Como professor, deve ser um profissional intelectual, crítico, ético, reflexivo e
investigador, comprometido com o processo de ensino-aprendizagem, visando à formação
de cidadãos capazes de agir na comunidade local/regional com responsabilidade social.
Esse profissional da educação deve desenvolver competências para orientar e
mediar o processo ensino-aprendizagem nos diferentes espaços, níveis e modalidades de
ensino; acolher, respeitar e dialogar com a diversidade existente na comunidade escolar e
social; propor e incentivar atividades de enriquecimento social e cultural; desenvolver
práticas investigativas; elaborar e executar projetos em educação; utilizar e propor
metodologias balizadas pela pesquisa educacional contemporânea, bem como promover o
trabalho cooperativo, estando apto a prosseguir seus estudos em programas de formação
continuada e pós-graduação.
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A estrutura curricular do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas foi elaborada
com vistas a garantir ao discente formação generalista, sólida e abrangente em conteúdos
dos diversos campos da Biologia. A preparação didático-pedagógica adequada visa
garantir a aplicação do conhecimento de ciências e biologia na vida profissional do
educador dos anos finais do ensino fundamental (ciências) e médio (biologia),
considerando, para isso que o discente tenha a possibilidade de participar de atividades
relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão. Para isso, a implementação de uma
metodologia coerente a esse propósito deve ser utilizada desde o início do curso. Esse
propósito é alcançado com a adoção de estratégias que visam:
I - Proporcionar uma formação adequada com domínio dos conceitos fundamentais
da área, com capacidade de compreender e ensinar os conteúdos de Biologia;
II - Incentivar a participação em projetos de pesquisa, ensino e extensão como
instrumento de qualificação profissional e de educação continuada;
III - Desenvolver atividades técnicas e práticas de a forma integrar os
conhecimentos teóricos adquiridos nas diferentes disciplinas dos núcleos básicos,
específicos e pedagógicos;
IV - Desenvolver durante o estágio e práticas profissionais integradas estratégias de
ensino que permitam ao aluno participar ativamente do processo de construção do
conhecimento;
V - Realizar viagens de estudo a fim de integrar o aluno na realidade local e
regional, buscando aprofundar o conhecimento biológico construído em sala de aula;
A articulação teoria-prática é a estratégia metodológica básica adotada, a ser
exercitada através da abordagem interdisciplinar das mais diversas áreas de
conhecimento. Esta metodologia prepara o aluno para o desenvolvimento da docência de
ciências e biologia no ensino básico e, permite certa margem de liberdade e criatividade
pelo aluno, proporcionando dessa forma a integração dos conhecimentos adquiridos no
curso, visando a aplicabilidades destes, fazendo com que os discentes tenham a
possibilidade de realizar uma aprendizagem significativa.
Entende-se que a eficiência do processo de ensino e aprendizagem depende da
atribuição de responsabilidades entre o aluno e o professor, ambos colaborando
ativamente na geração de ideias e despertando a capacidade crítica do licenciando, em
uma lógica de conhecimentos distribuídos em componentes curriculares e atividades
complementares associadas a projetos de ensino, pesquisa e extensão. Destacando a
possibilidade da adaptação e flexibilização curricular, com vistas a assegurar o processo
de aprendizagem de forma inclusiva, e aceleração e suplementação de estudos para os
estudantes com Altas Habilidades/Superdotação.
A avaliação do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas é composta pelas
etapas de autoavaliação institucional, avaliação de desempenho de estudantes e avaliação
externa e divulgação dos resultados. A avaliação tem por objetivo garantir o
acompanhamento da evolução do curso ao longo do tempo, constituindo-se em ferramenta
para o planejamento da gestão e do desenvolvimento do curso.
A avaliação externa é constituída por instrumentos de responsabilidade do MEC
que são o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), avaliação a que os
alunos do curso são submetidos periodicamente, a avaliação in loco do curso e a avaliação
institucional, mecanismos que fazem parte do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino
Superior (SINAES). Essa avaliação tem como finalidade a melhoria da qualidade da
educação superior, a orientação da expansão da sua oferta, o aumento permanente da sua
eficácia institucional e efetividade acadêmica e social e, especialmente, a promoção do
aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de
educação superior, por meio da valorização de sua missão pública, da promoção dos
valores democráticos, do respeito à diferença e a à diversidade, da afirmação da
autonomia e da identidade institucional (Lei nº10.861/2004).
Para realizar a auto-avaliação institucional o IF Farroupilha possui uma Comissão
Própria de Avaliação (CPA) que é um órgão colegiado permanente que tem por finalidade o
planejamento, implementação do processo interno de avaliação, sistematização e
fornecimento de informações solicitadas pela Comissão Nacional de Avaliação da
Educação Superior (CONAES) e pelos órgãos da Administração Superior da respectiva
instituição de ensino. A autoavaliação consiste na aplicação de questionários específicos a
cada categoria (docentes, técnicos administrativos, discentes e sociedade civil
organizada). Após, os dados são analisados e divulgados na forma de relatório institucional
de autoavaliação, que será divulgado publicamente, a fim de garantir a qualidade da
educação ofertada.
Uma das metas das avaliações interna e externa é garantir que os objetivos
traçados para o curso sejam alcançados de forma concreta. Busca-se consolidar os
resultados da avaliação interna, institucional, externa e da discussão com a comunidade
acadêmica, resultando na elaboração de um relatório final, que subsidie a revisão e/ou
aperfeiçoamento do Projeto Pedagógico de Curso, suas metas e a elaboração de
propostas para o seu desenvolvimento. A publicação dos resultados é feita no âmbito dos
professores, discentes e técnicos administrativos em educação do curso.
O principal objetivo é a melhoria da qualidade do projeto pedagógico e do
desenvolvimento do curso. Além da CPA, o NDE e colegiado do curso reúnem-se sempre
que existam demandas quanto ao desempenho de turmas e/ou mudanças no PPC.