1. DETALHAMENTO DO CURSO
Denominação do Curso: Curso Superior de Licenciatura em Matemática
Grau: Licenciatura
Forma de oferta: Presencial, com 576 horas desenvolvidas na modalidade de Educação a Distância
Área de Conhecimento: Ciências Exatas e da Terra
Ato de Criação do curso: Resolução n° 45, do Conselho Superior, de 08 de outubro de 2010 (retificada pela Resolução n° 045, de 20 de junho de 2013, que aprova a Criação do Curso e o PPC)
Quantidade de Vagas: 30 anuais
Turno de oferta: Noturno
Regime Letivo: Semestral
Regime de Matrícula: por componente curricular
Carga horária total do curso: 3376 horas
Carga horária de Atividade Complementar de Curso (ACC): 200 horas
Carga horária de Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório: 400 horas
Carga Horária de PeCC (Prática enquanto Componente Curricular): 400 horas
Trabalho de Conclusão de Curso: não
Tempo de duração do Curso: 8 semestres
Tempo máximo para Integralização Curricular: 14 semestres
Periodicidade de oferta: Anual
Local de Funcionamento: Instituto Federal Farroupilha – Campus Santa Rosa. Avenida Coronel Bráulio de Oliveira, 1400- Bairro Central. 98787-704- Santa Rosa- RS.
Fone: (55) 2013-0200
Coordenador(a) do Curso: Lucilaine Goin Abitante
Contato da Coordenação do curso: coordenacaomatematica.sr@iffarroupilha.edu.br
2. OBJETIVO GERAL
O Curso Superior de Licenciatura em Matemática tem como objetivo formar profissionais qualificados, capazes de atuar na Educação Básica e em outros espaços educativos, formais ou informais, bem como prosseguirem em estudos de pós-graduação, possibilitando a formação de cidadãos com embasamento teóricometodológico e futuros professores com capacidade de posicionarem-se de maneira crítica, criativa, responsável, construtiva e autônoma no processo escolar e social.
3. REQUISITOS E FOMAS DE ACESSO
Para ingresso no Curso Superior de Licenciatura em Matemática, é necessário que o candidato tenha concluído o Ensino Médio e submeta-se à seleção prevista pela Instituição. Os cursos de graduação do IFFar seguem regulamentação institucional própria quanto aos requisitos e formas de acesso, aprovada pelo Conselho Superior (Consup) por meio de Resolução.
Anualmente, é lançado um Edital para ingresso nos Cursos de Graduação, sob responsabilidade da Comissão de Processo Seletivo, o qual contempla de maneira específica cada curso, seus critérios seletivos, a distribuição de vagas de acordo com a Política de Ações Afirmativas, vagas de ampla concorrência e percentuais de reserva de vagas para pessoas com deficiência, conforme legislação em vigência. Essas informações são atualizadas de acordo com a Resolução do Consup que aprova o Processo Seletivo e, assim como o Edital do Processo Seletivo do ano vigente, pode ser encontrada no Portal Institucional do IFFar.
Semestralmente é lançado Edital de Reingresso, Transferências Internas e Externas e Portador de Diploma, a fim de selcionar candidatos para o preenchimento das vagas remanescentes no curso.
4. PERFIL DO EGRESSO
O egresso do Curso de Licenciatura em Matemática é um profissional capaz de entender os diferentes processos de ensino e de aprendizagem de Matemática e as variáveis didáticas envolvidas, bem como os processos de gestão escolar e educacional. São professores agentes da transformação em sua sociedade, que mobilizam conhecimentos na análise de estratégias de ensino e na resolução de problemas com vistas a promover a aprendizagem da Matemática. É um profissional capaz de estabelecer diálogos entre os conhecimentos específicos de sua área de atuação, articulando-os com outros campos do conhecimento, fazendo conexões com diferentes realidades, atuando na sociedade de maneira comprometida com o desenvolvimento regional sustentável.
5. ÁREA DE ATUAÇÃO DO EGRESSO
O profissional formado no Curso Superior de Licenciatura em Matemática poderá atuar na área de Matemática em Instituições de Educação Básica, públicas e privadas, nas suas diferentes modalidades de ensino, Produção de Conteúdo e Material didático, além do prosseguimento em estudos de pós-graduação.
6. MATRIZ CURRICULAR
7. PRÉ-REQUISITOS
Componentes curriculares pré-requisitos são aqueles que devem ser cursados com aprovação para que o estudante possa se matricular em outros componentes de períodos seguintes, mantendo uma sequência de componentes curriculares que se interligam. Situações que fujam à sequência do currículo, comprometendo o aproveitamento do estudante, poderão ser analisadas pelo colegiado do curso.
