Projeto Pedagógico do Curso

O eixo de Produção Industrial compreende tecnologias relacionadas a sistemas de produção, técnicas e tecnologias de processos físico-químicos e relacionados à transformação de matéria-prima e substâncias, integrantes de linhas de produção. Abrange planejamento, instalação, operação, controle e gerenciamento de tecnologias industriais; programação e controle da produção; operação do processo; gestão da qualidade; controle de insumos; e aplicação de métodos e rotinas.
Ao concluir o curso Superior de Tecnologia em Processos Químicos, o egresso do curso será um profissional com alto nível de conhecimento e com capacidade técnica, empreendedora e inovadora com a seguinte capaci-tação: operação de processos na indústria química; otimização dos métodos analíticos envolvidos no controle de qualidade de matérias-primas, reagentes e produtos dos processos químicos industriais; planejamento, gerenciamento e realização de ensaios e análises laboratoriais; interpretação dos resultados; especificação e seleção dos métodos e as técnicas mais adequadas à condução de processos de uma unidade industrial; vistoria, avaliação e emissão de parecer técnico em sua área de formação.

As competências e habilidades do Tecnólogo em Processos Químicos estão descritas no Perfil Profissional.

A organização curricular do Curso atende aos princípios do trabalho com a finalidade educativa e de flexibi-lidade, estando, portanto, a matriz curricular estruturada em disciplinas, levando-se em conta as habilidades e competências que o futuro profissional deve possuir para o desempenho satisfatório no mundo do trabalho.

A flexibilização curricular acontece por meio de disciplinas eletivas e outros mecanismos de organização de estudos, como as práticas profissionais integradas, que contemplem conhecimentos relevantes, capazes de responder a demandas pontuais e de grande valor para comunidade interna e externa, respeitando os saberes e as experiências do estudante, mantendo contato com seu contexto de vida.

O currículo integrado desenvolve também a articulação dinâmica entre trabalho/ensino, prática/teoria, en-sino/pesquisa e ensino/extensão fortalecendo as relações entre trabalho e ensino. Nesse sentido, são sugeri-das algumas práticas pedagógicas para a condução das disciplinas que visam estabelecer as dimensões investi-gativas e interativas como princípios formativos, bem como a aproximação da teoria com realidade profissio-nal. Entre elas:
I – apoio à iniciação científica, a fim de despertar o interesse pela pesquisa e instigar os estudantes na busca de novos conhecimentos;
II – atividades de pesquisa bibliográfica, utilizando-se do acervo da biblioteca e de consultas ao Portal de Periódicos da CAPES e a bancos de dados da área;
III – exposição dos trabalhos de pesquisas desenvolvidos pelos acadêmicos (publicação de resumos, partici-pação em seminários, congressos, simpósios e outros), incentivando a participação na Mostra Acadêmica Inte-grada do campus e na Mostra da Educação Profissional e Tecnológica;
IV – apoio ao trabalho acadêmico e a práticas interdisciplinares, sobretudo nos seguintes momentos: proje-to integrador englobando as diferentes disciplinas; participação das atividades promovidas pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) como a Semana Nacional da Consciência Negra; organização da semana acadêmica do curso; estágio curricular e atividades complementares;
V – incentivo à participação do Núcleo de Tradições Gaúchas, a jogos de integração do IF, a oficinas de artes e músicas;
VI – abordagem de temas transversais que contemplem assuntos não são específicos das disciplinas que compõem a matriz curricular do curso, mas importantes para a formação pessoal e profissional dos educandos;
VII – aulas práticas, em laboratórios nas instituições de pesquisa e extensão, bem como nas empresas públi-cas e privadas;
VIII – relacionamento direto, por meio da pesquisa e da extensão, com a comunidade local e regional, vi-sando à formação de profissionais críticos e conscientes da realidade que os cerca, bem como contribuindo para o desenvolvimento local por meio da difusão do conhecimento e das tecnologias.
As ações metodológicas no curso com vistas à educação inclusiva estão pautadas na adaptação e flexibiliza-ção curricular, com o intuito de garantir o processo de aprendizagem, aceleração e suplementação de estudos para os estudantes com necessidades educacionais específicas. Com isso, são utilizados meios como atividades de monitoria e grupos de estudos, oportunizando aos alunos a relação interpessoal e respeito às diferenças, em que todos possam aprender e se desenvolver com reciprocidade.

Para o constante aprimoramento do Curso Superior de Tecnologia em Processos Químicos serão considerados os resultados de avaliações internas e externas. Como indicadores externos são considerados os resultados de avaliações in loco do Curso e ENADE, quando houver. Para avaliação interna, o Curso Superior de Tecnologia em Processos Químicos considera o resultado da autoavaliação institucional, a qual engloba as áreas do ensino, da pesquisa e da extensão, com o intuito de considerar o todo da instituição.

Ainda, no Curso Superior de Tecnologia em Processos Químicos, os alunos têm a oportunidade de avaliar os componentes curriculares cursados em cada semestre, o trabalho docente, bem como as ações da coordenação do curso. Os resultados dessas avaliações são debatidos pela coordenação, juntamente com o NDE, colegiado, corpo docente e alunos do curso, além da assessoria pedagógica do campus. Com esse acompanhamento constante busca-se aperfeiçoar as atividades de ensino e melhorias das fragilidades observadas, com vistas ao incremento na qualidade do Curso.

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