Banca de DEFESA: MARIELA AURORA DOS SANTOS SASSO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIELA AURORA DOS SANTOS SASSO
DATA : 16/12/2021

CYBERBULLYING EM CONTEXTOS EDUCATIVOS: Construindo estratégias para uma cultura da alteridade na Educação Profissional e Tecnológica

Cyberbullying, Currículo Integrado, Formação Profissional, Educação Básica Profissional e Tecnológica

Esta pesquisa foi realizada no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), dentro da linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e teve como objetivo geral identificar as práticas utilizadas no atendimento das ocorrências de cyberbullying no contexto escolar e propor estratégias de prevenção e enfrentamento dentro do Instituto Federal Farroupilha (IFFar). Sobre os pressupostos metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória e explicativa. A amostra populacional foi composta por servidores lotados em equipes de Assistência Estudantil e Coordenações de Cursos de Ensino Médio Integrado do IFFar. A pesquisa desenvolveu-se nas seguintes etapas: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e entrevista online semiestruturada (devido a Pandemia de Covid-19, que impôs distanciamento social). O processo de análise dos dados das entrevistas foi realizado por meio da Análise Textual Discursiva – ATD na perspectiva de Morais e Galiazzi. Os discursos corroboram com a necessidade de formação por parte dos servidores entrevistados, ao que tange a temática do cyberbullying em contextos educativos. A partir dos resultados da pesquisa foi elaborada uma proposta de formação (produto educacional), com vistas a possibilitar a reflexão e a compreensão sobre o fenômeno do cyberbullying no contexto educativo.

Externo à Instituição - ASCÍSIO DOS REIS PEREIRA - UFSM
Presidente - 1554333 - NEIVA MARIA FRIZON AULER