2018, Graciela Fagundes Rodrigues, Liliana Maria Passerino , Processos inclusivos, formação continuada de professores e educação profissional, ISSN: 22381279
2018, Graciela Fagundes Rodrigues, Liliana Maria Passerino , A Formação Profissional de Pessoas com Deficiência e suas Repercussões na Formação dos Professores, ISSN: 19805470
2018, Graciela Fagundes Rodrigues, Katia Soares Coutinho , TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA INCLUSÃO LABORAL: o que a internet tem a oferecer?, ISSN: 24474266
2017, COUTINHO, KÁTIA SOARES, Graciela Fagundes Rodrigues, Liliana Maria Passerino , O Trabalho de Colaboradores com Deficiência nas Empresas: com a Voz os Gestores de Recursos Humanos, ISSN: 14136538
2015, clarissa haas, Graciela Fagundes Rodrigues , BLOGS, EDUCAÇÃO ESPECIAL E FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE: AMPLIANDO OS CONTEXTOS DE APRENDIZAGEM POR MEIO DA WEB, ISSN: 01048481
2015, Graciela Fagundes Rodrigues, Katia Soares Coutinho. , Inclusão Laboral de Pessoas com Deficiência no Brasil e na Espanha: aproximações e distanciamentos, ISSN: 19821654
Publicação em Eventos (26)
2019, Graciela Fagundes Rodrigues, Dielen Caron, Jaderson Gadonski, VIVIAN FLORES COSTA, Perspectivas de Colaboradores com Deficiência acerca do Trabalho, X Mostra da Educação Profissional e Tecnológica (MEPT): Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável, Resumo
2019, Graciela Fagundes Rodrigues, Jaderson Gadonski, VIVIAN FLORES COSTA, Dielen Caron, A LEI DE COTAS SOB O OLHAR DOS TRABALHADORES COM DEFICIÊNCIA EM DUAS ORGANIZAÇÕES DA MICRORREGIÃO DE FREDERICO WESTPHALEN, 34ª JORNADA ACADÊMICA INTEGRADA DA UFSM - JAI, Resumo
2019, Bruna Vitória dos Santos, Solange de Lurdes Pertile, Terezinha Letícia da Silva, Graciela Fagundes Rodrigues, TIAGO ROBERTO HERRMANN, Roberto Franciscatto, TIARA CRISTINA SIQUEIRA RIQUELME, O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS SURDOS NAS ESCOLAS DE FREDERICO WESTPHALEN, 34ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM, Resumo
2019, Graciela Fagundes Rodrigues, Caroline Braga Michel, Laura Marisa Baraldi Volpi, Márcia Rejane Kristiuk Zancan, Tempo para os Estudos e Redes Sociais: Que Relação é essa?, VII Mostra Regional de Ciências, Resumo
2018, Graciela Fagundes Rodrigues, Liliana Passerino, Práticas pedagógicas e profissionalização de pessoas com deficiência: um diálogo necessário., VIII Congresso Brasileiro de Educação Especial e do XI Encontro Nacional de Pesquisadores da Educação Especial, Trabalho Completo
2018, Graciela Fagundes Rodrigues, Tiago Brambilla, Bruno Batista Boniati, Diogo Basso, Gabriela da Silva Ramires, Suelyn Fátima Balestrin, Adaptações no Software ACML visando o Desenvolvimento de uma Aplicação Mobile Híbrida, IX EATI - Encontro Anual de Tecnologia da Informação, Trabalho Completo
2018, Graciela Fagundes Rodrigues, Nicole Carolina Gonzato Rodrigues dos Santos, Elis Angela Botton, PROJETO DE VIDA: UMA POSSIBILIDADE PARA O ENFRENTAMENTO DA EVASÃO ESCOLAR, 33ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI, Resumo
2018, Elis Botton
Graciela Fagundes Rodrigues
Nicole Carolina Gonzato Rodrigues dos Santos
Elinei Pottin Marques, Projeto de Vida: uma possibilidade para o enfrentamento da evasão escolar., III Congresso Internacional ?Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura, Resumo
2018, Elis Angela Botton
Graciela Fagundes Rodrigues
Nicole Carolina Gonzato Rodrigues dos Santos
Elinei Pottin Marques
, Evasão escolar: outros caminhos possíveis, III Congresso Internacional, Resumo
2018, Graciela Fagundes Rodrigues, Suelyn Fátima Balestrin, Diogo Basso, Gabriela da Silva Ramires, Tiago Brambilla, Bruno Batista Boniati, ACML: perspectivas de aprender e comunicar-se em Libras, IX Mostra da Educação Profissional e Tecnológica (MEPT), Resumo
