Proyecto Pedagógico del Curso

Profissional capaz de entender os diferentes mecanismos cognitivos utilizados no processo de ensino-aprendizagem de Matemática e as variáveis didáticas envolvidas em tal processo. São professores agentes da transformação em sua escola, sendo capazes de questionar estratégias e ensino, investigando novas alternativas para um melhor desempenho de seus alunos. É um profissi- onal capaz de estabelecer diálogos entre os conhecimentos específicos de sua área de atuação, articulando-o com outros campos do conhecimento, fazendo conexões com o processo de vivência que geram a aprendizagem e incrementam sua prática pedagógica.

      O currículo do curso de Licenciatura em Matemática do IF Farroupilha busca desenvolver:

a)  capacidade de expressar-se escrita e oralmente com clareza e precisão;

b)  capacidade de trabalhar em equipes multidisciplinares;

c)  capacidade de compreender, criticar e utilizar novas ideias e tecnologias para a resolução de problemas;

d)   capacidade de aprendizagem continuada, sendo sua prática profissional também fonte de produção de conhecimento;

e)   habilidade de identificar, formular e resolver problemas na sua área de aplicação, utilizando rigor lógico- científico na análise da situação-problema;

f)  estabelecer relações entre a Matemática e outras áreas do conhecimento;

g)  conhecimento de questões contemporâneas;

h)   educação abrangente necessária ao entendimento do impacto das soluções encontradas num contexto global e social;

i)  participar de programas de formação continuada;

j)  realizar estudos de pós-graduação;

h) trabalhar na interface da Matemática com outros campos de saber

      No que se refere às competências e habilidades próprias do educador matemático, o licenciado em Ma- temática deverá ter as capacidades de:

a)  elaborar propostas de ensino-aprendizagem de Matemática para a educação básica;

b)  analisar, selecionar e produzir materiais didáticos;

c)  analisar criticamente propostas curriculares de Matemática para a educação básica;

d)   desenvolver estratégias de ensino que favoreçam a criatividade, a autonomia e a flexibilidade do pensa- mento matemático dos educandos, buscando trabalhar com mais ênfase nos conceitos do que nas técnicas, fór- mulas e algoritmos;

e)   perceber a prática docente de Matemática como um processo dinâmico, carregado de incertezas e confli- tos, um espaço de criação e reflexão, onde novos conhecimentos são gerados e modificados continuamente;

f)  contribuir para a realização de projetos coletivos dentro da escola básica.

     Com vistas na proposta pedagógica institucional que visa a formação integral, espera-se que os egressos do IFFar também desenvolvam habilidades para:

a) Atuar na sociedade de forma comprometida com o desenvolvimento regional sustentável;

b) Agir com base em princípios éticos e democráticos, respeitando e valorizando a diversidade étnica, religiosa, de gênero, de sexualidade e as diferenças individuais;

c) Reconhecer a importância do conhecimento científico, em suas diversas áreas, para a construção de soluções inovadoras com vistas na melhoria das condições de vida;

d) Identificar o trabalho como atividade humana voltada a atender as necessidades subjetivas e objetivas da vida em sociedade;

e) Analisar criticamente as relações estabelecidas no mundo do trabalho de forma a identificar seus direitos e deveres como trabalhador, exercendo plenamente sua cidadania;

f) Reconhecer-se como sujeitos em constante formação, por meio do compartilhamento de saberes no âmbito do trabalho e da vida social;

 Os componentes curriculares do curso de Licenciatura em Matemática - EaD são construídos de forma a arti- cular o desenvolvimento da formação do licenciado em Matemática através da união de áreas específicas do conhecimento com uma sólida formação na área pedagógica e também uma grande participação em sala de aula, propiciando assim que o futuro professor esteja preparado para apresentar os conteúdos disciplinares relaciona- dos com a Matemática de forma didática, pedagogicamente apropriada e, ainda, hábil a prosseguir seus estudos

A presença de componentes curriculares do Núcleo Específico, Núcleo Pedagógico e Núcleo Básico asseguram que a formação do Licenciado em Matemática do Instituto Federal Farroupilha aconteça de forma a articular os diferentes saberes necessários à formação por meio das disciplinas de Práticas de Ensino de Matemática.

