|
Dissertações |
|
1
|
-
FERNANDA REOLON BALDIATI
-
DESAFIOS E DIFICULDADES DOS DISCENTES DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS SÃO BORJA NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA
-
Orientador : TANIAMARA VIZZOTTO CHAVES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
RICARDO ANTONIO RODRIGUES
-
RITA DE CÁSSIA PISTÓIA MARIANI
-
TANIAMARA VIZZOTTO CHAVES
-
Data: 27/Mar/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Diante da percepção de um número significativo de discentes que ingressam no Instituto Federal Farroupilha, Campus São Borja, no 1º ano do Ensino Médio Integrado do Curso em Eventos e Informática, que enfrentam dificuldades e desafios no processo de ensino-aprendizagem de matemática, o presente estudo traz como proposta investigar e refletir sobre quais seriam as causas que estariam contribuindo para acentuar a problemática, visando refletir sobre os fatores que podem colaborar para a reprovação na respectiva disciplina e por consequência levar a evasão e/ou transferência institucional. Os sujeitos pesquisados foram os estudantes do 3º ano do Ensino Médio Integrado de ambos os cursos e também docentes de matemática que atuam nestes cursos. As técnicas de coleta de dados foram, o questionário por meio do Google Forms, para os estudantes e a Roda de Conversa, com docentes. A análise dos dados foi realizada pelo método de triangulação, considerando ser uma combinação de metodologias diferentes para analisar o mesmo fenômeno. Como resultados principais da pesquisa tem-se que a mudança na rotina escolar impactada pelo aumento de horas e disciplinas, leva muitos alunos a não conseguirem articular os estudos, gerando dificuldades de compreensão na matemática, por exemplo; outro fato evidenciado é a falta de conhecimento prévio dos alunos em conteúdos de matemática básica e, consequentemente a dificuldade no entendimento do que está sendo ministrado pelo professor. Portanto, não é possível pontuar apenas um elemento que esteja contribuindo para essa problemática, mas sim um conjunto de fatores. De forma geral, percebe-se um espelhamento das dificuldades do Ensino Fundamental no Ensino Médio, no que se refere a compreensão matemática. Com base nesta análise, desenvolveu-se um Guia Didático, como produto educacional, voltado para os estudantes ingressantes do Ensino Médio Integrado, com o objetivo de auxiliar os mesmos com relação a adaptação na instituição bem como no sentido de melhor compreender os conhecimentos relacionados a disciplina de matemática sendo menos desafiador e minimizando as dificuldades
-
Mostrar Abstract
-
Faced with the perception of a significant number of students who enter the Instituto Federal Farroupilha, Campus São Borja, in the 1st year of Integrated High School of the Course in Events and Informatics, who face difficulties and challenges in the teaching-learning process of mathematics, the present The study proposes to investigate and reflect on what would be the causes that would be contributing to accentuate the problem, aiming to reflect on the factors that can contribute to failure in the respective discipline and, consequently, lead to evasion and/or institutional transfer. The researched subjects were the students of the 3rd year of the Integrated High School of both courses and also mathematics professors who work in these courses. The data collection techniques were the questionnaire through Google Forms , for students and the Conversation Wheel, with teachers. Data analysis was performed using the triangulation method, considering it to be a combination of different methodologies to analyze the same phenomenon. As main results of the research, the change in the school routine, impacted by the increase in hours and subjects, leads many students to not be able to articulate their studies, generating difficulties in understanding mathematics, for example; Another evidenced fact is the lack of prior knowledge of students in basic mathematics content and, consequently, the difficulty in understanding what is being taught by the teacher. Therefore, it is not possible to point out only one element that is contributing to this problem, but a set of factors. In general, there is a mirroring of the difficulties of Elementary School in High School, with regard to mathematical understanding. Based on this analysis, a Didactic Guide was developed, as an educational product, aimed at incoming students of Integrated High School, with the objective of helping them with regard to adaptation in the institution as well as in the sense of better understanding the knowledge related to math subject being less challenging and minimizing difficulties
|
|
2
|
-
MARGARETE DORNELES SAUCEDO
-
MORADIA ESTUDANTIL IFFar - CAMPUS SVS: MEMÓRIAS E CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO INTEGRAL DOS ESTUDANTES
-
Orientador : MARIA ROSANGELA SILVEIRA RAMOS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANA CLAUDIA DE OLIVEIRA DA SILVA
-
CATIANE MAZOCCO PANIZ
-
MARIA ROSANGELA SILVEIRA RAMOS
-
MARIGLEI SEVERO MARASCHIN
-
Data: 13/Abr/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Este trabalho foi desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar), dentro da linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A pesquisa teve como objetivo analisar as contribuições da Moradia Estudantil do IFFar-SVS para a formação integral dos estudantes. Cabe destacar que o interesse pela temática referente à moradia estudantil (ME) vem ao encontro da minha trajetória profissional e a curiosidade em conhecer a história deste ambiente educacional. O caminho metodológico da pesquisa foi fundamentado na abordagem qualitativa, valendo-se também dos métodos descritivo e exploratório, ainda se destaca na modalidade de “Estudo de Caso”. O lócus da pesquisa foi no IFFar Campus São Vicente do Sul. Os sujeitos foram: (a) estudantes-residentes na ME durante o itinerário formativo no ano de 2022; (b) servidores egressos. A construção dos dados foi por meio da: (a) pesquisa documental; (b) pesquisa bibliográfica; (c) questionário semiestruturado na modalidade online, no formato individual e disponibilizado pelo google forms; (d) entrevista semiestruturada individual com servidores-egressos do IFFar-SVS que residiram na Moradia Estudantil; (e) entrevistas para o produto educacional; e (f) organização de fotos, vídeos, áudios para elaboração do produto educacional; com o propósito de buscar informações com os sujeitos participantes. Para a interpretação dos dados coletados, a metodologia utilizada foi a Análise Textual Discursiva (ATD), proposta por Moraes e Galiazzi (2016). Após a análise dos dados coletados, emergiram em duas categorias iniciais, sendo as “Políticas de Assistência Estudantil” e “Formação Humana e Integral”, as quais foram unidas de forma mais genérica chegando a uma categoria final “A auto(trans)formação dos estudantes da Moradia Estudantil do IFFar Campus SVS”. Assim percebemos que a partir das relações e convivências com os outros estudantes, o indivíduo pode refletir sobre as suas práticas, se auto(trans)formando nos diferentes contextos. Identificamos que a ME do IFFar SVS não é apenas um espaço para residir. A ME é um lugar de vivências, de aprendizagens e de transformações, que possibilita os estudantes vivenciarem seu processo formativo, mas também desenvolverem habilidades como responsabilidade, autonomia, respeito e amizades, de maneira que a vivência nesse ambiente escolar, colabora para sua formação humana. A partir dos dados coletados e dos resultados alcançados, foi elaborado um documentário como produto educacional com o objetivo de reconhecer as contribuições da ME do IFFar – SVS para a formação humana e integral dos estudantes. A finalidade desta pesquisa foi resgatar as memórias da Moradia Estudantil do referido Campus e identificar as contribuições para a formação integral dos estudantes. Deste modo, conseguimos demonstrar um pouco da história e dar mais ênfase a esse ambiente educacional acolhedor e importante para a formação humana e integral dos estudantes do IFFar-SVS.
-
Mostrar Abstract
-
This work was developed in the Graduate Program in Professional and Technological Education (ProfEPT) of the Farroupilha Federal Institute of Education, Science and Technology (IFFar), within the research line Organization and Memories of Pedagogical Spaces in Professional and Technological Education (PTE). The research aimed to analyze the contributions of the IFFar-SVS Student Housing for the integral formation of students. It should be noted that the interest in the subject related to Student Housing (SH) is in line with my professional career and the curiosity to know the history of this educational environment. The methodological path of the research was based on the qualitative approach, also making use of the descriptive and exploratory methods, still stands out in the modality of "Case Study". The research locus was at the IFFar Campus São Vicente do Sul. The subjects were: (a) students-residents at SH during the training itinerary in the year 2022; (b) egress servers. The construction of the data was through: (a) documentary research; (b) bibliographic research; (c) semi-structured online questionnaire, in individual format and available through google forms; (d) individual semi-structured interview with IFFar-SVS graduates who lived in the Student Housing; (e) interviews for the educational product; and (f) organization of photos, videos, audios for the elaboration of the educational product; with the purpose of seeking information with the participating subjects. For the interpretation of the collected data, the methodology used was the Discursive Textual Analysis (DTA), proposed by Moraes and Galiazzi (2016). After analyzing the collected data, two initial categories emerged, namely “Student Assistance Policies” and “Human and Integral Training”, which were united in a more generic way, reaching a final category “The self(trans)training of students of Student Housing at IFFar Campus SVS”. Thus, we realize that from the relationships and coexistence with other students, the individual can reflect on their practices, self-(trans)forming in different contexts. We identified that the IFFar SVS SH is not just a place to reside. The SH is a place of experiences, learning and transformations, which allows students to experience their formative process, but also to develop skills such as responsibility, autonomy, respect and friendships, so that the experience in this school environment contributes to their human formation. From the data collected and the results achieved, a documentary was prepared as an educational product with the objective of recognizing the contributions of the SH of IFFar – SVS for the human and integral formation of the students. The purpose of this research was to rescue the memories of the Student Housing of the referred Campus and to identify the contributions for the integral formation of the students. In this way, we were able to show a little of the history and give more emphasis to this welcoming and important educational environment for the human and integral formation of IFFar-SVS students.
|
|
3
|
-
CRISTIANO GOMES CARVALHO
-
UMA ANÁLISE SOBRE O LETRAMENTO DIGITAL A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DA TAXONOMIA DE BLOOM NA EPT
-
Orientador : RICARDO ANTONIO RODRIGUES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
FABIO DINIZ ROSSI
-
MARCELE TEIXEIRA HOMRICH RAVASIO
-
RICARDO ANTONIO RODRIGUES
-
SERGIO DA COSTA NUNES
-
Data: 20/Abr/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente dissertação visa realizar uma análise na utilização do Letramento Digital juntamente com a Taxonomia de Bloom, buscando atender as necessidades dos estudantes do primeiro e segundo semestre do Curso Técnico em Informática, que tem dificuldades com a ambientação das ferramentas utilizadas durante o curso, buscando o crescimento omnilateral do estudante, através de cursos públicos de qualidade. Novos conhecimentos possibilitam libertar pessoas, dando-lhes nova cultura, possibilitando o desenvolvimento intelectual, individual e social. Combater a exclusão digital dos estudantes a partir do letramento digital, permitindo que possam se ambientar com novas ferramentas previamente, através de material audiovisual, a classificação biológica como originalmente foi criada para classificação de filos, e utilizada como referência para a Taxonomia de Bloom é capaz de auxiliar o professor e profissionais da educação a diagnosticar e resolver problemas de avaliação e curriculares. Como resultado pretendido o produto educacional será criado em formato de vídeos, para que os estudantes possam utilizá-los, em auxílio às disciplinas de tecnologia da informação no início de sua trajetória. O processo de análise de dados utilizado será quanti-qualitativo, sendo quantitativamente utilizado o SUS (SYSTEM USABILITY SCALE), e Qualitativamente será realizada através de um pesquisa ação, que investigará o ganho de conhecimento após a utilização dos vídeos.
