Projeto Pedagógico do Curso

Em consonância com a Resolução CNE/CES n.º 08/2002 e o Parecer CNE/CES nº 1.303/2001, que estabelecem as Diretrizes Curriculares para os cursos de Bacharelado e Licenciatura em Química, com a Resolução Consup 049/2021, que define as Diretrizes Institucionais para os cursos de Graduação do IFFar, e com o Projeto Pedagógico Institucional do IFFar, o Bacharel em Química Industrial do Instituto Federal Farroupilha receberá uma sólida formação científica, humanística e crítica, relacionadas à sua área de atuação, integrando teoria e prática e o mundo do trabalho, com o objetivo de promover a reflexão sobre as atividades da sociedade e formas de desenvolvimento sustentável, preparando-o também para os desafios relacionados à inovação e desenvolvimento tecnológico. O Egresso terá, ainda, uma formação moderna, flexível e generalista, com domínio das técnicas básicas de utilização de laboratórios e equipamentos, com condições de atuar nos campos de atividades socioeconômicas que envolvam as transformações da matéria; direcionando essas transformações, controlando os seus produtos, interpretando criticamente as etapas, efeitos e resultados; aplicando abordagens criativas à solução dos problemas e desenvolvendo novas aplicações e tecnologias.
Ao final do curso, o egresso deverá ter construído as seguintes competências e habilidades profissionais:

Com relação à formação pessoal
 Possuir conhecimento sólido e abrangente na área de atuação, com domínio das técnicas básicas de utilização de laboratórios e equipamentos necessários para garantir a qualidade dos serviços prestados e para desenvolver e aplicar novas tecnologias, de modo a ajustar-se à dinâmica do mercado de trabalho.
 Possuir habilidade suficiente em Matemática para compreender conceitos de Química e de Física, para desenvolver formalismos que unifiquem fatos isolados e modelos quantitativos de previsão, com o objetivo de compreender modelos probabilísticos teóricos, e de organizar, descrever, arranjar e interpretar resultados experimentais, inclusive com auxílio de métodos computacionais.
 Possuir capacidade crítica para analisar de maneira conveniente os seus próprios conhecimentos; assimilar os novos conhecimentos científicos e/ou tecnológicos e refletir sobre o comportamento ético que a sociedade espera de sua atuação e de suas relações com o contexto cultural, socioeconômico e político.

Saber trabalhar em equipe e ter uma boa compreensão das diversas etapas que compõem um processo industrial ou uma pesquisa, sendo capaz de planejar, coordenar, executar ou avaliar atividades relacionadas à Química ou a áreas correlatas.
 Ser capaz de exercer atividades profissionais autônomas na área da Química ou em áreas correlatas.
 Ter interesse no auto-aperfeiçoamento contínuo, curiosidade e capacidade para estudos extra-curriculares individuais ou em grupo, espírito investigativo, criatividade e iniciativa na busca de soluções para questões individuais e coletivas relacionadas com a Química.
 Ter formação humanística que lhe permita exercer plenamente sua cidadania e, enquanto profissional, respeitar o direito à vida e ao bem-estar dos cidadãos.
Com relação à compreensão da Química
 Compreender os conceitos, leis e princípios da Química.
 Conhecer as propriedades físicas e químicas principais dos elementos e compostos químicos que possibilitem entender e prever o seu comportamento físico-químico e aspectos de reatividade, mecanismos e estabilidade.
 Reconhecer a Química como uma construção humana e compreender os aspectos históricos de sua produção, bem como suas relações com os contextos culturais, socioeconômico e político.
Com relação à busca de informação, comunicação e expressão
 Saber identificar e fazer busca nas fontes de informações relevantes para a Química, inclusive as disponíveis nas modalidades eletrônica e remota, que possibilitem a contínua atualização técnica, científica e humanística.
 Ler, compreender e interpretar os textos científico-tecnológicos em idioma pátrio e estrangeiro (especialmente inglês e/ou espanhol).
 Saber interpretar e utilizar as diferentes formas de representação (tabelas, gráficos, símbolos, expressões, etc.).
 Saber comunicar corretamente os projetos e resultados de pesquisa na linguagem científica, oral e escrita (textos, relatórios, pareceres, pôsteres, etc.) em idioma pátrio e estrangeiro (especialmente inglês e/ou espanhol).
Com relação ao trabalho de investigação científica e produção/controle de qualidade
 Saber investigar os processos naturais e tecnológicos, controlar variáveis, identificar regularidades, interpretar e proceder a previsões.
 Saber conduzir análises químicas, físico-químicas e químico-biológicas qualitativas e quantitativas e a determinação estrutural de compostos por métodos clássicos e instrumentais, bem como conhecer os princípios básicos de funcionamento dos equipamentos utilizados e as potencialidades e limitações das diferentes técnicas de análise.
 Saber realizar síntese de compostos, incluindo macromoléculas e materiais poliméricos.

