A CONSCIÊNCIA DO DOCENTE QUE ATUA NO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA SOBRE CURRÍCULO INTEGRADO E SUAS BASES LEGAIS E CONCEITUAIS
Currículo Integrado; Educação integral; Educação omnilateral.
O presente trabalho teve por objetivo analisar a percepção e a consciência dos docentes do Instituto Federal Farroupilha sobre o currículo integrado, suas bases legais e conceituais. No referencial teórico do presente estudo, foram apresentadas diretrizes curriculares, legislações, Projetos Pedagógicos de Cursos e alguns autores estudiosos dos temas currículo integrado, formação integral e omnilateral. Tais temas são importantes para os educadores que trabalham em instituições que objetivam esse tipo de ensino. É de grande relevância que os docentes detenham o conhecimento acerca do currículo integrado e educação omnilateral, e disponham de devida formação para obter sucesso na aplicabilidade dos princípios em suas atividades. Através de uma pesquisa de cunho qualitativo foi realizada a aplicação de um questionário com perguntas abertas e fechadas para os docentes do Instituto Federal Farroupilha. Na análise dos resultados foram obtidos dados que possibilitaram averiguar o conhecimento e apropriação de conceitos chaves sobre o tema educação integral, currículo integrado e formação omnilateral dos participantes, possibilitando compreender a relação entre esses aspectos e as suas práxis. Com base nos resultados obtidos foi proposto um produto educacional, visando minimizar distanciamentos e interpretações equivocadas entre a compreensão dos participantes e o que está nas bases legais e conceituais de currículo integrado.