-
Mostrar Abstract
-
This dissertation aims to carry out an analysis in the use of Digital Literacy together with Bloom's Taxonomy, seeking to meet the needs of students in the first and second semester of the Technical Course in Informatics, who have difficulties with the setting of the tools used during the course, seeking the omnilateral growth of the student, through quality public courses. New knowledge makes it possible to free people, giving them a new culture, enabling intellectual, individual and social development. Combating the digital exclusion of students based on digital literacy, allowing them to get used to new tools previously, through audiovisual material, the biological classification as it was originally created for the classification of phyla, and used as a reference for Bloom's Taxonomy is capable of to help teachers and education professionals to diagnose and solve evaluation and curriculum problems. As a planned result, the educational product will be created in video format, so that students can use them, in aid of information technology disciplines at the beginning of their trajectory. The data analysis process used will be quantitative and qualitative, being quantitatively used the SUS (SYSTEM USABILITY SCALE), and Qualitatively it will be carried out through a research action, which will investigate the gain of knowledge after using the videos.
|
|
4
|
-
DENISE BELCHOR DE SANTIS
-
Resíduos sólidos no contexto da formação humana integral: aprendizagens no Curso Técnico em Cozinha Integrado EJA/EPT (PROEJA)
-
Orientador : MARIA ROSANGELA SILVEIRA RAMOS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CATIANE MAZOCCO PANIZ
-
JUDITE SCHERER WENZEL
-
MARIA ROSANGELA SILVEIRA RAMOS
-
TANIAMARA VIZZOTTO CHAVES
-
Data: 28/Abr/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente pesquisa aborda os diferentes discursos, que compõem o campo educacional e o avanço em todos os níveis e modalidades de ensino, incluindo a Educação Profissional e tecnológica - EPT, no que se refere a formação de seus educandos, visando a integração de todas as suas dimensões da vida no processo educativo e a formação integral dos sujeitos. Nesse contexto, caracterizamos como tema da pesquisa as aprendizagens do manejo referentes ao descarte e reciclagem dos resíduos sólidos na cozinha, destacando a importância das relações da educação para a sustentabilidade. Estima-se que os cursos profissionais na área de alimentação possuem um papel preponderante na multiplicação dos princípios da educação ambiental e da sustentabilidade. Nesse sentido, ressaltou-se a importância de compreender como o ensino referente aos resíduos sólidos contribui para que os alunos se inserirem no mundo do trabalho de modo compromissado com o desenvolvimento sustentável e humano. A presente pesquisa objetivou reconhecer as aprendizagens dos egressos do Curso Técnico em Cozinha Integrado EJA/EPT (PROEJA) do IFFar - campus São Borja, quanto ao manejo dos resíduos sólidos com atenção para a preservação do meio ambiente. Para isso, foi necessário conhecer a organização curricular do referido curso e verificar em qual momento/etapa de aprendizagem está proposto as orientações sobre o manejo dos resíduos sólidos na cozinha, no que tange às questões ambientais com vistas à formação humana integral dos discentes. Diante desse propósito, buscou-se entender de que maneira os egressos do curso Técnico em Cozinha Integrado EJA/EPT (PROEJA) estão implementando em seus contextos as aprendizagens práticas referentes ao manejo adequado dos resíduos sólidos, bem como seu reaproveitamento, com cuidados ao meio ambiente. A metodologia pauta-se nos procedimentos de abordagem qualitativa, sendo que a coleta dos dados se deu por meio de entrevista, realizada de forma presencial e individual. Com isso detectou-se a percepção dos sujeitos participantes da pesquisa, sobre a problemática dos resíduos sólidos. Para análise dos dados utilizou-se a metodologia da análise Textual Discursiva (ATD) proposta por Moraes e Galiazzi (2019). Ainda, a partir dos dados coletados e dos resultados obtidos, elaborou-se o produto educacional decorrente desta pesquisa, que foi a elaboração de uma sequência didática (SD) sobre resíduos sólidos. Assim compreendeu-se através da investigação, que a perspectiva formativa é essencial para o processo de educação ambiental para os egressos do Curso Técnico em Cozinha Integrado EJA/EPT (PROEJA) e que são capazes de terem a tomada de consciência frente a suas atitudes, frente ao manejo de fato de resíduos sólidos, sendo iniciada durante as aulas do curso e perpetuada no seu lar e ambiente de trabalho.
-
Mostrar Abstract
-
The present research addresses the different discourses that make up the educational field and the advancement in all levels and modalities of education, including Professional and Technological Education (PTE), regarding the formation of their learners, aiming at the integration of all dimensions of life in the educational process and the integral formation of individuals. In this context, we characterize the topic of the research as the learning of management related to the disposal and recycling of solid waste in the kitchen, highlighting the importance of the relationships between education and sustainability. It is estimated that professional courses in the food area have a preponderant role in the multiplication of the principles of environmental education and sustainability. In this sense, the importance of understanding how teaching regarding solid waste contributes to students' insertion into the world of work in a committed manner to sustainable and human development was emphasized. The present research aimed to recognize the learning of graduates from the Integrated Technical Course in Kitchen PROEJA of IFFar - São Borja campus, regarding the management of solid waste with attention to environmental preservation. For this, it was necessary to know the curricular organization of the mentioned course and to verify at which moment/stage of learning the guidelines on the management of solid waste in the kitchen are proposed, regarding environmental issues, with a view to the integral human formation of the students. Given this purpose, we sought to understand how graduates of the Integrated Technical Course in Kitchen PROEJA are implementing practical learning regarding the proper management of solid waste, as well as its reuse, with care for the environment, in their contexts. The methodology is based on qualitative approach procedures, and the data collection was done through an interview, conducted in a face-to-face and individual manner. Thus, the perception of the research participants on the problem of solid waste was detected. For data analysis, the methodology of Textual Discursive Analysis (TDA) proposed by Moraes and Galiazzi (2019) was used. Furthermore, based on the collected data and the results obtained, the educational product resulting from this research was elaborated, which was the development of a didactic sequence (DS) on solid waste. Thus, it was understood through the investigation that the formative perspective is essential for the process of environmental education for graduates of the Integrated Technical Course in Kitchen PROEJA and that they are capable of becoming aware of their attitudes towards the proper management of solid waste, which is initiated during the course classes and perpetuated in their home and work environment.
|
|
5
|
-
DIVANE BACIN BOLZAN
-
A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO COM A ESCRITA PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIOCOMUNICATIVO DOS ESTUDANTES A construção e aplicabilidade da linguagem escrita no Ensino Médio
-
Orientador : LETICIA RAMALHO BRITTES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANA CLAUDIA DE OLIVEIRA DA SILVA
-
ANA MARLI BULEGON
-
LETICIA RAMALHO BRITTES
-
Data: 26/Mai/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta dissertação, intitulada: “A importância do trabalho com a escrita para o desenvolvimento sociocomunicativo dos estudantes - A construção e aplicabilidade da linguagem escrita no Ensino Médio”, tem como objetivo descrever a pesquisa para a compreensão das principais dificuldades que os estudantes do ensino médio relatam ao escrever textos argumentativos, relacionando a importância da produção textual ao desenvolvimento sociocomunicativo dos estudantes. Além da análise de dados, registro e formulação de hipóteses, a dissertação registra ainda a produção de aplicação de material em forma de oficina de texto - produto educacional - que contribuiu para sanar as dificuldades advindas da análise dos questionários aplicados aos estudantes. Todo o trabalho desenvolvido têm como fundamental objetivo contribuir para que os jovens participem efetivamente na sociedade, fomentando assim a construção de uma Educação Profissional e Tecnológica (EPT) que contemple a omnilateralidade dos sujeitos. A pesquisa qualitativa analisa os dados coletados entre estudantes do terceiro ano do Ensino Médio de escola Pública Estadual no Município de Jaguari -RS. A coleta de dados deu-se por meio de visita inicial à turma pesquisada, seguida da aplicação de um questionário no Google Forms a todos os estudantes que concordaram em fazê-lo. Os dados obtidos foram analisados sob a forma de Análise Crítica de Discurso, com registro descritivo detalhado de todas as informações que forem relevantes à pesquisa. Após a análise dos dados coletados, como forma de contribuição com os sujeitos pesquisados, a elaboração, aplicação e avaliação do produto educacional tem como objetivo contribuir para esclarecer questões pertinentes à temática da escrita, promovendo a inserção dos jovens na sociedade contemporânea, facilitando que os mesmos expressem seus argumentos em textos descritivos de forma clara e coesa. Ao final da pesquisa, almeja-se esclarecer a importância de que os estudos gramaticais que são ofertados aos estudantes sirvam para a real inserção profissional no mundo do trabalho e participação efetiva na sociedade. A pesquisa será ainda de grande valia na própria formação pessoal e profissional da pesquisadora, pois auxiliará a compreender as reais necessidades dos estudantes na aplicabilidade dos conhecimentos da Língua Portuguesa na escrita.
