Professores vinculados ao Curso

Docente

Titulação

Carga Horária

Formação

Link do Lattes

Adriana Zamberlan

Doutorado

DE


Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Imaculada Conceição - FIC (1990), Especialização em Psicopedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Imaculada Conceição - FIC (1992), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (1996), Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria - Linha de Pesquisa: Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional. Professora do Instituto Federal Farroupilha - Campus de Júlio de Castilhos, RS, desde 2009.

 

http://lattes.cnpq.br/9394494430131905

Aline Brum Ottes

Mestrado

40h

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria (2013) e mestrado em Educação Matemática e Ensino de Física pela Universidade Federal de Santa Maria (2016). Atualmente é professora da Escola de Ensino Fundamental Nossa Senhora da Providência e professora do Instituto Federal Farroupilha. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática.

http://lattes.cnpq.br/9226188507501950

Aristeu Castilhos da Rocha

Doutorado

DE


Possui graduação em Estudos Sociais pela Universidade de Cruz Alta (1979); Graduação em História pela Universidade de Passo Fundo (1981); Especialização em Educação pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus Santo Ângelo (1984); Mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000) e Doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2008). Foi professor visitante do Centro Universitário Franciscano - UNIFRA (1999-2004); da URI - Campus de Frederico Westphalen (2000-2007) e professor Adjunto da Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ (2002-2012) nas áreas de Ensino de História, Prática Docente, História da Educação, Estágios Curriculares em História e História e Cultura Afro-Brasileira em cursos de Graduação e Pós-Graduação. Realiza pesquisas na área de Ensino, Livro Didático e Formação de Professor de História. Atualmente, é docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - Campus Júlio de Castilhos, onde atua em cursos Técnicos Integrados (Agropecuária, Informática e Comércio), de Graduação e Pós-Graduação e coordena o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI)


http://lattes.cnpq.br/3178211577215938

Carlos Antonio Taschetto

Mestrado

DE


Possui graduação em Matemática pela Faculdade de Ciências e Letras Imaculada Conceição (1976), graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Santa Maria(1986), especialização em Matemática pela Faculdade de Ciências e Letras Imaculada Conceição(1983) e mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(1998). Atualmente é Professor do Ensino Básico Téc e Tecnológico do Instituto Federal Farroupilha e Prof. do Ens. Basico Tec e Tecnológico do Instituto Federal Farroupilha. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática Aplicada. Atuando principalmente nos seguintes temas: Navier-Stokes, Domínios não Cilíndricos, Método de Galerkian.


 http://lattes.cnpq.br/0988499274643546

Daniela Schittler

Doutorado

DE


Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Santa Maria (2000), mestrado em Física pela Universidade Federal de Santa Maria (2004) e doutorado em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). Atualmente sou professora do Instituto Federal Farroupilha e Diretora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional do Campus de Júlio de Castilhos. Atuo nos cursos: Técnico em Comércio - PROEJA e Licenciatura em Matemática. Realizo projetos de pesquisa e extensão nas mais diversas áreas.