Ter noções de classificação e composição de minerais.
 Ter noções de química do estado sólido.
 Ser capaz de efetuar a purificação de substâncias e materiais, exercendo, planejando e gerenciando o controle químico da qualidade de matérias-primas e de produtos.
 Saber determinar as características físico-químicas de substâncias e sistemas diversos.
 Ter noções dos principais processos de preparação de materiais para uso da indústria química, eletrônica, óptica, biotecnológica e de telecomunicações modernas.
 Saber elaborar projetos de pesquisa e de desenvolvimento de métodos, além de produtos e aplicações em sua área de atuação.
 Possuir conhecimentos básicos do uso de computadores e sua aplicação em Química.
 Possuir conhecimento dos procedimentos e normas de segurança no trabalho, inclusive para expedir laudos de segurança em laboratórios, indústrias químicas e biotecnológicas.
 Possuir conhecimento da utilização de processos de manuseio e descarte de materiais e de rejeitos, tendo em vista a preservação da qualidade do ambiente.
 Saber atuar em laboratório químico e selecionar, comprar e manusear equipamentos e reagentes.
Com relação à aplicação do conhecimento em Química
 Saber realizar avaliação crítica da aplicação do conhecimento em química tendo em vista o diagnóstico e o equacionamento de questões sociais e ambientais.
 Saber reconhecer os limites éticos envolvidos na pesquisa e na aplicação do conhecimento científico e tecnológico.
 Ter curiosidade intelectual e interesse pela investigação científica e tecnológica, de forma a utilizar o conhecimento científica e socialmente acumulado na produção de novos conhecimentos.
 Ter consciência da importância social da profissão como possibilidade de desenvolvimento social e coletivo.
 Saber identificar e apresentar soluções criativas para problemas relacionados com a Química ou com áreas correlatas.
 Ter conhecimentos relativos ao assessoramento, ao desenvolvimento e à implantação de políticas ambientais.
 Saber realizar estudos de viabilidade técnica e econômica no campo da Química.
 Saber planejar, supervisionar e realizar estudos de caracterização de sistemas de análise.
 Possuir conhecimentos relativos ao planejamento e à instalação de laboratórios químicos.
 Saber realizar o controle de operações e processos químicos no âmbito de atividades de indústria, vendas, marketing, segurança, administração pública e outras nas quais o conhecimento da Química seja relevante.
Com relação à profissão
 Ter capacidade de disseminar e difundir e/ou utilizar o conhecimento relevante para a comunidade.

Ter capacidade de vislumbrar possibilidades de ampliação do mercado de trabalho, no atendimento às necessidades da sociedade, desempenhando outras atividades para cujo sucesso uma sólida formação universitária seja um importante fator.
 Saber adotar os procedimentos necessários de primeiros socorros, nos casos dos acidentes mais comuns em laboratórios químicos.
 Conhecer aspectos relevantes de administração, de organização industrial e de relações econômicas.
 Ser capaz de atender às exigências do mundo do trabalho, com visão ética e humanística, tendo capacidade de vislumbrar possibilidades de ampliação do mesmo, visando atender às necessidades atuais.
No IFFar, os egressos terão, além da formação profissional em determinada área, a formação para atuar na sociedade de maneira comprometida com o desenvolvimento regional sustentável, reconhecendo-se como sujeito em constante formação, por meio do compartilhamento de saberes no âmbito do trabalho e da vida social (PDI IFFar, 2019, p. 57).

As competências e habilidades do Tecnólogo em Automação Industrial estão descritas no Perfil do Profissional.