-
Mostrar Abstract
-
This dissertation, entitled: "The importance of working with writing for the socio-communicative development of students - The construction and applicability of written language in high school", aims to describe the research for understanding the main difficulties that high school students face. report when writing argumentative texts, relating the importance of textual production to the socio-communicative development of students. In addition to data analysis, recording and formulation of hypotheses, the dissertation also records the production of application of material in the form of a text workshop - educational product - which contributed to solving the difficulties arising from the analysis of the questionnaires applied to students. All the work developed has the fundamental objective of contributing so that young people participate effectively in society, thus fostering the construction of a Vocational and Technological Education (EPT) that contemplates the omnilaterality of the subjects. The qualitative research analyzes the data collected among students of the third year of High School of a State Public School in the Municipality of Jaguari -RS. Data collection took place through an initial visit to the researched class, followed by the application of a questionnaire in Google Forms to all students who agreed to do so. The data obtained were analyzed in the form of Critical Discourse Analysis, with a detailed descriptive record of all information relevant to the research. After analyzing the collected data, as a way of contributing to the researched subjects, the elaboration, application and evaluation of the educational product aims to contribute to clarifying issues relevant to the theme of writing, promoting the insertion of young people in contemporary society, facilitating that themselves express their arguments in descriptive texts in a clear and cohesive way. At the end of the research, the aim is to clarify the importance that the grammar studies offered to students serve for real professional insertion in the world of work and effective participation in society. The research will also be of great value in the researcher's own personal and professional training, as it will help to understand the real needs of students in the applicability of knowledge of the Portuguese language in writing.
|
|
6
|
-
ELEANDRO SOARES RODRIGUES
-
PROGRAMA PERMANÊNCIA E ÊXITO DO IFFAR: UMA ANÁLISE DAS AÇÕES
-
Orientador : CATIANE MAZOCCO PANIZ
-
MEMBROS DA BANCA :
-
CATIANE MAZOCCO PANIZ
-
MARCELE TEIXEIRA HOMRICH RAVASIO
-
MARIGLEI SEVERO MARASCHIN
-
RENATO XAVIER COUTINHO
-
Data: 27/Jun/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Historicamente, a evasão escolar está no rol dos problemas enfrentados pela educação brasileira. Na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), essa realidade não é diferente, além de que vários estudos têm apontado os principais fatores que levam a esse abandono estudantil. Nesse sentido, com vistas à superação ou à mitigação das causas que levam à evasão e à retenção, desde o ano de 2013, a partir de um trabalho de auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU), junto a alguns Institutos Federais de Educação (IFs), que culminou na expedição do Acórdão nº 506/2013, várias ações estão sendo realizadas no âmbito da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (RFEPT), principalmente, junto aos IFs, no sentido de fortalecimento da relação estudante - escola, garantindo a permanência e o êxito desses jovens durante o seu percurso formativo. Diante desse contexto, este trabalho de pesquisa se insere nas discussões acerca do fortalecimento da EPT e visa o estudo dos Planos Estratégicos de Permanência e Êxito elaborados pelos IFs, com foco no Programa de Permanência e Êxito (PPE), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar), tendo por objetivo analisar as ações com enfoque à sua construção e implementação. A pesquisa é de caráter qualitativa e quantitativa, com a investigação documental e bibliográfica, que resultou na elaboração de dois manuscritos. No primeiro, objetivou-se uma breve apresentação dos Planos Estratégicos elaborados e implementados pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) do Brasil, buscando relacionar o que fora recomendado pela SETEC e o efetivamente construído. Desse estudo, concluiu-se que a maioria dos IFs aprovou e publicou seus planos ou programas estratégicos, mais precisamente 28 deles, com a maioria desses finalizados até o ano de 2016. Confirmou-se, ainda, que a maioria dos planos ou programas aprovados seguiu estritamente as instruções recomendadas pela SETEC, por meio do Documento Orientador, o que resultou em planos ou programas extensos e pouco exequíveis. Já o segundo manuscrito tratou especificamente sobre o PPE do IFFar, com vistas a analisar as potencialidades e fragilidades a partir da sua construção e implementação. Como conclusões dessa escrita, identificou-se que dentre as potencialidades se destacam a articulação, a sensibilização e a eficiência Institucionais acerca da efetivação do programa à época e que, dentre as fragilidades, essas em maior número, evidencia-se a inexistência de: conceituações e entendimentos institucionais básicos; metas ou resultados esperados; prazos de revisão e atualização e, ainda, métodos de monitoramento e avaliação das ações propostas. Disso, concluiu-se, por fim, que o PPE necessita de revisão e atualização. A partir da análise dos dados coletados e dos resultados obtidos pelos manuscritos, foi elaborado um produto educacional, cuja proposta é um Guia de possibilidades para a atualização do PPE, com ênfase no monitoramento e na avaliação. Como considerações finais, o presente estudo ressalta a importância de existência e manutenção de Planos ou Programas Institucionais que visem à permanência e ao êxito dos estudantes, com vistas ao fortalecimento das Instituições e da Rede EPT.
-
Mostrar Abstract
-
Historically, school dropout is on the list of problems faced by Brazilian education. In Educação Profissional e Tecnológica (EPT), this reality is no different, besides several studies have pointed out the main factors that lead to this student dropout. In this sense, to overcome or mitigate the causes that lead to evasion and retention, since 2013, from an audit work of the Tribunal de Contas da União (TCU), with Institutos Federais de Educação (IFs), which culminated in the issuance of Judgment No. 506/2013, several actions are being taken within the Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (RFEPT), especially with the IFs, to strengthen the student-school relationship, ensuring the permanence and success of these young people during their formative journey. Given this context, this research work is part of the discussions about the strengthening of EPT and aims to study the Planos Estratégicos de Permanência e Êxito developed by the IFs, focusing on the Programa de Permanência e Êxito (PPE) of the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar), to analyze the actions focused on its construction and implementation. The research is qualitative and quantitative, with documentary and bibliographic research, which resulted in the preparation of two manuscripts. The first, a brief presentation of the Planos Estratégicos developed and implemented by the Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) of Brazil was presented, seeking to relate what was recommended by SETEC and what was built. From this study, it was concluded that most FIs have approved and published their strategic plans or programs, more precisely 28 of them, with most of them completed by the year 2016. It was also confirmed that most of the approved plans or programs strictly followed the instructions recommended by SETEC, through the Guidance Document, which resulted in extensive and not very feasible plans or programs. The second manuscript, on the other hand, dealt specifically with IFFar's PPE, to analyze the potentialities and weaknesses of its construction and implementation. As conclusions of this writing, it was identified that among the potentialities are the articulation, awareness, and institutional efficiency about the effectiveness of the program at the time and that, among the weaknesses, these in greater number, it is evident the lack of basic institutional conceptualizations and understandings; goals or expected results; review and update deadlines and, also, methods for monitoring and evaluation of the proposed actions. From this, it was concluded, finally, that the PPE needs revision and updating. From the analysis of the collected data and the results obtained by the manuscripts, an educational product was elaborated, whose proposal is a Guide of possibilities for updating the PPE, with emphasis on monitoring and evaluation. As final considerations, the present study highlights the importance of the existence and maintenance of Institutional Plans or Programs aimed at the permanence and success of students, to strengthen the Institutions and the EPT Network.
|
|
7
|
-
LURDES ELENA SOARES MAZUI
-
BIBLIOTECA DIGITAL COMO MEMÓRIA E SUPORTE AO CICLO DE ESTUDOS SOBRE CURRÍCULO INTEGRADO
-
Orientador : ADAO CARON CAMBRAIA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ADAO CARON CAMBRAIA
-
LETICIA RAMALHO BRITTES
-
MARIA CRISTINA PANSERA DE ARAÚJO
-
TANIAMARA VIZZOTTO CHAVES
-
Data: 4/Ago/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
A utilização de tecnologias é intensificada cada vez mais na sociedade. As bibliotecas digitais são utilizadas por alunos, professores e a sociedade em geral, pois os livros podem ser acessados com facilidade em qualquer lugar do mundo. Assim, o objetivo desta pesquisa foi analisar a contribuição de uma biblioteca digital como memória e suporte ao Ciclo de Estudos sobre Currículo Integrado. Esta pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa e quanto aos procedimentos foi feito um estudo de caso. Como pano de fundo desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica, seguida de um questionário aos participantes do CECI (alunos e professores). A pesquisa bibliográfica foi feita para compreender a evolução das bibliotecas desde seus primórdios até os dias atuais, analisar os referenciais teóricos que embasam o Currículo integrado, entender o que é o CECI, como organizar a memória do CECI e como a criação de uma biblioteca digital pode contribuir para memória e dar suporte ao Ciclo de Estudos sobre o Currículo Integrado. Além disso, foi realizado um questionário no Google Forms com participantes do CECI para entender as contribuições da Biblioteca Virtual do Observatório do Currículo Integrado, para os estudos coletivos do grupo. Como ferramenta metodológica para a construção e análise dos dados nos aproximamos da Análise Textual Discursiva. Tivemos um ótimo retorno do grupo destacando que uma biblioteca digital vai ser muito importante, pois disponibilizou diversos materiais em um mesmo local o que facilitou o estudo e a pesquisa, organizou diversos textos e autores que discutem o tema com o uso de diferentes mídias o que torna a pesquisa e o estudo coletivo mais dialógico com a comunidade acadêmica.
