Apresentação

DETALHAMENTO DO CURSO

Denominação do curso: Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet

Grau: Tecnologia

Modalidade: presencial

Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação

Ato de criação do curso: aprovada pela resolução n° 55 do Conselho Superior, de 11 de setembro de 2014

Quantidade de Vagas: 35

Turno de oferta: noturno

Regime Letivo: semestral

Regime de matrícula: por componente curricular

Carga horária total do curso: 2360 horas

Carga horária de ACC: 200 horas

Tempo de duração do curso: 6 semestres (3 anos)

Tempo máximo para integralização curricular: 10 semestres (5 anos)

Periodicidade de oferta: anual

Local de Funcionamento: Instituto Federal Farroupilha – Câmpus Santo Ângelo – RS 218 - Km 5 - Indúbras - CEP 98806-700, Santo Ângelo, RS - Telefone: (55) 3931-3900


DIRIGENTES DA INSTITUIÇÃO E COORDENADOR DO CURSO

Coordenador do curso: Fábio Weber Albiero

Contato da Coordenação do Curso: coordsi.san@iffarroupilha.edu.br

 

MATRIZ CURRICULAR e PPC

Projeto Pedagógico do Curso - PPC

 

JUSTIFICATIVA DE OFERTA DO CURSO

Os Institutos Federais foram criados pela Lei n.º 11.892, de 29 de dezembro de 2008, e têm como objetivo ofertar educação profissional e tecnológica, em todos os seus níveis e modalidades, formando e qualificando cidadãos com vistas na atuação profissional nos diversos setores da economia, com ênfase no desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional. Visam ainda desenvolver a educação profissional e tecnológica como processo educativo e investigativo de geração e adaptação de soluções técnicas e tecnológicas às demandas sociais e peculiaridades regionais.

Os Cursos Superiores de Tecnologia representam uma das principais respostas do setor educacional às necessidades e demandas da sociedade brasileira, uma vez que o progresso tecnológico vem causando profundas alterações nos modos de produção, na distribuição da força de trabalho e na sua qualificação.

A crescente e rápida evolução da internet transformou-a numa ferramenta global que faz parte do cotidiano das pessoas. O número de usuários no mundo todo vem crescendo imensamente superando todas as expectativas e estando presente em todos os setores da sociedade. É um cenário interativo com um potencial de comunicação que extrapola todas as fronteiras, viabilizando o desenvolvimento de relações pessoais, comerciais e institucionais que permitem o atendimento rápido de demandas que vão surgindo.

A inserção das Tecnologias da Informação (TCIs) torna-se indispensável em todos os setores da economia regional, desde as pequenas propriedades rurais e empresas informais até as grandes áreas de lavouras mecanizadas ou grandes indústrias, uma vez que, na atualidade, os avanços em termos de volume de negócios pela internet têm uma tendência de incremento progressivo que pode representar uma parcela considerável dos negócios realizados pelas empresas.

A cidade trabalha, também, para a implantação do Parque Tecnológico. Essa ideia surge a partir do interesse crescente nos âmbitos político, acadêmico e empresarial, além da percepção da importância e do papel dos parques tecnológicos. O Parque Tecnológico se constitui ambiente favorável para que a "indústria da inovação e do conhecimento" possa nascer e desenvolver-se, agregando a tecnologia e a inovação aos setores industrial, agrícola, de serviços e à sociedade como um todo. O objetivo dessa medida é criar um ambiente tecnológico capaz de fornecer ao mercado regional mão de obra qualificada e softwares compatíveis com as demandas locais. O Parque se constituirá em espaço de fomento à pesquisa e à extensão do IF Farroupilha.

Diante desta realidade, o Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet vem contribuir formando profissionais que possam atuar em diversos segmentos dos setores produtivos (industriais, de serviços, tanto públicos como privados e em instituições de ensino e pesquisa) atento não apenas às demandas da região, mas ciente dos avanços tecnológicos que ocorrem em nível mundial, principalmente no que se refere a sistemas, processos, projetos e demais aplicações voltadas à internet.

