Denominação do Curso: Curso Superior de Licenciatura em Matemática
Grau: Licenciatura
Modalidade: Presencial
Área de conhecimento (conforme tabela da CAPES): Ciências Exatas e da Terra
Ato de Criação do curso: Autorizado pela Resolução n° 45, do Conselho Superior, de 08 de outubro de 2010 (retificada pela Resolução n.º 045, de 20 de junho de 2013, que Aprova a Criação do Curso e o PPC).
Quantidade de Vagas: 30
Turno de oferta: Noturno
Regime Letivo: Semestral
Regime de Matrícula: por componente curricular
Carga horária total do curso: 3376 em horas
Carga horária de estágio: 400 horas
Carga Horária de PeCC (Prática enquanto Componente Curricular): 400 horas
Carga horária de ACC: 200 horas
Tempo de duração do Curso: 8 semestres (4 anos)
Tempo máximo para Integralização Curricular: 14 semestres (7 anos)
Periodicidade de oferta: Anual
Local de Funcionamento: Campus Santa Rosa – Rua Uruguai, 1675 – Bairro Central – CEP 98900-000 – Santa Rosa – RS.
OBJETIVO GERAL:
O Curso Superior de Licenciatura em Matemática tem como objetivo geral formar profissionais qualificados, capazes de atuar na Educação Básica e em outros espaços educativos, formais ou informais. Bem como de prosseguirem seus estudos na pós–graduação, possibilitando a formação de cidadãos com embasamento teórico-metodológico e de futuros professores com capacidade de posicionarem-se de maneira crítica, criativa, responsável, construtiva e autônoma no processo escolar e social.
Dirigentes da Instituição e Coordenador do Curso
Reitora: Carla Comerlato Jardim
Direção Geral: Renata Rotta
Direção de Ensino: Analice Marchezan
Coordenação Geral de Ensino: Raquel Canova
Coordenadora do Curso: Lucilaine Goin Abitante
Contato da Cordenadora do Curso: lucilaine.abitante@iffarroupilha.edu.br
Matriz Curricular
Componentes Curriculares |
C.H. |
PeCC |
Estágio |
Pré-Requisito |
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1º semestre |
História da Educação Brasileira |
36 |
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Filosofia da Educação |
36 |
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Fundamentos de Matemática Elementar I |
108 |
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Matemática Básica |
72 |
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Tecnologias da Informação e da Comunicação |
36 |
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Leitura e Produção Textual |
36 |
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|
Prática de Ensino de Matemática I |
|
50 |
|
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|
324 |
50 |
|
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|
Componentes Curriculares |
C.H. |
PeCC |
Estágio |
Pré-Requisito |
|
2º semestre |
Sociologia da Educação |
36 |
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|
Psicologia da Educação |
72 |
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|
Fundamentos de Matemática Elementar II |
108 |
|
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|
Geometria Analítica |
72 |
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|
Metodologia Científica |
36 |
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|
Prática de Ensino de Matemática II |
|
50 |
|
|
|
|
324 |
50 |
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|
Componentes Curriculares |
C.H. |
PeCC |
Estágio |
Pré-Requisito |
|
3º semestre |
Políticas, Gestão e Organização da Educação |
72 |
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|
Álgebra Linear I |
36 |
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|
Geometria Plana |
72 |
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|
Matemática Discreta |
72 |
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|
Cálculo Diferencial e Integral I |
72 |
|
|
Fundamentos de Matemática Elementar I |
|
Prática de Ensino de Matemática III |
|
50 |
|
|
|
|
324 |
50 |
|
|
|
Componentes Curriculares |
C.H. |
PeCC |
Estágio |
Pré-Requisito |
|
4º semestre |
Didática, Currículo e Organização do Trabalho Pedagógico |
72 |
|
|
|
Metodologias do Ensino de Matemática I |
36 |
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|
Estatística Básica |
72 |
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|
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|
Cálculo Diferencial e Integral II |
72 |
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|
Cálculo Diferencial e Integral I |
|
Geometria Espacial |
72 |
|
|
|
|
Prática de Ensino de Matemática IV |
|
50 |
|
|
|
|
324 |
50 |
|
|
|
Componentes Curriculares |
C.H. |
PeCC |
Estágio |
Pré-Requisito |
|
5º semestre |
Educação Profissional e Educação de Jovens e Adultos |
72 |
|
|
|
Metodologias do Ensino de Matemática II |
72 |
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|
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|
Fundamentos de Álgebra |
72 |
|
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|
Cálculo Diferencial e Integral III |