http://lattes.cnpq.br/9357778430234033

Elenir de Fátima Cazzarotto Mousquer

Mestrado

DE


Graduada em Pedagogia pela Fundação Missioneira de Ensino Superior Santo Ângelo/RS. Especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais na URI - Câmpus Santo Ângelo/RS. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação no Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (CE/UFSM). Docente e Coordenadora Pedagógica da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul. Docente e Diretora do Departamento de Ensino da Unidade de Ensino Descentralizada/Júlio de Castilhos - UNED/JC, do Centro Federal de Educação Tecnológica de São Vicente do Sul - CEFET/SVS. Docente da Área de Ciências Humanas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IF Farroupilha/Câmpus Júlio de Castilhos. Docente do curso Técnico em Secretariado, orientadora de TCC e banca de defesa dos trabalhos. Pesquisadora na Linha de Pesquisa: PROEJA vinculada a UFRGS e Grupo de Pesquisa Políticas, Gestão e Currículo do IF Farroupilha. Docente e Orientadora de projetos de pesquisa do Curso de Pós-Graduação de Especialização em PROEJA. Coordenou Curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar, Docente nas disciplinas: Politicas Educacionais, Organização e os Processos de Gestão na Escola; Financiamentos da Educação e Seminário de Pesquisa II, Orientadora de projetos de pesquisa na linhas: Gestão Democrática e Políticas Públicas Educacionais. Docente no Curso de Licenciatura em Matemática nas disciplinas: Didática, Currículo e Organização do Trabalho Pedagógico, Políticas de Gestão e Organização da Educação Nacional, Planejamento Educacional e Currículo, Educação para a Diversidade e Inclusão, Filosofia da Educação; Sociologia da Educação, Educação Profissional e EJA. Docente do curso de Licenciatura em Biologia na disciplina:Didática, Currículo e Organização do Trabalho Pedagógico, Filosofia da Educação. Docente do Curso Técnico em Comércio - PROEJA na disciplina: Filosofia. Docente do Curso Tecnólogo em Agronegócio na disciplina: Ética Profissional. Coordenou Curso de Extensão em Educação Infantil. Participante do Projeto de Extensão: Formação Continuada para Docentes de Escolas Rurais em Assentamentos da Reforma Agrária do RS. Coordenadora do Projeto de Extensão: Formação Continuada de Educadores e Gestores educacionais do espaço prisional. Participante do Grupo de Pesquisa Kairós/UFSM e do Orientadora de acadêmicos do Curso Pós-Graduação Especialização em Proeja - EAD, IF Farroupilha - Campus São Borja, Pólo IFAR - Campus Júlio de Castilhos; participante do grupo de pesquisa TransformAção - Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Trabalho Pedagógico na Educação Profissional, do(a) Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente docente da disciplina Politicas Educacionais, Organização e os Processos de Gestão na Escola, orientadora de TCC de acadêmicos do curso de Pós-Graduação Gestão Escolar.


http://lattes.cnpq.br/4450428189557945

Elisângela Fouchy Schons

Mestrado

DE


Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal de Pelotas (1998) , especialização em Educação Profissional Int a Educ de Jovens e Adult pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010) e mestrado-profissionalizante em Mestrado Profis.no Ensino de Fís. e Matemática pelo Centro Universitário Franciscano (2012) . Atualmente é Professor Titular do Instituto Federal Farroupilha. Tem experiência na área de Matemática.


http://lattes.cnpq.br/4571978841839381

Ênio Grigio

Doutorado

DE


Possui Graduação em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (1995), Graduação em História pela Universidade Federal de Santa Maria (2001), Especialização em História do Brasil (2003) e Mestrado em Integração Latino-Americana pela Universidade Federal de Santa Maria (2005), Doutorado em História pela Unisinos, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Igreja, Irmandades, Relações Étnico-Raciais, Pós-abolição, Educação de Jovens e Adultos. Professor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha - Campus Júlio de Castilhos.


http://lattes.cnpq.br/2810630912921242

Graciele de Borba Gomes Arend

Mestrado

DE


Possui graduação em Matemática Licenciatura pelo Centro Universitário Franciscano (2008) e mestrado em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria (2012). Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - Campus Júlio de Castilhos, atuando em todas as modalidades de ensino.


http://lattes.cnpq.br/7974917146287439

Janaína da Silva Sá

Doutorado

DE


Possui graduação em Letras Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (1999), Especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pelo Centro Universitário Franciscano (2002), Mestrado em Letras - Estudos Literários pela Universidade Federal de Santa Maria (2006) e Doutorado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2017). Atualmente é professora do Instituto Federal Farroupilha. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua e Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura, História, Estudos Culturais, Margens e Minorias, Ensino Técnico.

 

http://lattes.cnpq.br/9458347377432710

Juliana Mezomo Cantarelli

Mestrado

DE


Possui graduação em ciências sociais - bacharelado pela Universidade Luterana do Brasil (2007) e graduação em ciências sociais - licenciatura pela Universidade Luterana do Brasil (2007).Especialista em Metodologia de Ensino na Educação Superior (Facinter), especialista em Criança e Adolescente em Situação de risco (Unifra), especialista em Educação para a Diversidade (UFRGS) e especialista em Ensino de Sociologia (UFSM) . Mestra em Educação pela UFSM - linha Práticas escolares e políticas públicas.É docente efetiva do Instituto Federal Farroupilha, aprovada no concurso público de 2014, lotada no campus Júlio de Castilhos, atuando nas disciplinas de Sociologia, Sociologia da Educação, Filosofia da Educação, Saberes docentes e formação continuada. Doutoranda em Educação - UFPel - linha Currículo, Profissionalização e Trabalho Docente, orientador - Álvaro Hypolito. Pesquisadora e vice-líder no grupo de pesquisa Políticas de Integração Curricular para a Educação Básica e Profissional - Delphos - do Instituto Federal Farroupilha.