2018, Graciela Fagundes Rodrigues, Lucas Bilibio, VIVIAN FLORES COSTA, Panorama da inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho formal na cidade de Frederico Westphalen, IX Mostra da Educação Profissional e Tecnológica (MEPT), Resumo
2018, Graciela Fagundes Rodrigues, Nicole Carolina Gonzato Rodrigues dos Santos, Elinei Pottin Marques, Elis Angela Botton, Projeto de vida: uma possibilidade para o enfrentamento da evasão escolar, IX Mostra da Educação Profissional e Tecnológica (MEPT), Resumo
2018, Graciela Fagundes Rodrigues, Suelyn Fátima Balestrin, Karine Teixeira, APRENDER LIBRAS: ENTRE CONHECIMENTOS E PRÁTICAS, VI Mostra Regional de Ciências do IFFar ? FW, Resumo
2018, Graciela Fagundes Rodrigues, Lucas Bilibio, Vivian Flores Costa, INCLUSÃO LABORAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: A PERSPECTIVA DE UMA GESTORA DE PESSOAS, VI Mostra Regional de Ciências do IFFar ? FW, Resumo
2018, Graciela Fagundes Rodrigues, Elis Angela Botton, Nicole Carolina Gonzato Rodrigues dos Santos, Elinei Dilamar Pottin Marques, PROJETO DE VIDA: UMA POSSIBILIDADE PARA O ENFRENTAMENTO DA EVASÃO ESCOLAR, VI Mostra Regional de Ciências do IFFar ? FW, Resumo
2017, Graciela Fagundes Rodrigues, Marcia Rejane Kristiuk, Elinei Pottin Marques, Elis Angela Botton, Projeto de vida: planejando caminhos para o êxito na aprendizagem no Instituto Federal Farroupilha Campus Frederico Westphalen, VIII Mostra da Educação Profissional e Tecnológica: a matemática está em tudo., Resumo
2017, Graciela Fagundes Rodrigues, Bruno Batista Boniati, Diogo Basso, Gabrielli da Cruz, Gabriela da Silva Ramires, Suelyn Fátima Balestrin, Acessibilidade Comunicativa em Libras: Possibilidades a partir do Desenvolvimento de um Software, VII EATI Encontro Anual de Tecnologia da Informação, Resumo
2017, Graciela Fagundes Rodrigues, MAGNA TATIANE MACHADO POMINA DE MELLO, FERNANDA DE MOURA MALHEIROS, ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATRIZES E HIDROCARBONETOS PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UMA PROPOSTA DE RECURSO DIDÁTICO, I Feira Regional de Matemática, Resumo
2016, Cláudia Jungs de Almeida
Graciela Fagundes Rodrigues
Magna Tatiane Machado Pomina de Mello
Fabiana Lasta Beck Pires
Anna Maria Deobald, Formação inicial de professores de Química: diálogos com a deficiência visual., VI Encontro Nacional das Licenciaturas, V Seminário Nacional do PIBID, IV Encontro Nacional de Coordenadores do PIBID e X Seminário Institucional PIBID\PUCPR, Resumo Expandido
2016, Graciela Fagundes Rodrigues, Anna Maria Deobald, Cláudia Jungs de Almeida, Fabiana Lasta Beck Pires, MAGNA TATIANE MACHADO POMINA DE MELLO, Formação inicial de professores de Química: diálogos com a deficiência visual, VI Encontro Nacional das Licenciaturas, V Seminário Nacional do PIBID, IV Encontro Nacional de Coordenadores do PIBID e X Seminário Institucional PIBID\PUCPR, Resumo
2016, Daniel Wojahn, Aline Epple, Graciela Fagundes Rodrigues, Objeto de aprendizagem para a utilização do NVDA: Olho Virtual, 4º Seminário Nacional de Inclusão Digital - Senid 2016., Resumo
2015, Magna Tatiane Machado Pomina de Melo, Graciela Fagundes Rodrigues, Vivian Raquel Tolfo Lammers, PRODUÇÃO DE VIDEOAULA PARA O ENSINO DE ELETROQUÍMICA: DIÁLOGOS COM A EDUCAÇÃO INCLUSIVA, III Seminário de Licenciatura, II Congresso Institucional do PIBID, II Seminário de Diversidade e Inclusão, II Encontro de Professores do ProEJA e II Encontro de Gestores de Educação a Distância, Resumo