Neste sentido, as disciplinas de Prática perpassam todo o currículo do curso desde o primeiro até o último se- mestre. As ementas destas disciplinas, assim como a sequência conceitual adotada, permitem além da articulação

e a interlocução entre as disciplinas dos diferentes núcleos, a interdisciplinaridade assegurada por meio de nor- mativa interna do Instituto que prevê o desenvolvimento das disciplinas de Práticas de forma colaborativa entre os professores através de um projeto interdisciplinar a ser elaborado no início de cada período letivo pelo colegi- ado do Curso.

O desenvolvimento do projeto se dará por meio da escolha de uma temática interdisciplinar a ser trabalhada e de diferentes estratégias didáticas que viabilizem o desenvolvimento do mesmo. As estratégias a serem desen- volvidas envolvem a participação em pesquisas educacionais, programas de extensão, elaboração de material didático, desenvolvimento de projetos de eventos científicos, entre outros. A definição dessas atividades é efetu- ada conjuntamente por estudantes e professores dos diversos componentes curriculares, a partir de sugestões das partes envolvidas. As reflexões acerca da educação inclusiva, acessibilidade, dificuldades de aprendizagem, necessidades educacionais específicas, tecnologias assistivas, gênero e educação, direitos humanos, entre outras, serão promovidas no desenvolvimento do componente curricular Educação, Diversidade e Inclusão, o qual promo- ve a conscientização e formação para a valorização das diferenças.

A estrutura de tutoria, bem como as relações numéricas tutor/estudante, número de professores/hora dispo- níveis para o desenvolvimento da aprendizagem obedecerão aos critérios de suficiência e adequação, de acordo com o Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação do MEC e com a legislação da UAB/CAPES.

Estão previstas as atividades presenciais abaixo listadas, que poderão ser acrescidas de outras que se façam necessárias, de acordo com as características de cada componente curricular: (a) apresentação das ferramentas de informática com as quais os professores e estudantes irão interagir e trabalhar no decorrer do Curso; (b) dois encontros presenciais a serem realizadas no decorrer dos semestres do Curso. Haverá, no mínimo, um (1) encon- tro presencial para fins avaliativos, para cada uma das disciplinas seguindo a orientação do Decreto nº 9.057/2017.

Com relação à acessibilidade de pessoas com necessidades especiais, em cumprimento aos Decretos nº 5.296/04 e nº 5.626/05, complementados pelas normas da ABNT que propõem o acesso e permanência dos alu- nos com deficiência na graduação e pós–graduação, este Curso, juntamente com a Coordenação do Polo e a Co- ordenação UAB/IFFar viabilizará: - acessibilidade à comunicação de alunos com deficiência nas atividades acadê- micas; - equipamentos e materiais didáticos específicos aos alunos com deficiência; - adaptação de mobiliários e ambientes físicos da instituição; - capacitação de professores e técnicos para atuarem com alunos deficientes; - curso de LIBRAS ao pessoal especializado que atuará com os alunos surdos; - tradutor intérprete de LIBRAS para alunos surdos; - outras providências que se fizerem necessárias aos alunos com deficiências.

A Avaliação da Aprendizagem nos cursos do Instituto Federal Farroupilha segue o disposto no Regulamen- to da Avaliação do Rendimento Escolar De acordo com o regulamento e com base na Lei nº 9394/96, a avaliação deverá ser contínua e cumulativa, as- sumindo, de forma integrada, no processo de ensino-aprendizagem, as funções diagnóstica, formativa e so- mativa, com preponderância dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.

A verificação do rendimento escolar é feita de forma diversificada e sob um olhar reflexivo dos envolvidos no processo, podendo acontecer através de provas escritas e/ou orais, trabalhos de pesquisa, seminários, exercícios, aulas práticas, autoavaliações e outros, a fim de atender às peculiaridades do conhecimento en- volvido nos componentes curriculares e às condições individuais e singulares do (a) aluno (a), oportunizando a expressão de concepções e representações construídas ao longo de suas experiências escolares e de vida. Em cada componente curricular, o professor deve oportunizar no mínimo dois instrumentos avaliativos.

A recuperação da aprendizagem deverá ser realizada de forma contínua no decorrer do período letivo, vi- sando que o(a) aluno(a) atinja as competências e habilidades previstas no currículo, conforme normatiza a Lei nº 9394/96.

Os resultados da avaliação do aproveitamento são expressos em notas. As notas deverão ser expressas com uma casa após a vírgula sem arredondamento. A nota mínima para aprovação é 7,0. Caso o estudante não atinja média 7,0, terá direito ao exame final. A nota para aprovação após exame é 5,0, considerando o peso 6,0 para a nota obtida antes do exame e peso 4,0 para a nota da prova do exame

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