Apresentação

 

Denominação do Curso: Curso Superior de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo

 

Grau: Bacharelado

 

Modalidade: presencial

 

Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas

 

Ato de Criação do curso: Resolução CONSUP 024/2014

 

Quantidade de Vagas: 30 vagas

 

Turno de oferta: matutino e vespertino (integral)

 

Regime Letivo: semestral

 

Regime de Matrícula: por componente curricular

 

Carga horária total do curso: 4264 horas

 

Carga horária de estágio: 140 horas

 

Carga horária de TCC: 54 horas

 

Carga horária de ACC: 200 horas

 

Tempo de duração do Curso: 10 semestres (5 anos).

 

Tempo máximo para Integralização Curricular: 18 semestres (9 anos)

 

Periodicidade de oferta: anual

 

Local de Funcionamento: Instituto Federal Farroupilha – Câmpus Santa Rosa – Rua Uruguai, 1675.

 

O curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo tem como objetivo assegurar a formação de profissionais generalistas, aptos a compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidades, com relação à concepção, organização e construção do espaço exterior e interior, abrangendo o urbanismo, a edificação, o paisagismo, bem como a conservação e a valorização do patrimônio construído, proteção do equilíbrio do ambiente natural e à utilização racional dos recursos disponíveis.

Matriz Curricular e PPC


 

Dirigentes da Instituição e Coordenador do Curso

Reitora: Carla Comerlato Jardim

Direção Geral: Renata Rotta

Direção de Ensino: Analice Marchezan

Coordenação Geral de Ensino: Raquel Canova

Coordenadora do Curso: Fernanda Conrad Rigo

 Contato da Cordenadora do Curso: fernanda.rigo@iffarroupilha.edu.br


Avaliação da Aprendizagem:

 

A Avaliação da Aprendizagem nos cursos do Instituto Federal Farroupilha segue o disposto no Regulamento da Avaliação do Rendimento Escolar, aprovado pela resolução n° 04/2010, de 22 de fevereiro de 2010. De acordo com o regulamento e com base na Lei 9394/96, a avaliação deverá ser contínua e cumulativa, assumindo, de forma integrada, no processo de ensino-aprendizagem, as funções diagnóstica, formativa e somativa, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.

 

A verificação do rendimento escolar é feita de forma diversificada e sob um olhar reflexivo dos envolvidos no processo, podendo acontecer através de provas escritas e/ou orais, trabalhos de pesquisa, seminários, exercícios, aulas práticas, auto-avaliações e outros, a fim de atender às peculiaridades do conhecimento envolvido nos componentes curriculares e às condições individuais e singulares do (a) aluno (a), oportunizando a expressão de concepções e representações construídas ao longo de suas experiências escolares e de vida. Em cada componente curricular, o professor deve oportunizar no mínimo dois instrumentos avaliativos.

 

A recuperação da aprendizagem deverá ser realizada de forma contínua no decorrer do período letivo, visando que o (a) aluno (a) atinja as competências e habilidades previstas no currículo, conforme normatiza a Lei nº 9394/96.

 

Os resultados da avaliação do aproveitamento são expressos em notas. As notas deverão ser expressas com uma casa após a vírgula sem arredondamento. A nota mínima para aprovação é 7,0. Caso o estudante não atinja média 7,0, terá direito ao exame final. A nota para aprovação após exame é 5,0, considerando o peso 6,0 para a nota obtida antes do exame e peso 4,0 para a nota da prova do exame.

Nas disciplinas de Projeto de Arquitetura e Urbanismo I, II, III, Paisagismo I e II, Urbanismo I e II, Planejamento Urbano Regional I e II, Arquitetura de Interiores I e II, bem como nas disciplinas de Projetos Integrados I, II, III, IV e V não será possível realização do exame. O aluno que não atingir a média 7,0 estará automaticamente reprovado. Estas são disciplinas práticas com características próprias, e os trabalhos desenvolvidos ao longo do semestre seguem uma seqüência que resulta em um trabalho final. Torna-se inviável, em uma única avaliação, desenvolver um trabalho com o nível de elaboração necessários para aprovação nestas disciplinas.


Coordenação do Programa: FERNANDA CONRAD RIGO

Telefone/Ramal:

E-mail: fernanda.rigo@iffarroupilha.edu.br

Título do Profissional: BACHAREL EM ARQUITETURA E URBANISMO Área de Conhecimento CNPQ: Engenharias Convênio Acadêmico : Nenhum conteúdo disponível até o momento Modalidade de Curso: Presencial
Calendário Fique por dentro dos eventos relacionados ao nosso Calendário Acadêmico.
  • 10/01/2022 - 14/01/2022 · Matrícula para o período 2022.1.
  • 16/02/2022 · Início do período letivo 2022.1.
  • 18/07/2022 - 22/07/2022 · Matrícula para o período 2022.2.
Notícias Veja abaixo as noticias referentes ao nosso Curso.
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - (55) 3218 9800 | Copyright © 2006-2022 - UFRN - jboss-sig-02.iffarroupilha.edu.br.inst2