DETALHAMENTO DO CURSO
Denominação do curso: Licenciatura em Computação
Grau: licenciatura
Modalidade: presencial
Área de conhecimento: Informação e Comunicação
Quantidade de vagas: 35 vagas
Turno de Oferta: noturno
Regime: semestral
Regime de matrícula: por componente curricular
Tempo de duração do curso: 4 anos (8 semestres)
Periodicidade de oferta: anual
DIRIGENTES DA INSTITUIÇÃO
DIRETOR(A) GERAL: VERLAINE BRASIL GERLACH
DIRETOR(A) ENSINO: MÁRCIA FINK
COORDENADOR(A) DE CURSO: RENIRA CARLA SOARES
OBJETIVO DO CURSO
Formar professores para o ensino de Computação e Informática no Ensino Fundamental, Ensino Médio e Técnico de Nível Médio, mediante a construção de conhecimentos e saberes docentes relacionados com o desempenho da práca pedagógica, visando desenvolver o espírito críco e o exercício competente da docência, pautado nos valores e princípios polícos e écos esmulando os professores ao aperfeiçoamento de modo a contribuir para a melhoria das condições do desenvolvimento e qualidade da educação.
PERFIL DO EGRESSO
O curso de Licenciatura em Computação visa formar professores, nas áreas do ensino da computação e informáca na educação, capazes de tratar conteúdos específicos das áreas, sendo profissionais no exercício da docência na condução do trabalho pedagógico em espaços educativos formais e não-formais, envolvendo-se de forma partcipativa e atuante na dinâmica própria dos espaços escolares além de possuir uma postura investigativa em torno dos problemas educacionais e específicos das áreas mencionadas.
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS
As Disciplinas Obrigatórias são os componentes curriculares indispensáveis à formação acadêmica, uma vez que possibilitam ao profissional exercer as competências básicas de sua profissão.
DISCIPLINAS ELETIVAS
As Disciplinas Elevas são os componentes curriculares optavos, ou seja, aqueles componentes que são escolhidos pela turma, através de edital, no semestre anterior à oferta da disciplina, consideradas as condições de infraestrutura e de pessoal da instituição.
O Curso deverá disponibilizar, no mínimo, três disciplinas elevas a cada oferta para escolha da turma, sendo que somente uma será escolhida. Essas disciplinas serão ofertadas no sétimo e no oitavo semestre do curso.
PRÁTICA ENQUANTO COMPONENTE CURRICULAR – (PeCC)
A PeCC é uma atividade prática desenvolvida no processo de ensino que constitui um espaço de criação e reflexão acerca do trabalho docente e do contexto social em que se insere, com vistas à integração entre a formação e o exercício do trabalho docente. As atividades de PeCC destinam-se ao contexto da prática de ensino da área do Curso de Licenciatura em Computação e também ao contexto da atuação docente na gestão escolar e educacional.
A PeCC no Curso de Licenciatura em Computação tem o objetivo de: 1) proporcionar experiências de articulação de conhecimentos construídos ao longo do curso em situações de prática docente, 2) oportunizar o reconhecimento e reflexão sobre o campo de atuação docente, 3) proporcionar o desenvolvimento de projetos, metodologias e materiais didáticos próprios do exercício da docência, integrando novos espaços educacionais como locus da formação dos licenciandos.
A PeCC consta na grade curricular desde o primeiro semestre do curso e arcula os conhecimentos básicos, específicos e pedagógicos do currículo, voltados à formação e atuação docente, correspondendo ao mínimo de 400 horas do currículo, conforme Resolução CNE/CP 02/2002.
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO
O Estágio Curricular é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam cursando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos, conforme estabelece o art. 1º da Lei nº 11.788/08. No Curso de Licenciatura em Computação, o estágio é constituído de três etapas:
- Estágio Supervisionado I – Inclusão digital
- Estágio Supervisionado II – O Ensino da Computação
- Estágio Supervisionado III – Informática na Educação e/ou o Ensino da Computação
O Estágio Supervisionado I totaliza 130 horas, na seguinte organização:
16 h - observação
35 h - docência compartilhada
35 h - prática docente
44 h - orientações iniciais, acompanhamento, planejamento, elaboração de relatório e seminário de socialização.
O Estágio Supervisionado II totaliza 130 horas, assim organizadas:
20 h - observação
30 h - docência comparlhada
30 h - prática docente
50 h - orientações iniciais, acompanhamento, planejamento, elaboração de relatório e seminário de socialização.
O Estágio Supervisionado III totaliza 140 horas, assim organizadas:
20 h - observação
30 h - docência comparlhada
30 h - prática docente
60 h - orientações iniciais, acompanhamento, planejamento, elaboração de relatório e seminário de socialização.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE CURSO – (ACCs)
As ACCs são aquelas atividades que visam contribuir para uma formação ampla e diversificada do acadêmico, a partir de vivências e experiências voltadas ao ensino, pesquisa, extensão e gestão, realizadas em âmbito instucional ou em outros espaços institucionais.
De acordo com a Resolução CNE/CP 02/2002, o acadêmico deve realizar ao longo do curso o mínimo de 200 horas de ACCs.
MATRIZ CURRICULAR
http://www.iffarroupilha.edu.br/projeto-pedag%C3%B3gico-de-curso/campus-santo-augusto
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REQUISITOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
A Avaliação da Aprendizagem nos cursos do Instituto Federal Farroupilha segue o disposto no Regulamento da Avaliação do Rendimento Escolar, aprovado pela Resolução CONSUP n° 04, de 22 de fevereiro de 2010. De acordo com o regulamento e com base na Lei 9394/96, a avaliação deverá ser contínua e cumulativa, assumindo, de forma integrada, no processo de ensino e aprendizagem, as funções diagnóstica, formativa e somativa, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.
A verificação do rendimento escolar é feita de forma diversificada e sob um olhar reflexivo dos envolvidos no processo, podendo acontecer através de provas escritas e/ou orais, trabalhos de pesquisa, seminários, exercícios, aulas práticas, autoavaliações e outros, a fim de atender às peculiaridades do conhecimento envolvido nos componentes curriculares e às condições individuais e singulares do (a) aluno (a), oportunizando a expressão de concepções e representações construídas ao longo de suas experiências escolares e de vida. Em cada componente curricular, o professor deve oportunizar no mínimo dois instrumentos avaliativos.
A recuperação da aprendizagem deverá ser realizada de forma contínua no decorrer do período letivo, visando que o (a) aluno (a) atinja as competências e habilidades previstas no currículo, conforme normatiza a Lei nº 9394/96.
Os resultados da avaliação do aproveitamento são expressos em notas. As notas deverão ser expressas com uma casa após a vírgula sem arredondamento. A nota mínima para aprovação é 7,0. Caso o estudante não atinja média 7,0, terá direito ao exame final. A nota para aprovação após exame é 5,0, considerando o peso 6,0 para a nota obtida antes do exame e peso 4,0 para a nota da prova do exame.
Telefone/Ramal:
E-mail: renira.soares@iffarroupilha.edu.br