-
Mostrar Abstract
-
The use of technologies is increasingly intensified in society. Digital libraries are used by students, teachers, and society in general because books can be easily accessed anywhere in the world. Thus, the objective of this research was to analyze the contribution of a digital library as a repository and support for the Integrated Curriculum Study Cycle. This research followed a qualitative approach, and a case study was conducted. As background information, a literature review was carried out, followed by a questionnaire administered to participants of the Integrated Curriculum Study Cycle (students and teachers). The literature review aimed to understand the evolution of libraries from their early days to the present, analyze the theoretical references that support the Integrated Curriculum, understand what the Integrated Curriculum Study Cycle entails, how to organize its repository, and how the creation of a digital library can contribute to the memory and support of the Study Cycle. Additionally, a questionnaire was administered on Google Forms to participants of the Integrated Curriculum Study Cycle in order to understand the contributions of the virtual library of the Integrated Curriculum Observatory to the collective studies of the group. Textual Discourse Analysis was used as the methodological tool for data construction and analysis. We received positive feedback from the group, emphasizing that a digital library will be very important, as it provides access to various materials in one place, facilitating study and research. It organizes numerous texts and authors discussing the topic using different media, thus making research and collective study more interactive within the academic community.
|
|
8
|
-
CESAR AUGUSTO DE DEUS
-
ATIVIDADES DESPLUGADAS SOBRE ÁLGEBRA DE BOOLE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UMA ANÁLISE À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
-
Orientador : ADAO CARON CAMBRAIA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ADAO CARON CAMBRAIA
-
CATIANE MAZOCCO PANIZ
-
LENIR BASSO ZANON
-
TANIAMARA VIZZOTTO CHAVES
-
Data: 3/Nov/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta dissertação, intitulada: “Atividades Desplugadas sobre Álgebra de Boole na Educação Profissional e Tecnológica: Uma análise à luz da Pedagogia Histórico-Crítica” tem como objetivo geral analisar as características do ensino de Álgebra de Boole na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), levando em conta as premissas da computação desplugada (CD) e Pedagogia Histórico Crítica (PHC), para responder o problema de pesquisa: de que forma as atividades desplugadas, pautadas na PHC, contribuem na construção de conceitos de Álgebra Booleana na EPT? Na busca por respostas, está registrado nesta Dissertação, uma fundamentação teórica embasada em documentos Institucionais do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar) e do Curso Técnico em Informática Integrado, oferecido no Campus São Borja, bem como fundamentações da CD, da PHC do Professor Demerval Saviani e aproximações com a Psicologia Histórico-Cultural, enraizadas nas mesmas teorias Markxistas. Como fundamentação, registra-se a execução de uma Revisão Sistemática sobre CD na EPT, na perspectiva HC. Em prosseguimento, esta dissertação apresenta o planejamento e realização de uma sequência de quatro aulas, ministradas nas duas turmas de segundo ano do EMI do IFFar – Campus São Borja, pensadas dentro do ciclo da Pesquisa-ação, que permitiu a aplicação do Produto Educacional e teve como objetivo: ensinar a importância da Álgebra de Boole para a Tecnologia e a sua influência no mundo em que vivemos. Para continuidade do ciclo da Pesquisa-ação, apresenta-se a aplicação de respostas em Questionários Semiestruturados e a construção de Mapas Conceituais, por todos os estudantes da aula, bem como o registro das aulas no Diário do Professor. Nas reflexões da avaliação no ciclo da Pesquisa-ação e análise dos dados, relata-se que foi utilizada a Análise de Conteúdo, somente com os dados coletados dos participantes da pesquisa, livres e esclarecidos de acordo comdeterminações do Comitê de Ética na Pesquisa (CEP) e as reflexões registradas do Diário do Professor, para buscar respostas do objetivo da pesquisa que, nesta dissertação, contém o registro descritivo de todas as informações que foram relevantes à pesquisa. Ao final da pesquisa, primeiramente, intenciona-se esclarecer que a sequência Didática, devidamente planejada, levou benefícios ao utilizar o Produto Educacional nas aulas de Hardware II, sobre a Álgebra Boole, onde, considerou-se que houve o estímulo de novos saberes. Ainda, observa-se a intenção de gerar o espírito investigativo da produção científica, ao convidarmos os Participantes da pesquisa, que são estudantes do EPT, para conhecer e refletir os resultados encontrados na mesma, através de publicações acadêmicas, que estimulam o surgimento de novas pesquisas em educação e tecnologia.
-
Mostrar Abstract
-
This dissertation, entitled: "Unplugged Activities on Boolean Algebra in Professional and Technological Education: An analysis at the view of Historical-Critical Pedagogy" has as its general objective to analyze the characteristics of the teaching of Boolean Algebra at the Professional and Technological Education (PTE), taking into account the premises of unplugged computing (UC) and Critical Historical Pedagogy (CHP), to answer the research problem: how do the unplugged activities, based on CHP, contribute to the construction of Boolean Algebra concepts in PTE? In the search for answers, it is registered in this Dissertation, a theoretical foundation based on Institutional documents of the Federal Institute of Education, Science and Technology Farroupilha (IFFar) and the Technical Course in Integrated Informatics, offered at the São Borja Campus, as well as foundations of the UC, the CHP of Professor Demerval Saviani and approximations with Historical-Cultural Psychology, rooted in the same Marxist theories. As a basis, the execution of a Systematic Review on UC in PTE from the HC perspective is recorded. In continuity, this dissertation presents the planning and realization of a sequence of four classes, taught in the two second-year classes of the Integrated High School of IFFar – Campus São Borja, thought within the cycle of Action Research, which allowed the application of the Educational Product and had as its objective: to teach the importance of Boolean Algebra for Technology and its influence on the world in which we live. To continue the action research cycle, the application of answers in Semi-Structured Questionnaires and the construction of Concept Maps by all students in the class are presented, as well as the record of the classes in the Teacher's Diary. In the reflections of the evaluation in the cycle of Action-Research and data analysis, it is reported that Content Analysis was used, only with the data collected from the research participants, free and clarified according to the determinations of the Research Ethics Committee (REC) and the reflections recorded in the Teacher's Diary, to seek answers of the research objective that, in this dissertation, it contains the descriptive record of all the information that was relevant to the research. At the end of the research, first, it is intended to clarify that the Didactic sequence, properly planned, brought benefits when using the Educational Product in the classes of Hardware II, on Boolean Algebra, where it was considered that there was the stimulation of new knowledge. In addition, there is the intention to generate the investigative vocation of scientific production, by inviting the participants of the research, who are students of the PTE, to know and to reflect on the results found in it, through academic publications, which stimulate the emergence of new research in education and technology.
|
|
9
|
-
PAULO ROGERIO CALDEIRA DOS SANTOS
-
Representações sobre a LGBTfobia, uma análise das concepções na EPT no Instituto Federal Farroupilha (IFFar)
-
Orientador : DANIELA COPETTI SANTOS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
DANIELA COPETTI SANTOS
-
GUSTAVO DE OLIVEIRA DUARTE
-
TANIAMARA VIZZOTTO CHAVES
-
Data: 8/Nov/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Compreendermos que a escola, por ser um ambiente de pluralidades, fica impossibilitada a hipótese de negar a existência da homoafetividade dentro destes espaços, ao mesmo tempo que, por se tratar de um ambiente de acolhimento e respeito às diferenças, o que esperamos é que a escola seja um ambiente livre de preconceito e discriminação. Nosso trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida pelo Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar), dentro da linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A pesquisa teve por objetivo conhecer as representações constituídas no IFFar, com relação às pessoas LGBTQIAPN+. A metodologia utilizada em nossa pesquisa teve fundamentação na abordagem qualitativa, valendo-se também dos métodos descritivos e exploratórios, com destaque na modalidade “Relatos de experiência”. A finalidade desta pesquisa foi: a) Identificar e compreender as políticas institucionais desenvolvidas no IFFar e outras ações que acontecem para potencializar a igualdade democrática e respeito às diferenças; b) Analisar as concepções existentes nos documentos institucionais, e conhecer o trajeto formativo de pessoas LGBTQIAPN+ na Instituição pesquisada, compreendendo como tem ocorrido o acolhimento/atendimento para essa população e c) Elaborar um produto educacional visando a participação desta comunidade nos diversos níveis do ensino, garantindo-lhes que todos os direitos por eles adquiridos sejam respeitados, e que conscientize a comunidade escolar para o respeito às diferenças. Diante disto podemos concluir que a existência de um núcleo voltado especificamente para as causas de gênero e diversidade sexual, é de extrema relevância para o combate às discriminações e construção de uma sociedade mais tolerante.
-
Mostrar Abstract
-
We understand that the school, as an environment of pluralities, it is impossible to deny the existence of homoaffectivity within these spaces, at the same time as, because it is a welcoming environment and respect for differences, what we hope is that the school is an environment free of prejudice and discrimination. Our work is a qualitative research, developed by the Master´s Program in Professional and Technological Education (ProfEPT) of the Federal Institute of Education Science and Thecnology Farroupilha (IFFar), within the line of research Organization and Memories of Pedagogical Spaces in Professional and Technological Education (EPT). The research had to objective to know the representations constituted in the IFFar, with regards to LGBTQIAPN+ people. The methodology used in our research was based on the qualitative approach, also making use of descriptive and exploratory methods, with emphasis on “Experience Reports”. The finality of this research was: a) Identify and understand the institutional policies developed at IFFar and other actions that take place to enhance democratic equality and respect for differences; b) Analyse existing concepts in institutional documents, and get to know the training path of LGBTQIAPN+ people in the researched institution, understanding how reception/assistance for this population has occurred and c) Create an educational product aiming at the participation of this community in the most diverse levels of education, ensuring that all rights acquired by them are respected, and that makes the school community aware of respect for differences. In view of this, we conclude that the existence of a nucleus specifically focused on diversity and sexual gender, it is extremely important for combating discrimination and building a more tolerant society.
|
|
10
|
-
CRISTIAN ERICKSSON COLOVINI
-
Docência na EBPT: saberes docentes e significações na educação prisional
-
Orientador : VANTOIR ROBERTO BRANCHER
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MARIGLEI SEVERO MARASCHIN
-
TANIAMARA VIZZOTTO CHAVES
-
VANTOIR ROBERTO BRANCHER
-
Data: 23/Nov/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
A pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), na linha de Pesquisa em Práticas Pedagógicas em Educação Profissional e Tecnológica. Teve como objetivo geral: Conhecer quais são e como se constituem as representações e os saberes docentes de professores da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (EBPT) atuantes em contextos prisionais. Sobre os pressupostos metodológicos, tratou-se de uma pesquisa do tipo qualitativa, de natureza explicativa. A amostra foi composta por cinco colaboradores, professores vinculados aos Institutos Federais de Educação do Rio Grande do Sul, que atuaram como docentes em cursos de EBPT no sistema prisional do RS. A coleta dos dados que embasaram o estudo se deu através da realização de entrevistas semiestruturadas. O processo de análise dos dados coletados foi realizado por meio da Análise de Conteúdo, na perspectiva de Bardin (2002). Ao final do estudo, elaborou-se, como produto educacional, um curso autoinstrucional, na modalidade de educação à distância, para formação continuada de docentes que trabalham, ou que pretendem trabalhar, com Educação Profissional e Tecnológica em contextos prisionais.
-
Mostrar Abstract
-
The research was developed in the Graduate Program in Professional and Technological Education (ProfEPT), in the line of Research in Pedagogical Practices in Professional and Technological Education. The main objective of the study was to recognize what and how are constituted the representations and teaching knowledge of the teachers of Basic, Professional and Technological Education (EBPT) in the prison contexts. Concerning the methodological assumptions, the study was a qualitative and explanatory. The sample consisted of five teachers who work in Federal Institutes of Education of Rio Grande do Sul, in EBPT courses in the prison system. The data on which the study was based was collected through semi-structured interviews. The process of analyzing the data collected was carried out using Content Analysis, from the perspective of Bardin (2002). At the end of the study, a self-instructional distance learning course was developed as an educational product for the continuing training of teachers who work, or intend to work, with Professional and Technological Education in the prison contexts.
|
|
11
|
-
VERLAINE DENIZE BRASIL GERLACH
-
O DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: O PAPEL DOS DIRIGENTES EM CONTEXTOS DESAFIADORES
-
Orientador : DANIELA COPETTI SANTOS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ADAO CARON CAMBRAIA
-
DANIELA COPETTI SANTOS
-
LETICIA RAMALHO BRITTES
-
MARIGLEI SEVERO MARASCHIN
-
Data: 29/Nov/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente dissertação, intitulada O Desenvolvimento do Processo Pedagógico na Educação Profissional e Tecnológica: O Papel dos Dirigentes em Contextos Desafiadores, teve o propósito de contextualizar a atuação dos dirigentes educacionais da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), frente aos desafios pedagógicos impostos pela pandemia da Covid-19, com foco no desenvolvimento do processo de ensino e de aprendizagem. Está inserida na Linha de Pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos em Educação Profissional e Tecnológica do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), Macroprojeto 6 – Organização de espaços pedagógicos na EPT. Objetivou-se compreender quais os desafios e as ações pedagógicas empreendidas pelos dirigentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar) neste contexto inédito. Nosso intuito foi conhecer as ações pedagógicas que viabilizaram o ensino no período da pandemia, verificar o impacto causado na gestão educacional, conhecer as políticas de gestão construídas e adotadas pelos dirigentes educacionais com vistas à promoção da qualidade do ensino ofertado e a permanência dos estudantes. A finalidade dessa pesquisa foi contribuir com a construção da memória do IFFar, possibilitando conhecer a história desta Instituição, durante a pandemia da Covid-19, a partir das vivências de seus dirigentes, assim como contribuir com a disseminação do conhecimento sobre gestão educacional em contextos desafiadores. Trata-se de uma pesquisa aplicada, exploratória, qualitativa e de estudo de caso, em que o percurso investigativo abarcou diversas dimensões, desde o levantamento bibliográfico e documental até a coleta de dados por meio de entrevistas ou questionários que foram obtidos pelo método da análise de conteúdo com base nos estudos de Bardin (2002). O universo da pesquisa foi composto pelos dirigentes do IFFar, na perspectiva do reitor, do pró-reitor de ensino, dos diretores gerais e diretores de ensino. Entendeu-se que dessa forma conseguimos captar as percepções e os processos decisórios de todos os sujeitos envolvidos nas atribuições de dirigentes. Ainda, a partir dos dados coletados e dos resultados obtidos, elaborou-se o produto educacional decorrente desta pesquisa, que foi o desenvolvimento de um e-book, intitulado Gestão Educacional: Histórias e Memórias de Dirigentes da Educação Profissional e Tecnológica em Tempos de Adversidades. Assim, os dados coletados permitiram compreender que a transposição do modelo educacional presencial para espaços virtuais revelou a fragilidade do sistema educacional e da condição humana, uma vez que tanto os estudantes quanto os professores não estavam preparados para o uso de plataformas virtuais como recurso central no processo de construção do conhecimento. Contudo, eles também evidenciaram que o Ensino Remoto (ER) foi a alternativa viável no contexto de crise, demandando esforços e investimentos a fim de manter as condições mínimas de ensino.
-
Mostrar Abstract
-
This dissertation, entitled The Development of the Pedagogical Process in Professional and Technological Education: The Role of Leaders in Challenging Contexts, had the purpose of contextualizing the performance of educational leaders in Professional and Technological Education (EPT), faced with the pedagogical challenges imposed by the pandemic Covid-19, focusing on the development of the teaching and learning process. It is part of the Organization and Memories of Pedagogical Spaces in Professional and Technological Education Research Line of the Master's Program in Professional and Technological Education (ProfEPT), Macroproject 6 – Organization of pedagogical spaces in EPT. The objective was to understand the challenges and pedagogical actions undertaken by the directors of the Federal Institute of Education, Science and Technology Farroupilha (IFFar) in this unprecedented context. Our aim was to learn about the pedagogical actions that made teaching possible during the pandemic period, to verify the impact caused on educational management, to learn about the management policies constructed and adopted by educational leaders with a view to promoting the quality of education offered and the retention of students. The purpose of this research was to contribute to the construction of the memory of IFFar, making it possible to learn about the history of this Institution, during the Covid-19 pandemic, based on the experiences of its directors, as well as contributing to the dissemination of knowledge about educational management in contexts challenging. This is an applied, exploratory, qualitative and case study research, in which the investigative path covered several dimensions, from bibliographic and documentary research to data collection through interviews or questionnaires that were obtained using the analysis method. content based on studies by Bardin (2002). The research universe was composed of IFFar directors, from the perspective of the rector, the dean of teaching, the general directors and directors of teaching. It was understood that in this way we were able to capture the perceptions and decision-making processes of all subjects involved in the responsibilities of managers. Furthermore, based on the data collected and the results obtained, the educational product resulting from this research was created, which was the development of an e-book, entitled Educational Management: Stories and Memories of Professional and Technological Education Leaders in Times of Adversity. Thus, the data collected allowed us to understand that the transposition of the face-to-face educational model to virtual spaces revealed the fragility of the educational system and the human condition, since both students and teachers were not prepared to use virtual platforms as a central resource in the knowledge construction process. However, they also showed that Remote Education (RE) was a viable alternative in the context of crisis, requiring efforts and investments in order to maintain minimum teaching conditions.
|
|
12
|
-
ELIANE TERESINHA SOUSA
-
PRÁTICAS EDUCATIVAS NA EPT: Processos de Ensino e Aprendizagem dos Estudantes com Deficiência Intelectual
-
Orientador : VANTOIR ROBERTO BRANCHER
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ELIANA PEREIRA DA COSTA DE MENEZES
-
VANESSA DE CASSIA PISTOIA MARIANI
-
VANTOIR ROBERTO BRANCHER
-
Data: 7/Dez/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) desempenha um papel fundamental na promoção de oportunidades avançadas para estudantes com Deficiência Intelectual (DI), permitindo-lhes adquirir habilidades práticas e técnicas que os capacitam a se tornarem membros produtivos da sociedade. Reconhecendo a importância de adotar as práticas educativas para atender essa população, este estudo responde à pergunta central: “Quais são as práticas educativas necessárias para a aprendizagem dos alunos com DI durante a formação na EPT?”. Para tanto, objetivou-se conhecer as práticas educativas organizadas no curso técnico integrado EPT para os estudantes com DI. De forma mais específica, identificar as possíveis adaptações (curriculares/pedagógica) sistematizadas aos estudantes com DI; conhecer a perspectiva docente quanto aos desafios enfrentados para formação dos estudantes com DI; mapear as principais práticas educativas implementadas aos estudantes com DI; e, por fim, a construção de um Produto Educacional a partir das demandas/lacunas resultantes da investigação. Os percursos metodológicos que fundamentam esse estudo se estruturaram a partir dos pressupostos da pesquisa qualitativa na perspectiva de Triviños (1987). A construção dos dados’ se deu por meio de entrevistas semiestruturadas, que foram gravadas e transcritas integralmente. Os procedimentos de análise se pautaram pela Análise de Conteúdo de Bardin (1977), a partir da qual emergiram categorias de análise que auxiliaram a compreensão das narrativas dos professores participantes. Como forma de contribuir com o processo de formação dos docentes e, consequentemente, melhorar a educação dos estudantes com DI, desenvolvemos o produto educacional: “Práticas Educativas na Educação Profissional Tecnológica para Estudantes com Deficiência Intelectual”. Este recurso está disponível em um ambiente virtual destinado aos professores da EPT, link https://ead.iffarroupilha.edu.br/enrol/index.php?id=691. As análises das entrevistas revelaram que os professores reconhecem a importância das práticas educativas adaptadas, envolvendo a modificação de materiais e estratégias pedagógicas. Essas adaptações abrangem desde a divisão de atividades em etapas, o uso de recursos online até a criação de atividades lúdicas, além da redução da carga de conteúdos para tornar o processo de ensino-aprendizagem mais eficaz e agradável. No entanto, as narrativas dos professores também destacam desafios, como a necessidade de aprimorar suas habilidades de ensino, a carência de formação específica, a complexidade de integrar práticas experimentais e a dificuldade em explicar conteúdos complexos de maneira acessível. Isso enfatiza a importância de apoio contínuo e a necessidade de processos de formação e desenvolvimento profissional para garantir o sucesso educacional dos estudantes com DI na EPT.
-
Mostrar Abstract
-
Vocational and Technological Education (VET) plays a key role in promoting advanced opportunities for students with Intellectual Disabilities (ID), enabling them to acquire practical and technical skills that enable them to become productive members of society. Recognizing the importance of adopting educational practices to serve this population, this study answers the central question: "What educational practices are necessary for the learning of students with ID during EFA training?". To this end, the aim was to find out about the educational practices organized in the EPT integrated technical course for students with ID. More specifically, to identify the possible adaptations (curricular/pedagogical) systematized for students with ID; to know the teachers' perspective on the challenges faced in training students with ID; to map the main educational practices implemented for students with ID; and finally, to build an Educational Product based on the demands/gaps resulting from the investigation. The methodological paths underpinning this study were structured based on the assumptions of qualitative research from the perspective of Triviños (1987). Data was collected through semi-structured interviews, which were recorded and transcribed in full. The analysis procedures were based on Bardin's Content Analysis (1977), from which categories of analysis emerged to help understand the narratives of the participating teachers. As a way of contributing to the teacher training process and, consequently, improving the education of students with ID, we developed the educational product: "Educational Practices in Professional Technological Education for Students with Intellectual Disabilities". This resource is available in a virtual environment for EFA teachers. The analysis of the interviews revealed that the teachers recognize the importance of adapted educational practices, involving the modification of materials and pedagogical strategies. These adaptations range from dividing activities into stages, using online resources to creating fun activities, as well as reducing the content load to make the teaching-learning process more effective and enjoyable. However, the teachers' narratives also highlight challenges, such as the need to improve their teaching skills, the lack of specific training, the complexity of integrating experimental practices and the difficulty in explaining complex content in an accessible way. This emphasizes the importance of ongoing support and the need for training and professional development processes to ensure the educational success of students with ID in EFA.
|
|
13
|
-
ADRIANA ANDRADE BASTOS
-
DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO ENSINO DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DO ENSINO HÍBRIDO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA
-
Orientador : TANIAMARA VIZZOTTO CHAVES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ALEX SANDRO GOMES LEAO
-
RICARDO ANTONIO RODRIGUES
-
TANIAMARA VIZZOTTO CHAVES
-
Data: 11/Dez/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
O presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa de mestrado desenvolvida junto ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – PROFEPT do Instituto Federal Farroupilha - Campus Jaguari. Diante do exposto, problematizamos: As Metodologias Ativas aplicadas ao Ensino Híbrido contribuem para a construção dos saberes matemáticos necessários à formação no Ensino Médio Integrado? De que forma? O estudo teve como objetivo investigar as contribuições das metodologias ativas aliadas ao ensino híbrido para a aprendizagem da matemática no Ensino Médio Integrado com os docentes do campus São Borja. Trata-se de uma pesquisa de campo, de cunho qualitativo. A coleta de dados se deu através de entrevistas semiestruturadas, que foram gravadas em áudio e transcritas integralmente. Os procedimentos de análise se pautaram pela Análise de Conteúdo de Bardin (1977), a partir da qual emergiram categorias de análise que auxiliaram a compreensão das narrativas produzidas pelos docentes, onde se buscou identificar os conhecimentos prévios dos docentes sobre essas práticas, com intuito de promover a integração e inovação em suas atividades pedagógicas, a fim de instigá-los a descobrir novas possibilidades de ensino mais eficazes. Para tanto, o referencial teórico que sustenta esta investigação está ancorado nas ideias de Moran (2015, 2018), Bacich, Tanzi Neto e Trevisani (2015), Bacich (2018) e Horn e Stalker (2015), com os quais a pesquisa estabelece diálogos apresentados pelos entrevistados, com o propósito de subsidiar as reflexões acerca das potencialidades do ensino híbrido e das metodologias ativas como alternativas metodológicas para o processo ensino-aprendizagem de Matemática. No entanto, para contribuir com a pesquisa, foi desenvolvido um produto educacional no formato de um Curso de formação para fomentar os processos de formação continuada dos professores. Com a analise dessa pesquisa deseja-se despertar a inquietude dos docentes na necessidade de repensar novas práticas e assim sinalizar que o ensino híbrido pode abrir inúmeras oportunidades de trabalho com as metodologias ativas, possibilitando ao aluno tornar-se protagonista do seu processo de aprendizagem.
-
Mostrar Abstract
-
The present study is characterized as a master's degree research developed within the Professional Master's Program in Professional and Technological Education – PROFEPT of the Federal Institute Farroupilha - Campus Jaguari. Given the above, we problematize: Do Active Methodologies applied to Hybrid Education contribute to the construction of mathematical knowledge necessary for training in Integrated High School? In what way? The study aimed to investigate the contributions of active methodologies combined with hybrid teaching for learning mathematics in Integrated High School with teachers at the São Borja campus. This is field research, of a qualitative nature. Data collection took place through semi-structured interviews, which were audio recorded and fully transcribed. The analysis procedures were guided by Bardin's Content Analysis (1977), from which categories of analysis emerged that helped to understand the narratives produced by teachers, where we sought to identify teachers' prior knowledge about these practices, with the aim of promote integration and innovation in their pedagogical activities, in order to encourage them to discover new, more effective teaching possibilities. To this end, the theoretical framework that supports this investigation is anchored in the ideas of Moran (2015, 2018), Bacich, Tanzi Neto and Trevisani (2015), Bacich (2018) and Horn and Stalker (2015), with which the research establishes dialogues presented by the interviewees, with the purpose of supporting reflections on the potential of hybrid teaching and active methodologies as methodological alternatives for the Mathematics teaching-learning process. However, to contribute to the research, an educational product was developed in the format of a training course to encourage the continuing education processes of teachers. With the analysis of this research, we want to awaken the concerns of teachers regarding the need to rethink new practices and thus signal that hybrid teaching can open up countless opportunities for working with active methodologies, enabling students to become protagonists of their learning process.
|
|
14
|
-
SUSI MARA DA SILVA ALVES
-
PROCESSOS E PRÁTICAS EDUCATIVAS PARA ESTUDANTES SURDOS NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS NA EPT
-
Orientador : VANTOIR ROBERTO BRANCHER
-
MEMBROS DA BANCA :
-
LILIANE FERRARI GIORDANI
-
TANIA MICHELINE MIORANDO
-
TANIAMARA VIZZOTTO CHAVES
-
VANTOIR ROBERTO BRANCHER
-
Data: 12/Dez/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
As práticas educativas voltadas para o ensino de estudantes surdos em ambientes inclusivos na educação básica profissional representam um campo de estudo relativamente recente e ainda pouco explorado nos contextos educacionais dos Institutos Federais. Dada à importância das práticas educativas como agentes de mudança significativa tanto para os educadores quanto para os educandos, surgiu a presente proposta de investigação intitulada “Processos e práticas educativas para estudantes surdos nos cursos técnicos integrados na EPT”. Este estudo tem como intuito compreender as práticas educativas oferecidas aos estudantes surdos e suas possíveis repercussões no processo de inclusão, considerando o ensino e a aprendizagem na educação básica, como ensino integrado nos Cursos Técnicos oferecidos pelos Institutos Federais de Educação Profissional e Tecnológica.O objetivo central desta pesquisa é analisar as práticas educativas destinadas aos estudantes surdos nos cursos de ensino integrado no Instituto Federal Farroupilha, localizado no estado do Rio Grande do Sul. Os objetivos específicos incluem mapear as principais práticas educacionais disponibilizadas e identificar os desafios enfrentados por docentes e discentes, visando fornecer uma análise reflexiva das relações que se estabelecem nos espaços educacionais investigados. Este estudo está inserido no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) na Linha de pesquisa 1 : Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), no macroprojeto 02 - inclusão e diversidade em espaços formais e não formais de ensino na EPT e 03- Práticas Educativas no Currículo Integrado. Culminará na criação de um recurso educacional que possa auxiliar como formação permanente e contínua como Produto Educacional. Esse recurso será desenvolvido a partir das narrativas que destacam as dificuldades e necessidades apontadas pelos participantes durante a pesquisa, com o propósito de contribuir na qualidade do processo de ensino para estudantes surdos em ambientes inclusivos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Para alcançar os objetivos propostos, a pesquisa adotará a abordagem de base qualitativa. A coleta de dados foi conduzida por meio de entrevistas semiestruturadas, permitindo uma exploração aprofundada das experiências e percepções durante o percurso da pesquisa. Em relação às bases epistemológicas da EPT, são apresentados conceitos para a formação integral, omnilateral e humanizadora, que se configuram com a visão filosófica na educação profissional EPT . No contexto das práticas educativas, buscou-se abordagens pedagógicas que visem a uma educação inclusiva, crítica, libertadora e transformadora, independentemente das diferenças. Os resultados obtidos constituem se nos dados apurados no decorrer da pesquisa, bem como na validação do produto educacional ofertado a partir das narrativas apontadas pelos participantes, com vistas a contribuir na qualidade da formação ofertada no processo de ensino para os estudantes surdos em contexto de inclusão na EPT.
-
Mostrar Abstract
-
Educational practices aimed at teaching deaf students in inclusive environments in basic professional education represent a relatively recent field of study and still little explored in the educational contexts of Federal Institutes. Given the importance of educational practices as agents of significant change for both educators and students, this research proposal emerged entitled “Educational processes and practices for deaf students in technical courses integrated into EPT”. This study aims to understand the educational practices offered to deaf students and their possible repercussions on the inclusion process, considering teaching and learning in basic education, such as teaching integrated into Technical Courses offered by the Federal Institutes of Professional and Technological Education. The central objective of this research is to analyze the educational practices aimed at deaf students in integrated teaching courses at the Instituto Federal Farroupilha, located in the state of Rio Grande do Sul. The specific objectives include mapping the main educational practices available and identifying the challenges faced by teachers and students, aiming to provide a reflective analysis of the relationships that are established in the educational spaces investigated. This study is part of the Postgraduate Program in Professional and Technological Education (PROFEPT) in Research Line 1: Educational Practices in Professional and Technological Education (EPT), in macroproject 02 - inclusion and diversity in formal and non-formal teaching spaces in EPT and 03- Educational Practices in the Integrated Curriculum. It will culminate in the creation of an educational resource that can assist with permanent and continuous training as an Educational Product. This resource will be developed based on narratives that highlight the difficulties and needs highlighted by participants during the research, with the purpose of contributing to the quality of the teaching process for deaf students in inclusive environments in Professional and Technological Education (EPT). To achieve the proposed objectives, the research will adopt a qualitative approach. Data collection was conducted through semi-structured interviews, allowing an in-depth exploration of experiences and perceptions during the research journey. In relation to the epistemological bases of EPT, concepts for integral, omnilateral and humanizing training are presented, which are configured with the philosophical vision in EPT professional education. In the context of educational practices, pedagogical approaches were sought that aim at an inclusive, critical, liberating and transformative education, regardless of differences. The results obtained constitute the data collected during the research, as well as the validation of the educational product offered based on the narratives pointed out by the participants, with a view to contributing to the quality of the training offered in the teaching process for deaf students in an inclusion context at EPT.