2014, Graciela Fagundes Rodrigues, EDUCAÇÃO ESPECIAL E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: DIÁLOGOS COM A FORMAÇÃO DOCENTE, X ANPED Sul, Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - Reunião Científica Regional da ANPED, Resumo
2014, Maria Rosangela Bez, Ana Carla Foscarini, Graciela Fagundes Rodrigues, Katia Soares Coutinho, Liliana Passerino, COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA EM CRIANÇAS COM AUTISMO: DO CONCRETO AO TABLET, 16th Biennial Conference of the International Society for Augmentative and Alternative Communication (ISAAC), Resumo
2014, Graciela Fagundes Rodrigues, Roberta Martins Braz Villaça, clarissa haas, COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA NA ESCOLA: A INCLUSÃO EXPERIENCIADA NA AÇÃO PEDAGÓGICA, 16th Biennial Conference of the International Society for Augmentative and Alternative Communication (ISAAC), Resumo
2013, Graciela Fagundes Rodrigues, Liliana Passerino, Softwares de criação de histórias como estratégia para o desenvolvimento da comunicação, V Congresso Brasileiro de Comunicação Alternativa - ISAAC Brasil 2013, Resumo
Capítulos de Livros (21)
2019, Aportes de Vieira Pinto e Vygotsky para uma (re)conceituação da tecnologia assistiva: possibilidades e limitações, Caminhos possíveis à inclusão IV: gênero, educação e humanização, Katia Soares Coutinho, Graciela Fagundes Rodrigues, Liliana Maria Passerino
2018, De Colégio Agrícola de Frederico Westphalen para Instituto Federal Farroupilha: permanências e transições, IFFar 10 anos:ensaios dessa trajetória, Graciela Fagundes Rodrigues, Cesar Augusto González, Mariane Martins Rapôso
2018, ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA EGRESSOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFFAR: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES, Caminhos possíveis da inclusão III: a educação especial e as políticas afirmativas, Graciela Fagundes Rodrigues
2018, Apoios e dificuldades encontradas por servidores de um Instituto Federal de Educação e suas percepções sobre o movimento institucional em prol da inclusão de estudantes com deficiência, Caminhos possíveis à inclusão II Educação Especial: novos prismas., Graciela Fagundes Rodrigues, Joíse de Brum Bertazzo, Vantoir Roberto Brancher
2016, Ações Inclusivas no Campus Panambi: cenários a (re)inventar..., Inclusão e Diversidade: repensando saberes e fazeres na educação profissional, técnica e tecnológica, Carla Luciane Klos Schöninger, Celso João Favaretto, Gabriel Barboza, Graciela Fagundes Rodrigues, Graciela Dotto Castro, Joíse de Brum Bertazzo, Lisiane Goettems
2016, Produção de videoaula para o ensino de Eletroquímica: diálogos com a educação inclusiva, Desafios atuais na formação de professores: consolidando um espaço de estudos no IF Farroupilha, Magna Tatiane Machado Pomina de Melo, Graciela Fagundes Rodrigues, Vivian Raquel Tolfo Lammers
2016, Formação em Educação Inclusiva nos cursos de Licenciatura do IFFar: a disciplina de Educação para a Diversidade e Inclusão em análise, Formação de Professores no IF Farroupilha: novas possibilidades, novos desafios., Graciela Fagundes Rodrigues, Joíse de Brum Bertazzo
2015, O Scala no contexto da educação infantil: desafios e possibilidades nas ações docentes, Comunicação Alternativa: mediação para uma inclusão social a partir do Scala, Graciela Fagundes Rodrigues, Liliana Maria Passerino, Maria Rosangela Bez
2014, Produção de audiolivros: ferramentas de participação e protagonismo, Caderno Pedagógico Curso Formação Continuada de Professores em Tecnologias da Informação e Comunicação Acessíveis, Aline Barbosa, Graciela Fagundes Rodrigues, Debora Vogt
2014, Fórum de Discussão aproximando saberes: Tecnologia Assistiva, Educação Especial e Formação Continuada, Tecnologia e acessibilidade: passos em direção à inclusão escolar e sociodigital, Graciela Fagundes Rodrigues, Clarissa Haas
