O CURSO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA
O curso de Engenharia Agrícola iniciou suas atividades no primeiro semestre de 2010, com o ingresso de 50 alunos na primeira turma sendo o acesso de 25 alunos por entidade conveniada. A partir deste momento, houve o ingresso sistemático de uma nova turma a cada ano.
O processo de implantação do curso iniciou com a elaboração de um convênio entre a UNIPAMPA e o IF Farroupilha.
O Projeto Político-Pedagógico inicial do curso de graduação em Engenharia Agrícola foi elaborado por uma equipe da UNIPAMPA e do IF Farroupilha,ainda antes do início das atividades letivas, guiando o processo de implantação do curso.
DADOS DO CURSO
Nome: Engenharia Agrícola
Grau Conferido: Engenheiro Agrícola
Carga Horária dos Componentes Curriculares: 3195 horas
Carga Horária das Atividades Complementares de Graduação: 150 horas
Carga Horária dos Componentes Curriculares Complementares de
Graduação: 270 horas
Carga Horária do Estágio Supervisionado: 220 horas
Carga Horária Total para Integralização Curricular: 3985 horas
Duração Típica: 10 semestres (5 anos)
Número de Vagas: 50 vagas (25 vagas pelo IFFar e 25 vagas pela Unipampa)
Turnos de Funcionamento: Integral
Campus: UNIPAMPA – Campus Alegrete e IF Farroupilha – Campus Alegrete
Número de Turmas por Ingresso: 1
Regime de Funcionamento: Anual
Forma de Ingresso: Processo seletivo e outras modalidades de ingresso a serem definidas pelas instituições.
Coordenadores:
Edenir Luis Grimm – INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA
Carlos Aurélio Dilli Gonçalves – UNIPAMPA
O Curso de Engenharia Agrícola conta com dois coordenadores, sendo um em cada Instituição. Os coordenadores são eleitos entre os professores que ministram componente curriculares no curso, sendo que este deve dedicar-se de forma excelente à gestão do curso, atendendo de forma diligente e diplomática aos discentes e docentes.
O Curso é um curso pioneiro no Brasil, por ser oferecido por duas instituições de ensino, que respeitam as normas e regras de cada Instituição, no que diz respeito ao calendário acadêmico, formas de avaliação e horários de aula, o que torna o curso inovador.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Média IFFar:
7.0 – antes do exame final;
5.0 - após o exame final: (Média Parcial x 0,6) + (Exame Final x 0,4)
Média UNIPAMPA:
6.0 – sem exame; recuperação ao longo do semestre.
A carga horária total do curso é de 3985 horas, sendo: 3195 horas de Componentes Curriculares Obrigatórios, 270 horas em Componentes Curriculares Complementares de Graduação (CCCG), 150 horas em Atividades Complementares de Graduação (ACG), 220 horas em Estágio Supervisionado e 60 horas em Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que estão inclusos entre as obrigatórias. VER MAIS NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CURSO (PPC).
NORMAS DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) E RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Ao final do curso, é necessário que o aluno apresente o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), bem como o Relatório de Estágio Supervisionado Obrigatório. Para isso, o aluno deverá seguir as normas de formatação de trabalhos acadêmicos, denominado de GUIA PRÁTICO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS, que pode ser acessado AQUI.
A execução do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é obrigatória para a integralização curricular do curso de Engenharia Agrícola, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia. O TCC tem como objetivo principal proporcionar uma síntese dos conhecimentos e habilidades adquiridos ao longo do curso na forma de um trabalho desenvolvido com metodologia científica.
O TCC consiste em um trabalho elaborado individualmente, voltado para atividades de formação acadêmica, desenvolvido sob orientação de um professor do curso. O TCC terá carga horária mínima de 60 horas.
Somente poderão matricular-se na componente curricular de TCC os alunos com somam total de horas-aula equivalentes ao oitavo semestre (8º) que estejam integralizando o curso de Engenharia Agrícola no ano seguinte.
Comissão Examinadora
A comissão examinadora deverá ser constituída pelo Professor Orientador e mais 2 (dois) avaliadores, sendo que um deles pode ser convidado externo, desde que possua formação de curso superior e atuação na área do projeto.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO (ACGs)
Para a integralização curricular, o aluno também precisará desenvolver atividades que serão enquadradas no grupos de ensino, pesquisa, extensão e culturais, num total de no mínimo 15 horas em cada grupo. O total necessário de ACGs é de 150 horas. A planilha para a contabilização das ACGs pode ser acessado AQUI.
HORÁRIOS 2019-1
Os horários do curso para semestre 2019-2 podem ser conferidos AQUI.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE ALTERAÇÕES NO PPC
Recentemente foram publicadas via e-mail algumas informações referentes a alterações porostas pelo Colegiado e NDE do curso. Estas informações podem ser obtidas AQUI.
Telefone/Ramal:
E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento