onforme o Parecer CNE/CP nº 29/2002, um Curso Superior em Tecnologia deve formar profissionais capazes de desenvolver, de forma plena e inovadora, atividades em uma determinada área profissional específica, caracterizada por um eixo tecnológico, e deve estar apto para aplicação e desenvolvimento de pesquisa e inovação tecnológica; difusão de tecnologias; gestão de processos de produção de bens e serviços; desenvolvimento da capacidade empreendedora; manutenção das suas competências em sintonia com o mundo do trabalho; e desenvolvimento no contexto das respectivas áreas profissionais.
De acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia (2016), o Eixo de Controle e Processos Industriais, no qual está inserido o Curso Superior de Tecnologia em Sistemas Elétricos, compreende tecnologias associadas aos processos mecânicos, eletroeletrônicos e físico-químicos. Traços marcantes deste eixo são: a abordagem sistemática da gestão da qualidade e produtividade, das questões éticas e ambientais, de sustentabilidade e viabilidade técnico-econômica, além de permanente atualização e investigação tecnológica.
O profissional egresso do Curso Superior de Tecnologia em Sistemas Elétricos, devido à sua formação acadêmica fundamentada em ciências naturais e exatas, apoiando-se em física, química e matemática, tem a qualificação necessária para entender e atuar sobre os mais diversos sistemas elétricos. Quanto aos últimos, pode-se destacar toda a cadeia de geração, transmissão e distribuição, realizando variados projetos elétricos, além de ser capaz de realizar a instalação e manutenção dos sistemas sobre os quais atua, garantindo o seu pleno funcionamento. Ainda, o Curso deverá capacitar o profissional para:
Projetar e implantar a construção, manutenção e operação de sistemas de distribuição de energia elétrica urbana e rural.
Empreender negócios na área de formação;
Avaliar a qualidade e confiabilidade de sistemas de distribuição de energia elétrica.
Especificar a utilização de materiais, equipamentos elétricos e procedimentos de segurança segundo normas e padrões vigentes no setor de distribuição de energia e em conformidade com a legislação ambiental.
Ter espírito de equipe, responsabilidade, autonomia, iniciativa e flexibilidade dentro do contexto profissional e de trabalho;
Supervisionar sistemas de tarifação e comercialização de energia.
Vistoriar, realizar perícia, avaliar, emitir laudo e parecer técnico em sua área de formação.
Além disso, o Instituto Federal Farroupilha, em seus cursos, prioriza a formação de profissionais que:
Tenham competência técnica e tecnológica em sua área de atuação;
Sejam capazes de se inserir no mundo do trabalho de modo compromissado com o desenvolvimento regional sustentável;
Tenham formação humanística e cultura geral integrada à formação técnica, tecnológica e científica;
Atuem com base em princípios éticos e de maneira sustentável;
Saibam interagir e aprimorar continuamente seus aprendizados a partir da convivência democrática com culturas, modos de ser e pontos de vista divergentes;
Sejam cidadãos críticos, propositivos e dinâmicos na busca de novos conhecimentos.
Ainda, o Curso deverá capacitar o profissional para:
Projetar e implantar a construção, manutenção e operação de sistemas de distribuição de energia elétrica urbana e rural.
Empreender negócios na área de formação;
Avaliar a qualidade e confiabilidade de sistemas de distribuição de energia elétrica.
Especificar a utilização de materiais, equipamentos elétricos e procedimentos de segurança segundo normas e padrões vigentes no setor de distribuição de energia e em conformidade com a legislação ambiental.
Ter espírito de equipe, responsabilidade, autonomia, iniciativa e flexibilidade dentro do contexto profissional e de trabalho;
Supervisionar sistemas de tarifação e comercialização de energia.
Vistoriar, realizar perícia, avaliar, emitir laudo e parecer técnico em sua área de formação.
Além disso, o Instituto Federal Farroupilha, em seus cursos, prioriza a formação de profissionais que:
Tenham competência técnica e tecnológica em sua área de atuação;
Sejam capazes de se inserir no mundo do trabalho de modo compromissado com o desenvolvimento regional sustentável;
Tenham formação humanística e cultura geral integrada à formação técnica, tecnológica e científica;
Atuem com base em princípios éticos e de maneira sustentável;
Saibam interagir e aprimorar continuamente seus aprendizados a partir da convivência democrática com culturas, modos de ser e pontos de vista divergentes;
Sejam cidadãos críticos, propositivos e dinâmicos na busca de novos conhecimentos.
A metodologia utilizada no desenvolvimento do Curso Superior de Tecnologia em Sistemas Elétricos prevê a integração do ensino, pesquisa e extensão, os objetivos do curso e o perfil do egresso.
O desafio da ação docente é aliar o ensino, a pesquisa e a extensão ao percurso de vida do ser humano e da sociedade, através das Práticas Profissionais Integradas (PPI) e das disciplinas como um todo. São exemplos de estratégias metodologicas a serem utilizadas no Curso, a fim de atender ao propósito desse Projeto Pedagógico de acordo com Anastasiou e Alves (2009):
Estudo de textos científicos
Mapa conceitual
Estudo dirigido
Aulas orientadas
Ambiente Virtual de Aprendizagem
Solução de problemas
Resolução de exercícios
Ensino em pequenos grupos
Seminários
Estudo de caso
Entrevistas
Estudo do meio
Realização de Pesquisas
Exposições e visitas
Ensino individualizado
Semanas Acadêmicas e palestras
As estratégias metodológicas que serão desenvolvidas no Curso com vistas à educação inclusiva estão pautadas na adaptação e flexibilização curricular, com o intuito de garantir o processo de aprendizagem, aceleração e suplementação de estudos para os estudantes com necessidades educacionais específicas. Com isso, serão utilizados meios como: atividades de monitoria e grupos de estudos oportunizando aos alunos a relação interpessoal e respeito às diferenças, em que todos possam aprender e se desenvolver com reciprocidade. Os laboratórios serão equipados com recursos específicos e para atendimento aos alunos com necessidade especiais, oportunizando adaptação e flexibilização curricular.
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