2014, Atendimento Educacional Especializado e o aplicativo ProDeaf: uma intervenção pedagógica envolvendo estudantes com surdez, Caderno Pedagógico: curso de formação continuada de professores em tecnologia da informação e comunicação acessíveis, Inácio Antônio Athayde Oliveira, Graciela Fagundes Rodrigues, Ygor Corrêa, Clarissa Haas
2014, Tecnologia Assistiva na escola: a possibilidade de um olhar pedagógico inclusivo, Caderno Pedagógico Curso Formação Continuada de Professores em Tecnologias da Informação e Comunicação Acessíveis, Roberta Martins Braz Villaça, Graciela Fagundes Rodrigues, Clarissa Haas
2014, Lendo, aprendendo e incluindo com parlendas em suporte digital, Caderno Pedagógico Curso Formação Continuada de Professores em Tecnologias da Informação e Comunicação Acessíveis, Viviane Gimenez Santos Colioni, Graciela Fagundes Rodrigues, Debora Vogt
2013, 'Comunicar sim, mas como'? os sentidos produzidos sobre a comunicação alternativa por professoras de educação especial, Comunicar para incluir, Graciela Fagundes Rodrigues, Liliana Passerino
2013, Tecnologia Assistiva: leitor de tela NVDA, Caderno Pedagógico: curso de formação de professores em tecnologias da informação e comunicação acessíveis, Cléia Demétrio Pereira, Graciela Fagundes Rodrigues, Saulo Neves
2013, Tecnologia Assistiva: comunicação alternativa - símbolos PECS, Caderno Pedagógico: curso de formação de professores em tecnologias da informação e comunicação acessíveis, Carla Cristina de Moares Souza, Graciela Fagundes Rodrigues, Saulo Neves
2013, Tecnologia Assistiva: software Boardmaker, Caderno Pedagógico: curso de formação de professores em tecnologias da informação e comunicação acessíveis, Giovanna Baldini Beraldo, Graciela Fagundes Rodrigues, Saulo Neves
2013, Tecnologia Assistiva: software falador, Caderno Pedagógico: curso de formação de professores em tecnologias da informação e comunicação acessíveis, Aparecida das Dores Borges e Sousa, Graciela Fagundes Rodrigues, clarissa haas
2013, Plano de Ação Pedagógica: aprendendo com objetos de aprendizagem na web, o trabalho desenvolvido na sala de recursos multifuncionais, Caderno Pedagógico: curso de formação de professores em tecnologias da informação e comunicação acessíveis, Rosana Maria Damoso Fachini, Graciela Fagundes Rodrigues, clarissa haas
2013, Plano de Ação Pedagógica: plano de atendimento educacional especializado - AEE, Caderno Pedagógico: curso de formação de professores em tecnologias da informação e comunicação acessíveis, Juliana Ribeiro de Almeida, Graciela Fagundes Rodrigues, clarissa haas
2013, Tecnologia Assistiva: Pranchas de comunicação e Dasher, Caderno Pedagógico: curso de formação de professores em tecnologias da informação e comunicação acessíveis, Linamaria Soares Ribeiro de Moraes, Graciela Fagundes Rodrigues, Saulo Neves
Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de
Períodicos (3)
2019,Consultor ad hoc de revista científica, Bento Gonçalves, Regional, Revista
2019,Consultor ad hoc de revista científica, Florianópolis, Nacional, Revista Digital
2017,Consultor ad hoc de revista científica, Itapetininga, Nacional, Avaliadora de artigos ad hoc
Participação em Colegiados e Comissões (5)
Comitê de Ética na Pesquisa do IFFar (CEP), Membro, Instituto Federal Farroupilha
Comitê de Ética na Pesquisa (CEP), Membro, Instituto Federal Farroupilha
Comitê Institucional de Pesquisa (CIP), Membro, Instituto Federal Farroupilha
Comitê Institucional de Pesquisa (CIP), Membro, Instituto Federal Farroupilha
Comitê Institucional de Pesquisa (CIP), Membro, Instituto Federal Farroupilha