Banca de DEFESA: MARISETI MOSSI RODRIGUES DIAS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARISETI MOSSI RODRIGUES DIAS
DATA : 19/10/2021

Trajetória da Escola Agrotécnica Federal de São Vicente do Sul ao Instituto Federal Farroupilha Campus São Vicente do Sul: uma análise a partir do Curso Técnico em Agropecuária

Educação Profissional e Tecnológica; Instituto Federal Farroupilha; Técnico em Agropecuária; Trajetória.

O presente trabalho teve como objetivo analisar a trajetória da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) desde a Escola Agrotécnica Federal de São Vicente do Sul (EAF SVS), até o Instituto Federal Farroupilha Campus São Vicente do Sul (IFFar-Campus SVS) a partir do Curso Técnico em Agropecuária. Buscou-se a realização de um resgate histórico no decorrer do período de 1995 a 2009, identificando na concepção de ex-gestores os desafios e fatos marcantes; e junto aos egressos, atuais servidores do IFFar-Campus SVS, a importância da instituição em sua trajetória formativa pessoal e profissional. No referencial teórico foi contextualizada historicamente a EPT, as EAFs, os Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) até a atual institucionalidade IFFar-Campus SVS e a constituição do Curso Técnico em Agropecuária Integrado. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa com abordagem quali-quantitativa do tipo Estudo de Caso histórico-organizacional. A coleta de dados realizou-se através de fontes documentais, de entrevista semiestruturada com ex-gestores e de um questionário on-line com egressos do Curso que hoje fazem parte do quadro de pessoal do IFFar-Campus SVS. Para a análise dos dados coletados utilizou-se a abordagem da Análise Textual Discursiva (ATD). A partir dos resultados, conforme requisito do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), foi elaborado o Produto Educacional, uma Cartilha Virtual destinada e validada com os alunos ingressantes dos primeiros anos do Curso Técnico em Agropecuária Integrado do IFFar-Campus SVS intitulada: “Recortes da trajetória do IFFar-Campus SVS e a constituição do Curso Técnico em Agropecuária Integrado”, objetivando a visibilidade histórica e sexagenária, o reconhecimento da instituição em âmbito local e regional e a constituição do Curso na formação de técnicos e cidadãos através de um ensino público, gratuito e de qualidade.

Externa ao Programa - 1702721 - CATIANE MAZOCCO PANIZ
Externa ao Programa - 1780687 - MARIA ROSANGELA SILVEIRA RAMOS