Banca de DEFESA: TÁBATA DOS SANTOS FIORAVANTI

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TÁBATA DOS SANTOS FIORAVANTI
DATA : 17/02/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

VIOLÊNCIA DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: reflexões a partir da atuação dos núcleos de gênero e diversidade sexual


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Profissional e Tecnológica; Violência de Gênero; Ensino.


PÁGINAS: 150
RESUMO:

Em uma sociedade sexista e patriarcal, mulheres e pessoas que não se enquadram no padrão cisheteronormativo sofrem vários tipos de violências. Sabe-se que no ambiente escolar ocorre a reprodução dos modelos hegemônicos da sociedade (MIRANDA; MAIA, 2017). Portanto, os Institutos Federais não são espaços livres de violências. O presente estudo procurou responder ao questionamento “Como os Núcleos de Gênero problematizam a violência de gênero em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul do País?”. Através deste estudo, de abordagem qualitativa, objetivou-se conhecer a atuação dos Núcleos de Gênero no que tange ao desenvolvimento de ações com vistas a prevenir/erradicar/minimizar a violência de gênero em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul do País. De forma mais específica, objetivamos realizar um levantamento do estado da arte sobre os estudos acerca de Núcleos de Gênero na EPT; conhecer as representações de gênero e de violência de gênero dos/as participantes dos Núcleos de Gênero; identificar desafios e potencialidades para a execução das atividades dos Núcleos de Gênero na EPT; pesquisar as ações/acolhidas desenvolvidas pelos Núcleos de Gênero e a relação delas com a EPT; e, por fim, a construção de um Produto Educacional a partir das demandas apontadas pelas colaboradoras. Para atingir tais objetivos, nos apoiamos em Ramos (2014), Moura (2013), Saviani (2006), Colling (2015), Louro (1995, 2007, 2014, 2018), Scott (1989, 2012), Hall (2006) Bourdieu (2012), entre outros/as. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas e analisados pelo método da análise de conteúdo de Bardin (2002). O produto educacional elaborado neste estudo é um curso de formação continuada intitulado “Violência de Gênero na EPT”. Os dados revelam que as membras dos núcleos entendem que o gênero é cultural, sendo que a maioria estuda por conta sobre os conceitos abordados pelo núcleo. Quanto à violência, as colaboradoras entendem que existem vários tipos, mas ressaltam que a física é a mais impactante. Os desafios encontrados são quanto à falta espaço físico específico, orçamento e desinteresse de alguns docentes e discentes em participar dos núcleos. Por fim, conclui-se que as ações dos núcleos condizem com a formação omnilateral da Educação Profissional e Tecnológica.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1533169 - VANTOIR ROBERTO BRANCHER
Externa à Instituição - MARIA AUGUSTA MARTIARENA DE OLIVEIRA - IFSUL
Externo à Instituição - ROGÉRIO COSTA WÜRDIG
Notícia cadastrada em: 07/02/2022 08:56
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