Projeto Pedagógico do Curso

onforme o Parecer CNE/CP nº 29/2002, um Curso Superior em Tecnologia deve formar profissionais capazes de desenvolver, de forma plena e inovadora, atividades em uma determinada área profissional específica, caracterizada por um eixo tecnológico, e deve estar apto para aplicação e desenvolvimento de pesquisa e inovação tecnológica; difusão de tecnologias; gestão de processos de produção de bens e serviços; desenvolvimento da capacidade empreendedora; manutenção das suas competências em sintonia com o mundo do trabalho; e desenvolvimento no contexto das respectivas áreas profissionais.

De acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia (2016), o Eixo de Controle e Processos Industriais, no qual está inserido o Curso Superior de Tecnologia em Sistemas Elétricos, compreende tecnologias associadas aos processos mecânicos, eletroeletrônicos e físico-químicos. Traços marcantes deste eixo são: a abordagem sistemática da gestão da qualidade e produtividade, das questões éticas e ambientais, de sustentabilidade e viabilidade técnico-econômica, além de permanente atualização e investigação tecnológica.

O profissional egresso do Curso Superior de Tecnologia em Sistemas Elétricos, devido à sua formação acadêmica fundamentada em ciências naturais e exatas, apoiando-se em física, química e matemática, tem a qualificação necessária para entender e atuar sobre os mais diversos sistemas elétricos. Quanto aos últimos, pode-se destacar toda a cadeia de geração, transmissão e distribuição, realizando variados projetos elétricos, além de ser capaz de realizar a instalação e manutenção dos sistemas sobre os quais atua, garantindo o seu pleno funcionamento. Ainda, o Curso deverá capacitar o profissional para:

  • Projetar e implantar a construção, manutenção e operação de sistemas de distribuição de energia elétrica urbana e rural.

  • Empreender negócios na área de formação;

  • Avaliar a qualidade e confiabilidade de sistemas de distribuição de energia elétrica.

  • Especificar a utilização de materiais, equipamentos elétricos e procedimentos de segurança segundo normas e padrões vigentes no setor de distribuição de energia e em conformidade com a legislação ambiental.

  • Ter espírito de equipe, responsabilidade, autonomia, iniciativa e flexibilidade dentro do contexto profissional e de trabalho;

  • Supervisionar sistemas de tarifação e comercialização de energia.

  • Vistoriar, realizar perícia, avaliar, emitir laudo e parecer técnico em sua área de formação.

Além disso, o Instituto Federal Farroupilha, em seus cursos, prioriza a formação de profissionais que:

  • Tenham competência técnica e tecnológica em sua área de atuação;

  • Sejam capazes de se inserir no mundo do trabalho de modo compromissado com o desenvolvimento regional sustentável;

  • Tenham formação humanística e cultura geral integrada à formação técnica, tecnológica e científica;

  • Atuem com base em princípios éticos e de maneira sustentável;

  •  

    • Saibam interagir e aprimorar continuamente seus aprendizados a partir da convivência democrática com culturas, modos de ser e pontos de vista divergentes;

    • Sejam cidadãos críticos, propositivos e dinâmicos na busca de novos conhecimentos.

     

     


Ainda, o Curso deverá capacitar o profissional para:

  • Projetar e implantar a construção, manutenção e operação de sistemas de distribuição de energia elétrica urbana e rural.

  • Empreender negócios na área de formação;

  • Avaliar a qualidade e confiabilidade de sistemas de distribuição de energia elétrica.

  • Especificar a utilização de materiais, equipamentos elétricos e procedimentos de segurança segundo normas e padrões vigentes no setor de distribuição de energia e em conformidade com a legislação ambiental.

  • Ter espírito de equipe, responsabilidade, autonomia, iniciativa e flexibilidade dentro do contexto profissional e de trabalho;

  • Supervisionar sistemas de tarifação e comercialização de energia.

  • Vistoriar, realizar perícia, avaliar, emitir laudo e parecer técnico em sua área de formação.

Além disso, o Instituto Federal Farroupilha, em seus cursos, prioriza a formação de profissionais que:

  • Tenham competência técnica e tecnológica em sua área de atuação;

  • Sejam capazes de se inserir no mundo do trabalho de modo compromissado com o desenvolvimento regional sustentável;

  • Tenham formação humanística e cultura geral integrada à formação técnica, tecnológica e científica;

  • Atuem com base em princípios éticos e de maneira sustentável;

  • Saibam interagir e aprimorar continuamente seus aprendizados a partir da convivência democrática com culturas, modos de ser e pontos de vista divergentes;

  • Sejam cidadãos críticos, propositivos e dinâmicos na busca de novos conhecimentos.

A metodologia utilizada no desenvolvimento do Curso Superior de Tecnologia em Sistemas Elétricos prevê a integração do ensino, pesquisa e extensão, os objetivos do curso e o perfil do egresso.

O desafio da ação docente é aliar o ensino, a pesquisa e a extensão ao percurso de vida do ser humano e da sociedade, através das Práticas Profissionais Integradas (PPI) e das disciplinas como um todo. São exemplos de estratégias metodologicas a serem utilizadas no Curso, a fim de atender ao propósito desse Projeto Pedagógico de acordo com Anastasiou e Alves (2009):

  • Estudo de textos científicos

  • Mapa conceitual

  • Estudo dirigido

  • Aulas orientadas

  • Ambiente Virtual de Aprendizagem

  • Solução de problemas

  • Resolução de exercícios

  • Ensino em pequenos grupos

  • Seminários

  • Estudo de caso

  • Entrevistas

  • Estudo do meio

  • Realização de Pesquisas

  • Exposições e visitas

  • Ensino individualizado

  • Semanas Acadêmicas e palestras

As estratégias metodológicas que serão desenvolvidas no Curso com vistas à educação inclusiva estão pautadas na adaptação e flexibilização curricular, com o intuito de garantir o processo de aprendizagem, aceleração e suplementação de estudos para os estudantes com necessidades educacionais específicas. Com isso, serão utilizados meios como: atividades de monitoria e grupos de estudos oportunizando aos alunos a relação interpessoal e respeito às diferenças, em que todos possam aprender e se desenvolver com reciprocidade. Os laboratórios serão equipados com recursos específicos e para atendimento aos alunos com necessidade especiais, oportunizando adaptação e flexibilização curricular.

 

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