Banca de DEFESA: RODRIGO THOMAS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RODRIGO THOMAS
DATA : 10/03/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

O ensino de programação na Educação Profissional e Tecnológica: desenvolvimento do pensamento computacional por meio da construção de aplicativos no App Inventor



PALAVRAS-CHAVES:

Pensamento Computacional; Sequência Didática; Aplicativos Móveis.


PÁGINAS: 174
RESUMO:

O pensamento computacional é uma habilidade que contribui na formulação, compreensão e resolução de problemas da vida cotidiana. Trata-se, portanto, de uma aptidão importante para todas as pessoas (WING, 2006). Assim, a presente pesquisa traz como problema: de que forma a construção de aplicativos móveis por meio da programação baseada em blocos no App Inventor proporciona o desenvolvimento do pensamento computacional e contribui com a aprendizagem de programação na Educação Profissional e Tecnológica? No intuito de responder a esse questionamento, propomos uma sequência didática pautada nos Três Momentos Pedagógicos sobre o ensino de programação de aplicativos móveis. A metodologia da pesquisa é qualitativa, assumindo o formato de estudos de caso com grupos de alunos ingressantes dos cursos superiores de Licenciatura em Computação do Instituto Federal Farroupilha - Campus Santo Augusto e Campus Santo Ângelo/RS. Os dados da pesquisa foram gerados por meio de questionários de percepção inicial e final e testes na ferramenta CodeMaster dos aplicativos construídos pelos participantes, visando identificar a ocorrência do desenvolvimento do pensamento computacional. O produto educacional resultante da pesquisa é constituído pela sequência didática, dividida em cinco aulas e disponibilizada através de um website, com o intuito de contextualizar o conhecimento à realidade dos educandos, desenvolver habilidades relativas ao pensamento computacional e construir aplicativos móveis no App Inventor. Os resultados dos dois estudos de caso apontam uma maior motivação dos alunos para a aprendizagem de programação e indícios do desenvolvimento do pensamento computacional a partir da resolução dos desafios propostos durante as aulas.



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1839109 - ADAO CARON CAMBRAIA
Externo à Instituição - DENILSON RODRIGUES DA SILVA - URI
Interna - 2020123 - SANDRA ELISABET BAZANA NONENMACHER
Notícia cadastrada em: 03/03/2022 14:12
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