|
|
15
|
-
ROSINARA RIBEIRO DOS SANTOS CORNELIO
-
COVID-19 E O RETORNO ÀS ATIVIDADES ESCOLARES PRESENCIAIS: PROTOCOLOS E ORIENTAÇÕES NA PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
-
Orientador : MARCELE TEIXEIRA HOMRICH RAVASIO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
HAURY TEMP
-
MARCELE TEIXEIRA HOMRICH RAVASIO
-
RENATO XAVIER COUTINHO
-
TANIAMARA VIZZOTTO CHAVES
-
Data: 14/Dez/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta dissertação, desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica sendo realizado com o objetivo de identificar o conhecimento dos estudantes dos 3º anos dos Cursos Técnicos Integrados em Administração, Alimentos, Agropecuária e Manutenção e Suporte de Informática do Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul, sobre os protocolos de prevenção ao contágio pela COVID-19. Desenvolvido por meio de uma intervenção didática durante as aulas remotas da disciplina de educação física. A pesquisa é caracterizada como quantitativa e qualitativa, sendo que na primeira etapa foi encaminhado via e-mail questionário embasado nos protocolos de biossegurança do Plano de Contingência para prevenção, monitoramento e controle do novo coronavírus do IFFAR, e na segunda etapa a partir das respostas dos alunos ao questionário, a pesquisadora realizou a intervenção durante os momentos síncronos das aulas, promovendo uma reflexão sobre os impactos provocados pela pandemia causada pelo novo coronavírus nos contextos familiar, educacional, da saúde, da sociedade e do trabalho. Os participantes compartilharam suas percepções e experiências a partir da criação de orientações em forma de materiais criativos que foram apresentados na terceira etapa do estudo, reforçando os cuidados preventivos e estimulando o protagonismo dos alunos na divulgação das orientações para a prevenção da COVID 19, colaborando para a construção de um ambiente acolhedor e seguro para o retorno às atividades presenciais. A partir da análise dos dados coletados quantitativos e qualitativos conclui-se que os estudantes são conhecedores dos protocolos de biossegurança. A pesquisa resultou no desenvolvimento de uma sequência didática para prevenção da COVID 19.
-
Mostrar Abstract
-
This dissertation, developed in the Professional Master's Program in Professional and Technological Education (ProfEPT), at the Federal Institute of Education, Science and Technology Farroupilha, research line Educational Practices in Professional and Technological Education being carried out with the objective of identifying students' knowledge of the 3rd year of the Integrated Technical Courses in Administration, Food, Agriculture and IT Maintenance and Support at the Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul, on protocols to prevent contagion by COVID-19. Developed through a didactic intervention during remote physical education classes. The research is characterized as quantitative and qualitative, and in the first stage a questionnaire was sent via email based on the biosafety protocols of the Contingency Plan for prevention, monitoring and control of the new IFFAR coronavirus, and in the second stage based on the responses from students to the questionnaire, the researcher carried out the intervention during synchronous moments of classes, promoting reflection on the impacts caused by the pandemic caused by the new coronavirus in the family, educational, health, society and work contexts. Participants shared their perceptions and experiences based on the creation of guidelines in the form of creative materials that were presented in the third stage of the study, reinforcing preventive care and encouraging students to take a leading role in disseminating guidelines for the prevention of COVID 19, contributing to the construction of a welcoming and safe environment for the return to face-to-face activities. From the analysis of the quantitative and qualitative data collected, it was concluded that the students are knowledgeable about biosafety protocols. The research resulted in the development of a teaching sequence to prevent COVID 19.
|
|
16
|
-
JONATAN JEAN SILVEIRA DA SILVA
-
ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS EM SAÚDE NO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES A PARTIR DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
-
Orientador : CATIANE MAZOCCO PANIZ
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ADAO CARON CAMBRAIA
-
CATIANE MAZOCCO PANIZ
-
LENIR BASSO ZANON
-
MARIA ROSANGELA SILVEIRA RAMOS
-
Data: 14/Dez/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), na linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica, no macroprojeto organização do currículo integrado na EPT, e teve como objetivo: compreender de que forma ocorrem os processos de educação em saúde no ensino médio integrado à luz das ações desenvolvidas nos campi com moradia estudantil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Farroupilha. A temática escolhida foi influenciada por minhas vivências profissional e acadêmica, previamente decorrentes da formação e atuação como Enfermeiro Especialista em Saúde da Família e posteriormente da atuação como Técnico Administrativo em Educação, colaborando na formação de Enfermeiros. Corroborou para isso também, a relação intrínseca entre educação e saúde, onde a ausência de uma implica na inobservância da outra, discussão proposta à reflexão neste pesquisa. Assim, procurou-se fazer uma aproximação neste estudo das bases teóricas do ensino médio integrado, e da educação em saúde, tendo em vista salientar a inter-relação existente entre as mesmas. A metodologia de abordagem qualitativa, delineada como estudo de caso, compreendeu o cenário investigativo dos campi com moradia estudantil do IFFar, contemplando como sujeitos, os profissionais da assistência estudantil e os professores do ensino médio integrado (EMI). A coleta de dados fundamentou-se na análise documental de documentos públicos do EMI, e num questionário semiestruturado, formato online, no Google Forms, direcionado aos participantes da pesquisa. A análise dos dados foi realizada à luz da Análise Textual Discursiva (ATD), de Moraes e Galiazzi. Os aspectos éticos nortearam-se pelas resoluções: nº 466, de 12 de dezembro de 2012 e nº 510, de 07 de abril de 2016. A pesquisa apontou a existência de um grande aparato de atenção à saúde dos discentes no IFFar, com dispositivos legais delimitados a partir da Política de Atenção à Saúde dos Discentes, do Plano de Desenvolvimento Institucional e do Projetos Pedagógicos de Curso, além da diversidade de profissionais da saúde e a presença de setores específicos para atenção em saúde. Além disso, foi possível identificar diversas ações exitosas relacionadas à educação em saúde, embora as mesmas em maioria estejam associadas a iniciativas individuais ou setoriais, o que sinaliza a necessidade de aperfeiçoamento dos processos interdisciplinares e intersetoriais, para que de fato a transversalidade do tema saúde ocorra. Outrossim, destaca-se a necessária continuidade das ações voltadas ao fortalecimento das premissas do ensino médio integrado, bem como o fomento ao desenvolvimento de planejamentos de educação em saúde de forma longitudinal, que integrem os sujeitos de forma interdisciplinar e intersetorial, tanto quanto promovam a Política de Atenção à Saúde dos Discentes.
-
Mostrar Abstract
-
This research was developed within the scope of the Postgraduate Program in Professional and Technological Education (ProfEPT), of the Federal Institute Farroupilha (IFFar), in the Organization and Memories of Pedagogical Spaces in Professional and Technological Education research line, in the macroproject organization of the curriculum integrated into EPT, and aimed to: understand how health education processes occur in integrated high school in light of the actions developed on campuses with student housing at the Federal Institute of Education, Science and Technology, Farroupilha. The chosen theme was influenced by my professional and academic experiences, previously resulting from training and working as a Specialist Nurse in Family Health and later from working as an Administrative Technician in Education, collaborating in the training of Nurses. This was also corroborated by the intrinsic relationship between education and health, where the absence of one implies non-compliance with the other, a discussion proposed for reflection in this research. Thus, this study sought to approximate the theoretical bases of integrated secondary education and health education, with a view to highlighting the interrelationship between them. The qualitative approach methodology, outlined as a case study, comprised the investigative scenario of campuses with IFFar student housing, including student assistance professionals and integrated high school teachers (EMI) as subjects. Data collection was based on documentary analysis of public EMI documents, and a semi-structured questionnaire, online format, in Google Forms, aimed at research participants. Data analysis was carried out using Discursive Textual Analysis (ATD), by Moraes and Galiazzi. The ethical aspects were guided by resolutions: nº 466, of December 12, 2012 and nº 510, of April 7, 2016. The research showed the existence of a large apparatus for health care for students at IFFar, with legal provisions delimited from the Student Health Care Policy, the Institutional Development Plan and the Pedagogical Course Projects, in addition to the diversity of health professionals and the presence of specific sectors for health care. Furthermore, it was possible to identify several successful actions related to health education, although most of them are associated with individual or sectoral initiatives, which signals the need to improve interdisciplinary and intersectoral processes, so that in fact the transversality of the health theme occur. Furthermore, the necessary continuity of actions aimed at strengthening the premises of integrated secondary education stands out, as well as promoting the development of longitudinal health education plans, which integrate subjects in an interdisciplinary and intersectoral manner, as much as they promote Student Health Care Policy.
|
|
17
|
-
SEBASTIAO SARAIVA NETO
-
CONTRIBUIÇÕES, HISTORICIDADE E MEMÓRIAS DO CAMPUS SÃO VICENTE DO SUL
-
Orientador : CATIANE MAZOCCO PANIZ
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ADAO CARON CAMBRAIA
-
CATIANE MAZOCCO PANIZ
-
MARIA ROSANGELA SILVEIRA RAMOS
-
MARIGLEI SEVERO MARASCHIN
-
Data: 15/Dez/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
O Campus São Vicente do Sul, em sua trajetória de constituição formativa e educacional, viveu inúmeras etapas, as quais foram demarcadas com significativas transformações estruturais e legais. Essas mudanças, desde a sua origem, sempre estiveram ligadas à qualidade do ensino ofertado e ao empenho de toda a comunidade escolar, tornando- se, assim, uma instituição referência para a região. Relembrar e reviver o passado é buscar resgatar as memórias, a história, os fatos marcantes e relevantes, de maneira que, trazer para o presente, tem uma importância muito maior, para se ter um futuro com melhores condições de vida. Nesse sentido, é preciso escutar, dialogar, buscar dados com as pessoas partícipes dessa história, com a comunidade do Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul (IFFar-SVS) e demais sujeitos, pois a história institucional está ligada à vida, às relações e aos trajetos formativos dos sujeitos, das pessoas que passaram pela instituição. Nesse sentido, levantou-se o seguinte problema de pesquisa: como o Instituto Federal Farroupilha - campus SVS na sua constituição histórica, tem contribuído para o desenvolvimento social e econômico local e regional? Como objetivo geral: Analisar a trajetória do Campus Iffar – SVS, suas diferentes fases e transformações e suas contribuições para a comunidade local e regional. Para obtenção dos dados utilizou-se questionários e para análise dos dados Análise Textual Discursiva (ATD).