 

http://lattes.cnpq.br/4831368421028325

Lorens Estevan Buriol Sigueñas

Mestrado

DE


Possui graduação em Matemática Licenciatura Centro Universitário Franciscano (2009), mestrado em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria (2012), atualmente professor efetivo do Instituto Federal Farroupilha campus Júlio de Castilhos.


http://lattes.cnpq.br/3444711861874112

Luciani Missio

Mestrado

DE


É professora do Instituto Federal Farroupilha Campus Júlio de Castilhos. Foi Diretora Geral Pro Tempore do Instituto Federal Farroupilha Campus Júlio de Castilhos (2012 - 2015), Coordenadora de Área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do Curso de Licenciatura em Matemática, e Coordenadora Adjunta do Prodocência deste Campus. Foi Coordenadora do Curso de Licenciatura em Matemática deste Campus no período de julho de 2010 a março de 2012, Coordenadora de Graduação e Pós-Graduação de março de 2012 a julho de 2012 e Diretora de Ensino Substituta deste Campus no mesmo período. Possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2007), Especialização em Educação Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria (2010) e possui graduação em Matemática Licenciatura Plena pela mesma universidade (2004). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: matemática pura, educação matemática e matemática financeira.


http://lattes.cnpq.br/7275998984636951

Lucinara Bastiani Corrêa

Mestrado

DE


Possui graduação em Educação Especial Deficientes Audiocomunicação pela Universidade Federal de Santa Maria (1997); Mestra em Educação Profissional e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Maria (2017). Atualmente é docente do Instituto Federal Farroupilha. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão, diversidade, formação de professores, imaginário social e cultura.


http://lattes.cnpq.br/7015010540283703

Mara Rubia Machado Couto

Mestrado

DE


Possui Graduação em Matemática-LP, Especialização em Estatística e Modelagem Quantitativa e Mestrado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é professora de matemática e estatística no Instituto Federal Farroupilha - Câmpus Júlio de Castilhos. Tem experiência na área de Matemática, Probabilidade e Estatística Aplicadas. Desenvolve atividades ligadas às especialidades de bioestatística, biometria e experimentação agrícola.

 

http://lattes.cnpq.br/9660657907680669

Maria Angélica Figueiredo Oliveira

Mestrado

DE


Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade de Cruz Alta (2000), Especialização em Informática na Educação (2003), Mestrado em Engenharia de Produção- Ênfase em TI pela Universidade Federal de Santa Maria (2009) e Licenciatura Plena em Educação Profissional - UFSM (2010). Atualmente é doutoranda do programa de Pós Graduação em Informática na Educação - UFRGS. É professora do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) - campus Júlio de Castilhos. Atua nas seguintes áreas: Mídias Digitais na Educação, Programação e Banco de Dados e Gestão de TI com ênfase em Segurança da Informação.


http://lattes.cnpq.br/7786431991866221

Michele Moraes Lopes

Mestrado

DE


Bacharel em Desenho e Plástica pela UFSM (1992). Possui graduação em Artes Visuais pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2003) e Pós-graduação em Metodologia da Arte pela Faculdade Internacional de Curitiba. Mestrado em Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2016). Atualmente é professora de Artes no Instituto Federal de Educação - Campus Júlio de Castilhos. Tem experiência no ensino de Artes, com ênfase em Artes Visuais.


http://lattes.cnpq.br/5384192833928195

Natália Alessandra Kegler

Mestrado

40h


Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria (2013) e mestrado pelo Programa de Pós Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física também pela Universidade Federal de Santa Maria (2016). Tem maior experiência como Professora de Matemática no Ensino Médio e Superior, tento atuado também nos anos finais do ensino fundamental e nas Turmas Preparatórias para ingresso ao Colégio Militar de Santa Maria, Colégio Tiradentes da Brigada Militar, Colégio Politécnico e Colégio Técnico Industrial. Além de ter sido Tutora por dois anos consecutivos do Curso de Disseminadores da Educação Fiscal pela ESAF. Tem interesse e trabalha na área de Educação Matemática com ênfase nos aspectos lúdicos e metodologias diferenciadas para o ensino e aprendizagem de matemática. Atualmente é professora substituta no Instituto Federal Farroupilha - Campus Júlio de Castilhos, onde trabalha com o Ensino Médio e o Ensino Superior no Curso de Licenciatura em Matemática.