O Curso Superior de Licenciatura em Matemática do Campus Santa Rosa terá os seguintes pré-requisitos:
Componentes Curriculares |
Pré-requisito(s) |
Funções |
Matemática Elementar |
Cálculo Diferencial e Integral I |
Funções |
Cálculo Diferencial e Integral II |
Cálculo Diferencial e Integral I |
Geometria Espacial |
Geometria Plana |
Cálculo Diferencial e Integral III |
Cálculo Diferencial e Integral II |
Fundamentos de Aritmética |
Funções |
Estágio Curricular Supervisionado I |
Didática e Organização do Trabalho Pedagógico Psicologia da Educação Tendências e Metodologias de Ensino de Matemática I Funções Trigonometria Probabilidade e Estatística Matemática Financeira Tecnologias Digitais para o Ensino de Matemática Geometria Espacial |
Cálculo Diferencial e Integral IV |
Cálculo Diferencial e Integral III |
Álgebra Linear |
Álgebra Linear Básica |
Teorias do Currículo |
Didática e Organização do Trabalho Pedagógico |
Estágio Curricular Supervisionado II |
Estágio Curricular Supervisionado I Tendências e Metodologias de Ensino de Matemática II |
Equações Diferenciais Ordinárias |
Cálculo Diferencial e Integral IV |
Cálculo Numérico |
Cálculo Diferencial e Integral IV Álgebra Linear Matemática Computacional I |
Estágio Curricular Supervisionado III |
Estágio Curricular Supervisionado II Fundamentos de Matemática Álgebra Linear Básica Geometria Analítica |
Fundamentos de Análise |
Cálculo Diferencial e Integral II |
Estágio Curricular Supervisionado IV |
Estágio Curricular Supervisionado III |
Modelagem Matemática |
Equações Diferenciais Ordinárias Cálculo Numérico Matemática Computacional I |
Estatística Aplicada |
Probabilidade e Estatística |
Matemática Computacional II |
Matemática Computacional I |
Desenho Geométrico |
Geometria Espacial |
Libras em Matemática |
Libras |
Leitura e Escrita Acadêmica |
Leitura e Produção Textual Metodologia Científica |
8. DISCIPLINAS ELETIVAS
O Curso Superior de Licenciatura em Matemática contempla a oferta de disciplinas eletivas, num total de 72 (setenta) horas, a partir do 7º semestre, sendo uma eletiva da área específica e uma eletiva da área pedagógica.
9. PRÁTICA ENQUANTO COMPONENTE CURRICULAR
A Prática enquanto Componente Curricular (PeCC) no curso de Licenciatura em Matemática tem o objetivo de proporcionar experiências de articulação de conhecimentos construídos ao longo do curso em situações de prática docente; oportunizar o reconhecimento e reflexão sobre o campo de atuação docente; possibilitar o desenvolvimento de atividades de ensino, metodologias e materiais didáticos próprios do exercício da docência, entre outros, integrando novos espaços educacionais como locus da formação dos licenciandos; e promover a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, atendendo às prerrogativas da curricularização da extensão.
10. ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
O estágio curricular é ato educativo supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho de estudantes que estejam cursando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos, conforme estabelece o art. 1º da Lei n.º 11.788/08.
O estágio curricular supervisionado obrigatório no Curso de Licenciatura em Matemática, com duração de 400 horas, tem como objetivo articular os conhecimentos construídos durante o curso à prática docente, constituindo-se em espaço de formação docente.
11. CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO
A Curricularização da Extensão consiste na inclusão de atividades de extensão no currículo dos Cursos de Graduação, indissociáveis do ensino e da pesquisa, com a intenção de promover impactos na formação do discente e na transformação social. Entende-se por Extensão o processo educativo, cultural, político, social, científico e tecnológico que promove a interação dialógica e transformadora entre as instituições e a sociedade, levando em consideração a territorialidade.
12. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
A Avaliação da Aprendizagem nos cursos do IFFar segue o disposto no Título III, Capítulo VII, Seção II da Resolução Consup n.° 049/2021. De acordo com esta normativa e com base na Lei n.º 9.394/1996, a avaliação deve ser contínua e cumulativa, assumindo, de forma integrada, no processo de ensino e aprendizagem, as funções diagnóstica, formativa e somativa, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos. A avaliação dos aspectos qualitativos compreende, além da avaliação de conhecimentos (avaliação quantitativa), o diagnóstico, a orientação e reorientação do processo de ensino e aprendizagem. Enquanto elemento formativo, sendo condição integradora no processo de ensino e aprendizagem, a avaliação deve ser ampla, contínua, gradual, dinâmica e cooperativa, tendo seus resultados sistematizados, analisados e divulgados ao final de cada período
letivo.
Telefone/Ramal: (55) 2013-0200/240
E-mail: coordenacaomatematica.sr@iffarroupilha.edu.br