De acordo com a Lei 11.892/2008, que institui a Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica, os Institutos Federais de Ciência e Tecnologia têm por objetivo, entre outros, ministrar em nível de Educação Superior, Cursos Superiores de Tecnologia visando a formação de profissionais para os diferentes setores da economia. O Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet está amparado nesta Lei, bem como está incluído no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia, o qual referencia o perfil profissional do Tecnólogo em Sistemas para Internet:

 

O tecnólogo em sistemas para internet ocupa-se do desenvolvimento de programas, de interfaces e aplicativos, do comércio e do marketing eletrônicos, além de páginas e portais para internet e intranet. Este profissional gerencia projetos de sistemas, inclusive com acesso a banco de dados, desenvolvendo projetos de aplicações para a rede mundial de computadores e integra mídias nas páginas da internet. Este profissional atua com tecnologias emergentes como: computação móvel, redes sem fio e sistemas distribuídos. Cuidar da implantação, atualização, manutenção e segurança dos sistemas para internet também são suas atribuições (CNCS/MEC, 2010).

 

Também é importante ressaltar que, considerando os indicadores apresentados pelo IBGE (2010), cujo percentual da população de Santo Ângelo que possui Ensino Superior Completo é de 6,56%, valor de referência inferior ao percentual brasileiro de pessoas que possuem curso superior (7,90%), a inserção do Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet na cidade de Santo Ângelo, apresenta-se como mais uma possibilidade de formação na região e interiorização da oferta de educação pública. Além disso, por se tratar de um curso noturno, permite o ingresso de alunos trabalhadores no Ensino Superior, contribuindo para a democratização do acesso dessa modalidade de ensino.

O Curso Superior de Sistemas para Internet – Campus Santo Ângelo foi criado em 2014 (Portaria MEC n.º 55, de 11 de setembro de 2014), tendo iniciado suas atividades presenciais em março de 2015. No ano de 2018, o curso obteve nota 5 na avaliação do MEC e também foi reconhecido pelo órgão (Portaria MEC n.º 608, de 06 de setembro de 2018).

 

OBJETIVOS DO CURSO

Objetivo Geral

Contribuir para o desenvolvimento regional, formando profissionais qualificados para o mercado digital e para o mundo do trabalho, com conhecimentos técnicos e humanísticos, aptos a oferecer serviços no âmbito interno das organizações, bem como nas relações destas organizações com outras instituições, através de um ambiente virtual conectado com a rede mundial de computadores, integrando a grande rede sem fronteiras da Internet.

 

Objetivos Específicos

Os objetivos específicos do curso compreendem:

● Preparar profissionais aptos a projetar, desenvolver e administrar sistemas para internet, contribuindo para o desenvolvimento e fortalecimento das organizações sociais, produtivas e culturais da região;

● Articular conhecimentos teóricos à prática profissional, permitindo uma formação ampla e integral, dotando o egresso de habilidades e aptidões que viabilizem sua inserção no mundo do trabalho, de forma consistente e criativa;

● Possibilitar ao profissional egresso atuar com tecnologias emergentes como a computação móvel, redes sem fio e sistemas distribuídos, bem como atualizar, manter e zelar pela segurança dos sistemas para internet; e

● Estimular um perfil empreendedor no profissional de Sistemas para Internet, desenvolvendo soluções web para quaisquer setores, através de consultoria, projetos, oferta ou representação de Tecnologias da Informação, atendendo às demandas e peculiaridades regionais.

Coordenação do Programa: FABIO WEBER ALBIERO

Telefone/Ramal:

E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento

Título do Profissional: TECNÓLOGO EM SISTEMAS PARA INTERNET Área de Conhecimento CNPQ: Ciências Exatas e da Terra Convênio Acadêmico : Nenhum conteúdo disponível até o momento Modalidade de Curso: Presencial
Calendário Fique por dentro dos eventos relacionados ao nosso Calendário Acadêmico.
  • 05/02/2024 - 09/02/2024 · Matrícula para o período 2024.1.
  • 19/02/2024 · Início do período letivo 2024.1.
  • 15/07/2024 - 19/07/2024 · Matrícula para o período 2024.2.
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - (55) 3218 9800 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - jboss-sig-01.iffarroupilha.edu.br.inst1