A metodologia utilizada no desenvolvimento do curso Bacharelado em Química Industrial prevê a integração do ensino, pesquisa e extensão, o atendimento aos objetivos do curso e o perfil do egresso.
flexibili ação curricular acontece por meio de disciplinas eletivas e outros mecanismos de organização de estudos, como as práticas profissionais integradas, que contemplam conhecimentos relevantes, capazes de responder a demandas pontuais e de grande valor para comunidade interna e externa, respeitando os saberes e as experiências do estudante, mantendo contato com seu contexto de vida. A prática profissional integrada se articula com a extensão que também está inserida no currículo.
O currículo integrado desenvolve também a articulação dinâmica entre trabalho/ensino, prática/teoria, ensino/pesquisa e ensino/extensão fortalecendo as relações entre trabalho e ensino. Nesse sentido, são preconizadas práticas pedagógicas para a condução das disciplinas que visam estabelecer as dimensões investigativas e interativas como princípios formativos, bem como a aproximação da teoria com realidade profissional. Entre elas:
I – apoio à iniciação científica, a fim de despertar o interesse pela pesquisa e instigar os estudantes na busca de novos conhecimentos;

II – atividades de pesquisa bibliográfica, utilizando-se do acervo da biblioteca e de consultas ao Portal de Periódicos da CAPES e a bancos de dados da área;
III – exposição dos trabalhos de pesquisas desenvolvidos pelos acadêmicos (publicação de resumos, participação em seminários, congressos, simpósios e outros), incentivando a participação na Mostra Acadêmica Integrada do campus e na Mostra da Educação Profissional e Tecnológica da instituição;
IV – apoio ao trabalho acadêmico e às práticas interdisciplinares, sobretudo nos seguintes momentos: projeto integrador que englobe as diferentes disciplinas; participação nas atividades promovidas pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI), como a Semana Nacional da Consciência Negra; organização da semana acadêmica do curso; estágio curricular e atividades complementares;
V – incentivo à participação em atividades culturais, jogos de integração do IFFar, oficinas de artes e músicas;
VI – abordagem de temas transversais que contemplem assuntos não específicos das disciplinas que compõem a matriz curricular do curso, mas importantes para a formação pessoal e profissional dos educandos;
VII – práticas realizadas em laboratórios de formação geral e específica, bem como nas empresas públicas e privadas;
VIII – relacionamento direto, por meio da pesquisa e da extensão, com a comunidade local e regional, visando à formação de profissionais críticos e conscientes da realidade que os cerca, bem como contribuindo para o desenvolvimento local por meio da difusão do conhecimento e das tecnologias.
As ações metodológicas com vistas à educação inclusiva estão pautadas na adaptação e flexibili ação curricular, com o intuito de garantir o processo de aprendizagem, aceleração e suplementação de estudos para os estudantes com necessidades educacionais específicas. Com isso, são utilizados meios como atividades de monitoria e grupos de estudos, oportunizando aos alunos uma relação interpessoal e respeito às diferenças, em que todos possam aprender e se desenvolver com reciprocidade.
O curso bacharelado em Química Industrial fará uso de 14,17% de carga horária a ser desenvolvida na modalidade a distância, por meio de 12 disciplinas realizadas integralmente neste formato, prevendo carga horária presencial de 02 horas presenciais para realização da avaliação final. Para o desenvolvimento destas disciplinas será elaborado, previamente, material didático, na forma de videoaulas, conteúdos interativos, unidades didáticas, formulários, entre outros, de acordo com as especificidades de cada componente curricular, observando linguagem acessível e inclusiva, elaborados com a colaboração da equipe multidisciplinar de educação a distância. A metodologia de ensino será adequada ao ensino a distância, utilizando estratégias, tais como fóruns de debates, mapas conceituais, jogos online e estudo de caso.
Como espaço de mediação entre estudantes, professores e conteúdo, será utilizado o ambiente virtual de aprendizagem - AVA, de forma que ofereça tecnologias de informação e comunicação que qualifiquem o processo de ensino e aprendizagem e mecanismos necessários para a boa interação entre professor/tutor e estudante.
No IFFar, a IN 07/2022, que normatiza a EaD institucionalizada, reúne a função de professor e tutor a distância em um mesmo profissional, ou seja, o professor da disciplina exerce também a função de tutor a distância.

Para o constante aprimoramento do curso, são considerados, no Curso Superior de Bacharelado em Química Industrial, resultados de avaliações internas e externas. Como indicadores externos são considerados os resultados de avaliações in loco do curso e do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), caso o curso seja contemplado. Para avaliação interna, o curso considera o resultado da autoavaliação institucional, a qual engloba as áreas do ensino, da pesquisa e da extensão, com o intuito de considerar o todo da instituição. Além disso, os estudantes têm a oportunidade de avaliar os componentes curriculares cursados em cada semestre, bem como as ações da coordenação do curso.
Os resultados dessas avaliações externas e internas são debatidos pela coordenação, juntamente com o NDE, colegiado, corpo docente e estudantes do curso, além da assessoria pedagógica do campus. Com esse acompanhamento constante, busca-se aperfeiçoar as atividades de ensino e melhoria das fragilidades observadas, com vistas ao incremento na qualidade do curso.

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