Presentación

Detalhamento do curso

 

Denominação do Curso: Curso Superior de Licenciatura em Educação do Campo

Grau: Licenciatura

Modalidade: Presencial/ Pedagogia da Alternância, com Tempo-Escola e Tempo-Comunidade

Área de conhecimento (conforme tabela da CAPES): Ciências Exatas e da Terra

Ato de Criação do curso: Aprovada a Criação e o Projeto Pedagógico do Curso pela Resolução nº 48, o Conselho Superior, de 20 de junho de 2013.

Quantidade de Vagas: 40 vagas por habilitação

Turno de oferta: As aulas do Tempo-Escola acontecerão em Semanas concentradas no início de cada semestre e em sextas-feiras e sábados letivos, com no máximo 10 horas de aula em casa dia letivo.

Regime Letivo: Semestral

Regime de Matrícula: por componente curricular carga horária total do curso: 3232 horas

Carga horária de estágio: 400 horas

Carga Horária de PeCC (Prática enquanto Componente Curricular): 400 horas

Carga horária de ACC: 200 horas

Tempo de duração do Curso: 8 semestres (4 anos)

Tempo máximo para Integralização Curricular: 12 semestres (6 anos)

Periodicidade de oferta: anual

Local de Funcionamento: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - CampusJaguari– BR 287, Km 360, Estrada do Chapadão, s/n, Jaguari/RS.

 

Dirigentes da Instituição e Coordenador do Curso

 

Reitora

Carla Comerlato Jardim

carla.jardim@iffarroupilha.edu.br |(55) 9980 8111

Diretor Geral

Carlos Roberto Devincenzi Socal

gabinete.ja@iffarroupilha.edu.br |

Coordenador do Curso de Licenciatura em Educação do Campo – CA: Priscila Turchielo

E-mail:coordledocca.ja@iffarroupilha.edu.br

Coordenador do Curso de Licenciatura em Educação do Campo – CN: Juliana Limana Malavolta

E-mail:coordledoccn.ja@iffarroupilha.edu.br

 

 

Matriz curricular e PPC

http://www.iffarroupilha.edu.br/projeto-pedag%C3%B3gico-de-curso/campus-jaguari

 

Requisitos e critérios de avaliação

O acesso efetivo à educação está diretamente relacionado com a possibilidade de permanência dos estudantes até a conclusão do curso. Assim, faz-se necessário apontarmos aqui as ações articuladas para que os sujeitos possam acessar a escola e nela permanecer. O IF Farroupilha adota políticas de acesso e permanência dos estudantes, visando garantir o ingresso das populações vulneráveis socialmente, sua permanência e o sucesso na finalização dos cursos ofertados pela instituição, que é pública e gratuita. Há no IF Farroupilha dois documentos que têm como principal finalidade ampliar o acesso ao Instituto. Primeiramente destaca-se o Programa de ampliação do acesso, que é um dos eixos da Política de Assistência Estudantil e da Política de Ações Afirmativas. Um dos objetivos do programa de ampliação do acesso é proporcionar condições de igualdade para o acesso ao IF Farroupilha, aos estudantes oriundos de escolas públicas e do meio rural, pessoas com deficiência e grupos que vivenciam processos de exclusão social, tendo em vista a universalização e democratização da educação profissional. Dentre as linhas de ação propostas para cumprir com este objetivo, têm-se as ações afirmativas que preveem o ingresso através de cotas para estudantes de escolas públicas e escolas públicas rurais, para negros e indígenas. Deste modo, observa-se que já há no IF Farroupilha, um olhar diferenciado para a população rural, tanto no que se refere ao acesso como à permanência. Esses critérios serão usados na seleção dos estudantes do curso de Licenciatura em Educação do Campo, para que possam se constituir como estratégia a fim de fomentar o acesso e a qualidade da educação no meio rural da região. Além disso, o IF Farroupilha, em seus Processos Seletivos, adotará os dispostos no regulamento organizado pela Comissão Permanente de Seleção. A especificidade do projeto também demanda uma divulgação diferenciada e a elaboração da prova do Processo Seletivo deve levar em conta as características do público-alvo. Para o ingresso no Curso Superior de Licenciatura em Educação do Campo do IF Farroupilha – Campus Jaguari será necessário ter concluído o Ensino Médio ou estudos equivalentes.

 

Coordinación del programa: No contiene información todavía

Teléfono/Ramal:

E-mail: No contiene información todavía

Título Profesional: LICENCIADO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO - CIÊNCIAS DA NATUREZA Área de Conocimiento CNPQ: Ciências Biológicas Convenio Académico: No contiene información todavía Modalidade de Curso: Presencial
Calendario Quede por dentro de los eventos relacionados a nuestro Calendario Académico.
  • 05/02/2024 - 09/02/2024 · El registro para el período 2024.1.
  • 19/02/2024 · Inicio del año escolar 2024.1.
  • 15/07/2024 - 19/07/2024 · El registro para el período 2024.2.
Noticias Vea a continuación las noticias disponibles para nuestro curso.
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - (55) 3218 9800 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - jboss-sig-02.iffarroupilha.edu.br.inst2