72 |
|
|
Cálculo Diferencial e Integral II |
|
Estágio Curricular Supervisionado I |
|
|
60 |
Metodologias do Ensino de Matemática I, Didática, Currículo e Organização do trabalho pedagógico, Matemática Básica e Geometria Plana |
|
Prática de Ensino de Matemática V |
|
50 |
|
|
|
|
288 |
50 |
60 |
|
|
Componentes Curriculares |
C.H. |
PeCC |
Estágio |
Pré-Requisito |
|
6º semestre |
Diversidade e Educação Inclusiva |
72 |
|
|
|
LIBRAS I |
36 |
|
|
|
|
Álgebra Linear II |
72 |
|
|
|
|
Cálculo Diferencial e Integral IV |
72 |
|
|
Cálculo Diferencial e Integral III |
|
Estágio Curricular Supervisionado II |
|
|
140 |
Estágio Curricular Supervisionado I |
|
Prática de Ensino de Matemática VI |
|
50 |
|
|
|
|
252 |
50 |
140 |
|
|
Componentes Curriculares |
C.H. |
PeCC |
Estágio |
Pré-Requisito |
|
7º semestre |
Eletiva I (Pedagógica) |
36 |
|
|
|
Equações Diferenciais Ordinárias |
72 |
|
|
Cálculo Diferencial e Integral IV |
|
História e Filosofia da Matemática |
72 |
|
|
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|
Cálculo Numérico |
72 |
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|
Álgebra Linear II e Cálculo Diferencial e integral IV |
|
Matemática Financeira I |
36 |
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|
Estágio Curricular Supervisionado III |
|
|
60 |
Metodologias do Ensino de Matemática I e II, Didática, Currículo e Organização do trabalho pedagógico, Fundamentos de Matemática Elementar I e II, Geometria Espacial, Geometria Analítica, Matemática Discreta, Estatística Básica e Álgebra Linear I |
|
Prática de Ensino de Matemática VII |
|
50 |
|
|
|
|
288 |
50 |
60 |
|
|
Componentes Curriculares |
C.H. |
PeCC |
Estágio |
Pré-Requisito |
|
8º semestre |
Saberes Docentes e Formação Continuada |
72 |
|
|
|
Fundamentos de Análise Matemática |
72 |
|
|
|
|
Tópicos de Física Elementar |
72 |
|
|
|
|
Eletiva II (Específica) |
36 |
|
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|
Estágio Curricular Supervisionado IV |
|
|
140 |
Estágio Curricular Supervisionado III |
|
Prática de Ensino de Matemática VIII |
|
50 |
|
|
|
|
252 |
50 |
0 |
|
ELETIVAS ESPECÍFICAS
Componentes Curriculares |
C.H. |
PeCC |
Estágio |
Pré-Requisito |
|
Matemática Financeira II |
36 |
|
|
|
|
Modelagem Matemática |
36 |
|
|
|
|
Probabilidade |
36 |
|
|
|
|
Variáveis Complexas |
36 |
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|
ELETIVAS PEDAGÓGICAS
Componentes Curriculares |
C.H. |
PeCC |
Estágio |
Pré-Requisito |
|
O professor e a gestão democrática |
36 |
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|
Indisciplina e Mediação de Conflitos em sala de Aula |
36 |
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|
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|
Políticas de Educação Profissional |
36 |
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|
Libras II |
36 |
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Avaliação da Aprendizagem:
A Avaliação da Aprendizagem nos cursos do Instituto Federal Farroupilha segue o disposto no Regulamento da Avaliação do Rendimento Escolar, aprovado pela resolução n° 04/2010, de 22 de fevereiro de 2010. De acordo com o regulamento e com base na Lei 9394/96, a avaliação deverá ser contínua e cumulativa, assumindo, de forma integrada, no processo de ensino-aprendizagem, as funções diagnóstica, formativa e somativa, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.
A verificação do rendimento escolar é feita de forma diversificada e sob um olhar reflexivo dos envolvidos no processo, podendo acontecer através de provas escritas e/ou orais, trabalhos de pesquisa, seminários, exercícios, aulas práticas, autoavaliações e outros, a fim de atender às peculiaridades do conhecimento envolvido nos componentes curriculares e às condições individuais e singulares do (a) aluno (a), oportunizando a expressão de concepções e representações construídas ao longo de suas experiências escolares e de vida. Em cada componente curricular, o professor deve oportunizar, no mínimo, dois instrumentos avaliativos.
A recuperação da aprendizagem deverá ser realizada de forma contínua no decorrer do período letivo, visando que o (a) aluno (a) atinja as competências e habilidades previstas no currículo, conforme normatiza a Lei nº 9394/96.
Os resultados da avaliação do aproveitamento são expressos em notas. As notas deverão ser expressas com uma casa após a vírgula sem arredondamento. A nota mínima para aprovação é 7,0. Caso o estudante não atinja média 7,0, terá direito ao exame final. A nota para aprovação após exame é 5,0, considerando o peso 6,0 para a nota obtida antes do exame e peso 4,0 para a nota da prova do exame.
Os Estágios Supervisionados I, II, III e IV, devido as suas especificidades, não oferece possibilidade de realização de exame.
Telefone/Ramal: (55) 2013-0200/240
E-mail: coordenacaomatematica.sr@iffarroupilha.edu.br