-
Mostrar Abstract
-
The São Vicente do Sul Campus, in its trajectory of formative and educational constitution, has gone through numerous stages, which have been demarcated with significant structural and legal
transformations. These changes, since their origin, have always been linked to the quality of the education offered and the commitment of the entire school community, thus becoming a reference institution for the region. To remember and relive the past is to seek to rescue the memories, the history, the remarkable and relevant facts, of In this way, bringing it to the present is much more important to have a future with better living conditions. In this sense, it is necessary to listen, dialogue, and seek data with the people who participate in this history, with the community of the Farroupilha Federal Institute - Campus São Vicente do Sul (IFFar-SVS) and other subjects, because the institutional history is linked to the life, relationships and formative paths of the subjects, of the people who passed through the institution. In this sense, it is necessary to listen, dialogue, seek data with the people who participate in this history, with the community of the Farroupilha Federal Institute - Campus São Vicente do Sul (IFFar-SVS) and other subjects, because the institutional history is linked to the life, relationships and formative paths of the subjects, of the people who passed through the institution. In this sense, the following research problem was raised: how the Farroupilha Federal Institute - SVS campus in its historical constitution, has contributed to for local and regional social and economic development? As a general objective: To analyze the trajectory of the Iffar Campus – SVS, its different phases and transformations and its contributions to the local and regional community. Questionnaires were used to obtain the data and Discursive Textual Analysis (DTA) was used for data analysis.
|
|
18
|
-
CARINA DEOLINDA DA SILVA LOPES
-
A QUALIFICAÇÃO PERMANENTE PARA AS FORMAS ALTERNATIVAS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS NO ÂMBITO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA
-
Orientador : MARCELE TEIXEIRA HOMRICH RAVASIO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ELENISE FELZKE SCHONARDIE
-
MARCELE TEIXEIRA HOMRICH RAVASIO
-
TANIAMARA VIZZOTTO CHAVES
-
Data: 15/Dez/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
A pesquisa desenvolvida visa colaborar com os conhecimentos a respeito das formas alternativas de resolução de conflitos junto do ambiente educacional do Instituto Federal Farroupilha, por meio da criação de uma Cartilha específica e informativa das formas alternativas de resolução de conflitos, um material textual para favorecer o trabalho dos atuantes no ambiente do Instituto. O trabalho busca saber se é possível alcançar as melhorias junto das resoluções de conflitos a partir do desenvolvimento de um material compilado específico para fomentar o apoio dos mediadores e conciliadores auxiliares do IFFar? A delimitação e organização dos estudos se dá a partir da mediação e conciliação dos conflitos, perpassando ainda pelo entendimento conceitual da Justiça Restaurativa, a fim de dar ênfase a diferenciação existente entre as várias formas de resolução de conflitos. O estudo pautou-se da teoria de Luis Alberto Warat e debruçou-se sobre as legislações que operam com as formas resolutivas de conflitos em especial e Lei especial da Mediação, documentos legais institucionais e o Regulamento de Convivência dos Estudantes do Instituto Federal Farroupilha, visando observar dentro deste viés disciplinar a possibilidade de concretização e efetividade da de um espaço de atuação de todas as formas resolutivas de conflitos a fim de garantir qualidade e desenvolvimento da educação profissional. O contorno da pesquisa está baseado na linha de pesquisa Prática Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Para o presente estudo a metodologia adotada tanto para o trabalho de pesquisa como para elaboração do produto educacional foi de abordagem qualitativa, aplicada com objetivo explicativo. No campo do procedimento a pesquisa se deu através de análise bibliográfica e documental, com fim de possibilitar concretização da referida cartilha com produção textual apresentada como produto educacional, contribuindo então para a capacitação permanente da comunidade acadêmica do referido Instituto.
-
Mostrar Abstract
-
The research developed aims to develop the possibility of collaborating with knowledge regarding alternative forms of conflict resolution within the educational environment of the Instituto Federal Farroupilha, through the creation of a specific and informative internal booklet on alternative forms of conflict resolution, a textual material to encourage the work of those working in the Institute’s environment. The work seeks to find out whether it is possible to achieve improvements in conflict resolution through the development of specific compiled material to encourage the support of IFFar's auxiliary mediators and conciliators? The main purpose of delimiting and organizing the studies will be to focus on mediation and conciliation of conflicts, also going through the conceptual understanding of Restorative Justice, in order to emphasize the differentiation between the various forms of conflict resolution. In this way, the study was based on the theory of Luis Alberto Warat and also on the legislation that operates with forms of conflict resolution in particular and the special Mediation Law, institutional legal documents and the Student Coexistence Regulations of the Federal Institute Farroupilha, aiming to observe within this disciplinary bias the possibility of realizing and effectiveness of a space for action of all forms of conflict resolution in order to guarantee quality and development of professional education. The outline of the research is based on the line of research Educational Practice in Professional and Technological Education (EPT). For the present study, the methodology adopted for both the research work and the development of the educational product was a qualitative, applied approach, with an explanatory objective. In the field of procedure, the research was carried out through bibliographic and documentary analysis, in order to enable the implementation of the aforementioned booklet with textual production presented as an educational product, thus contributing to the permanent training of the aforementioned Institute.
|
|
19
|
-
LUCIANA PASLAUSKI KNEBEL
-
FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA – EAD DO IFFAR: DESAFIOS E POTENCIALIDADES PARA DESENVOLVIMENTO DO CURRÍCULO INTEGRADO
-
Orientador : ADAO CARON CAMBRAIA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ADAO CARON CAMBRAIA
-
PATRÍCIA GRASEL DA SILVA
-
VANTOIR ROBERTO BRANCHER
-
Data: 21/Dez/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente pesquisa intitulada “Formação Pedagógica para Educação Profissional e Tecnológica – EAD do IFFar: desafios e potencialidades para desenvolvimento do currículo integrado”, é oriundo do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional ProfEPT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha. A pesquisa tem como objetivo analisar as concepções de Currículo Integrado dos professores formadores do Curso de Formação Pedagógica de Professores para Educação Profissional - EAD do IFFar. Está inserida na linha de Pesquisa “Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT)” e no Macroprojeto 5 – Organização do currículo integrado na EPT. Com isso, a pergunta de pesquisa é: Quais as concepções de currículo integrado possuem os professores formadores do curso da Formação Pedagógica EAD? Trata-se de um estudo de característica qualitativa, cuja produção dos dados utilizou-se a técnica de entrevistas semi-estruturadas com os professores formadores. Para análise dos dados recorremos a Análise Textual Discursiva (ATD), que cria espaços de reconstrução, envolvendo-se nisto diversificados elementos, especialmente a compreensão da produção de significados sobre os fenômenos investigados e a transformação do pesquisador. Para produção dos dados, primeiramente, identificamos os professores formadores que atuam no curso de formação pedagógica e realizamos as entrevistas. Nas análises iniciais, definimos categorias anteriores e posteriores à entrevista. As categorias anteriores foram definidas na seleção dos excertos selecionados da entrevista e que reforçavam o referencial teórico (com as concepções da pesquisadora sobre o currículo integrado no contexto estudado). As categorias posteriores foram produzidas depois da análise das entrevistas, ou seja, foram produzidos novos entendimentos sobre o Currículo Integrado. Com isto contribuir com a formação de professores e como produto educacional foi desenvolvido um curso de formação MOOC sobre o Currículo Integrado na Educação Profissional e Tecnológica no ambiente virtual da plataforma de modo a facilitar e subsidiar a compreensão do que é visando privilegiar a Formação Pedagógica e a importância no contexto da educação na EPT/EAD.
-
Mostrar Abstract
-
This research project entitled “Pedagogical training for professional and technological education – EAD at IFFar: challenges and potential for the development of the integrated curriculum”, comes from the Professional Master's Degree in Professional and Technological Education in the ProfEPT National Network of the Federal Institute of Education, Science and Farroupilha Technology. The main objective of the research is to analyze the conceptions of the Integrated Curriculum of the teacher trainers of the Pedagogical Training Course for Teachers for Professional Education - EAD at IFFar. It is inserted in the line of Research “Organization and Memories of Pedagogical Spaces in Professional and Technological Education (EPT)” and in Macroproject 5 – Organization of the curriculum integrated in EPT. Therefore, the research question is: What conceptions of integrated curriculum do the teachers who teach the EAD Pedagogical Training course have? This is a qualitative study, whose data production used the technique of semi-structured interviews with teacher trainers. To analyze the data, we used Discursive Textual Analysis (ATD), which creates spaces for reconstruction, involving diverse elements, especially the understanding of the production of meanings about the phenomena investigated and the transformation of the researcher. To produce the data, we first identified the teacher trainers who work in the pedagogical training course and carried out the interviews. In initial analyses, we defined pre- and post-interview categories. The previous categories were defined in the selection of excerpts selected from the interview and which reinforced the theoretical framework (with the researcher's conceptions about the curriculum integrated in the studied context). The subsequent categories were produced after analyzing the interviews, that is, new understandings about the Integrated Curriculum were produced. With this, contributing to the training of teachers and as an educational product, a MOOC training course on the Integrated Curriculum in Professional and Technological Education was developed in the virtual environment of the platform in order to facilitate and support the understanding of what it is, aiming to privilege Pedagogical Training and the importance in the context of education in EPT/EAD
|
|