular é ato educativo supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho de estudantes que estejam cursando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos, conforme estabelece o art. 1º da Lei n.º 11.788/08.

O estágio curricular supervisionado obrigatório no Curso de Licenciatura em Matemática, com duração de 400 horas, tem como objetivo articular os conhecimentos construídos durante o curso à prática docente, constituindo-se em espaço de formação docente.

 

11. CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO

A Curricularização da Extensão consiste na inclusão de atividades de extensão no currículo dos Cursos de Graduação, indissociáveis do ensino e da pesquisa, com a intenção de promover impactos na formação do discente e na transformação social. Entende-se por Extensão o processo educativo, cultural, político, social, científico e tecnológico que promove a interação dialógica e transformadora entre as instituições e a sociedade, levando em consideração a territorialidade.


12. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

A Avaliação da Aprendizagem nos cursos do IFFar segue o disposto no Título III, Capítulo VII, Seção II da Resolução Consup n.° 049/2021. De acordo com esta normativa e com base na Lei n.º 9.394/1996, a avaliação deve ser contínua e cumulativa, assumindo, de forma integrada, no processo de ensino e aprendizagem, as funções diagnóstica, formativa e somativa, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos. A avaliação dos aspectos qualitativos compreende, além da avaliação de conhecimentos (avaliação quantitativa), o diagnóstico, a orientação e reorientação do processo de ensino e aprendizagem. Enquanto elemento formativo, sendo condição integradora no processo de ensino e aprendizagem, a avaliação deve ser ampla, contínua, gradual, dinâmica e cooperativa, tendo seus resultados sistematizados, analisados e divulgados ao final de cada período
letivo.



 




Coordenação do Programa: MARIELE JOSIANE FUCHS

Telefone/Ramal: (55) 2013-0200/240

E-mail: coordenacaomatematica.sr@iffarroupilha.edu.br

Título do Profissional: LICENCIADO EM MATEMÁTICA Área de Conhecimento CNPQ: Ciências Exatas e da Terra Convênio Acadêmico : Nenhum conteúdo disponível até o momento Modalidade de Curso: Presencial
Calendário Fique por dentro dos eventos relacionados ao nosso Calendário Acadêmico.
  • 05/02/2024 - 09/02/2024 · Matrícula para o período 2024.1.
  • 19/02/2024 · Início do período letivo 2024.1.
  • 15/07/2024 - 19/07/2024 · Matrícula para o período 2024.2.
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