Projeto Pedagógico do Curso

O Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas analisa, projeta, documenta, específica,

testa, implanta e mantém sistemas computacionais de informação. Este profissional trabalha, também,
com ferramentas computacionais, equipamentos de informática e metodologia de projetos na produção
de sistemas. Raciocínio lógico, emprego de linguagens de programação e de metodologias de construção de projetos, preocupação com a qualidade, usabilidade, robustez, integridade e segurança de programas computacionais são fundamentais à atuação deste profissional.
O código para o Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, segundo a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO/2002), é 2124-05,que engloba as seguintes denominações: Analista
de comércio eletrônico (e-commerce), Analista de sistemas de informática Administrativa, Analista de
sistemas web (webmaster), Analista de tecnologia da informação e Consultor de tecnologia da informação.

As competências e habilidades do Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas estão descritas no Perfil Profissional.


Tendo em vista a formação de um profissional preparado para os conhecimentos teórico-práticos visando uma melhor qualificação do desempenho profissional de forma reflexiva e ética, o CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Instituto Federal Farroupilha tem como pressuposto pedagógico ser
realizado por meio de metodologias que valorizam a aprendizagem do aluno em processo de construção,
envolvendo o desenvolvimento de competências de forma a considerar conhecimentos, habilidades e
atitudes no processo.
É objetivo do curso incentivar atividades complementares aquelas voltadas ao ensino, pesquisa, extensão e gestão, realizadas em âmbito institucional ou em outros espaços institucionais. Portanto, serão desenvolvidas atividades de cunho inter-transdisciplinar por meio de projetos, isto é, elaboração de planos de negócios e mecanismos sistêmicos de estudos. As especificidades serão abordadas de forma contextualizada como partes de um todo referente à formação do aluno.
Assim, os planos de ensino deverão prever estratégias, discussões e debates construídos em equipe e inseridos em um projeto mais amplo. Para tanto, deverão conter diferentes possibilidades de ensino e elaboração, caminhos alternativos para que o aluno possa efetivamente participar como sujeito de sua
aprendizagem.
 

O Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas prevê uma proposta de avaliação baseada nas orientações do MEC, que ressalta a necessidade de programas de avaliação para
os Cursos Superiores de Graduação. 


O Processo de Avaliação pode ser dividido em 3 etapas:

  • Avaliação Institucional
  • Avaliação Interna
  • Avaliação Externa

A avaliação institucional consiste no levantamento de um conjunto de indicadores de desempenho da instituição, cuja análise pode servir de subsídios para o dimensionamento do nível de satisfação dos
alunos, professores e funcionários como um todo.Este processo é operacionalizado através da Comissão Permanente de Avaliação do Instituto Federal Farroupilha.


A avaliação interna deverá ser trabalhada,de forma continuada, como instrumento indispensável para análise da qualidade do ensino dos cursos, e cujos resultados deverão subsidiar e justifcar as reformas curriculares. O sistema de avaliação interna dos Cursos Superiores de Tecnologia será proposto
pelo NDE e pelos Colegiados dos Cursos.


A avaliação externa será constituída pelo ENADE e pelo processo de Avaliação das Condições de Ensino, realizada pelo MEC/INEP, onde são avaliadas a qualifcação do corpo docente, a infraestrutura (laboratórios, bibliotecas) e o Projeto Pedagógico do Curso
.

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