 

http://lattes.cnpq.br/1512716366803502

Rosane Bohrer Adornes

Doutorado

DE


Possui graduação em Licenciatura Plena Em Física pela Universidade Federal da Paraíba (1990), mestrado em Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1998) e doutorado em Física pela Universidade Federal de Santa Maria (2006). Tem experiência na área de Astronomia, com ênfase em Astrofísica Extragaláctica. Atuando principalmente nos seguintes temas: hidrogênio neutro, galáxias Seyfert e fontes CSS. Atua também em Ensino de Física / Instrumentação do Ensino desenvolvendo experimentos de baixo custo em termodinâmica e acústica.

http://lattes.cnpq.br/8731301807036384

Rosangela Segala de Souza

Mestrado

DE


Atualmente é professora do Instituto Federal Farroupilha, Campus Júlio de Castilhos, com dedicação exclusiva. Possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Imaculada Conceição (1985) e mestrado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2003). Atuou como professora do Governo do Estado do Rio Grande do Sul (1993 a 2012). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem de Línguas Estrangeiras Modernas - Língua Inglesa, Linguística Aplicada, Tecnologias educacionais no ensino de LE, Letramentos e Leitura e Produção Textual. Desenvolve pesquisas em EAD, desenvolvimento de cursos online, games educativos e produção de material didático digital.


http://lattes.cnpq.br/9864721231850242

Sandra Maria do Nascimento de Oliveira

Doutorado

DE


Possui graduação em LETRAS pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Santiago (1988), especialização Lato Sensu em Leitura, Análise, Reescritura e Produção Textual pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões- URI Campus Santiago e Mestrado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2002). Exerceu a profissão docente na URI - campus Santiago - Escola e Universidade - desde 1998 a 2012. Atualmente, é professora titular do Instituto Federal Farroupilha - campus de Júlio de Castilhos/ RS. Doutora em Letras pela UFSM e faz parte do Projeto internacional SAL (Systemics across Languages), da PUC/SP, da Linha de Pesquisa Linguagem no Contexto Social (UFSM). Suas pesquisas envolvem Linguística Aplicada aos Estudos da Linguagem com foco em Língua Portuguesa na perspectiva da Linguística Sistêmico-Funcional.


http://lattes.cnpq.br/7124715176465413

Sergio da Costa Nunes

Doutorado

DE


Possui graduação em Possui graduação em Licenciatura Plena Para Formação de Professores pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1997), graduação Superior em Tecnologia de Processamento de Dados pela Universidade Luterana do Brasil (1998) , mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (2006), doutorado em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade Luterana do Brasil (2016 ). Atua como Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico na área de Informática no Instituto Federal de Educação Tecnológica Farroupilha - Campus Júlio de Castilhos - RS, concursado com dedicação exclusiva. Experiência didática na área de Ciência da Computação, com ênfase em Teleinformática, Linguagens de Programação, Redes de Computadores, Gerencia de Redes, Sistemas Operacionais, Banco de Dados, aplicativos Office, Tecnologia da Informação, eletrônica analógica e digital, Ensino à Distância - EAD e Formação de Instrutores e Multiplicadores.


http://lattes.cnpq.br/0555490225765351

Siomara Cristina Broch Lago

Doutorado

DE


Possui graduação em Engenharia Química (1994) e licenciatura em Matemática (2000) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É especialista em Engenharia de Segurança no Trabalho (1996 - UFSM) e em Estatística e Modelagem Quantitativa (2006 - UFSM), mestre em Engenharia de Produção (1998 - UFSM) e doutora em Estatística e Experimentação Agropecuária pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) (2013). Atua como docente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal Farroupilha campus Júlio de Castilhos. Tem experiência docente na área de educação matemática, estatística, matemática e segurança do trabalho. Atua em pesquisa e extensão na área de Probabilidade e Estatística Aplicadas e em Educação Matemática.

 

http://lattes.cnpq.br/0613922748029601

Tanísia de Carli Foletto

Doutorado

DE


Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria (2002), Mestrado em Modelagem Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2008) e doutorado em Engenharia de Automação e Sistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013).


http://lattes.cnpq.br/3870982512585317

 

 

SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - (55) 3218 9800 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - jboss-sig-02.iffarroupilha.edu.br.inst2