Banca de QUALIFICAÇÃO: LEANDRO FERREIRA PAZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LEANDRO FERREIRA PAZ
DATA : 01/04/2022
HORA: 10:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM MEDIADOS POR INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL


PALAVRAS-CHAVES:

Zona de Desenvolvimento Proximal; Inteligência Artificial; Chatbot.


PÁGINAS: 58
RESUMO:

No mundo globalizado, a presença da tecnologia impacta muitos aspectos da vida humana. Quando se trata de educação, percebe-se uma evolução constante nos processos e métodos que mudam de forma disruptiva a maneira como se ensina e como se aprende. Esses movimentos envolvem Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), como a Inteligência Artificial que proporciona uma educação mais personalizada, inclusiva, interativa e flexível. Na formação integral, a Inteligência Artificial se torna fundamental para que estudantes se apropriem dos conhecimentos em atividades de pesquisa, assim como no mundo do trabalho e no social. A concepção de Inteligência Artificial no meio educacional levanta a necessidade de aproximação da escola com os avanços das tecnologias e estas adaptarem-se ao ambiente em que o estudante está inserido. Nessa linha de pensamento, algumas pesquisas em Inteligência Artificial na educação abordam aprendizagem adaptativa, tutores inteligentes, ferramentas de diagnóstico, sistemas de recomendação, classificação de estilos de aprendizagem, mundos virtuais, gamificação, mineração de dados aplicada à escola e chatbot (assistente virtual, agente conversacional). Chatbot ou chatterbot ou agente de conversação é um programa de Inteligência Artificial criado para conversar com seres humanos usando linguagem natural por meio de texto ou voz, estabelecendo-se uma interação humano-computador. Na academia, dados apontam que agentes conversacionais na educação contribuem para a construção do conhecimento, desenvolvimento cognitivo e maior envolvimento dos alunos. No entanto, apenas a Inteligência Artificial mediando processos de ensino e de aprendizagem não atesta, por si só, que esses processos alcançarão resultados satisfatórios; as ações dessa mediação devem ser orientadas em alguma teoria de ensino e de aprendizagem. Além disso, o uso de qualquer Inteligência Artificial como ferramenta pedagógica desprovida de qualquer pedagogia tende a sucumbir, cair em desuso e no esquecimento. Portanto, esta pesquisa pretende se apropriar dos conceitos socioconstrutivistas de Lev Semionovitch Vygotsky. Três pilares sustentam seu trabalho: os processos mentais do sujeito surgem dos processos sociais; instrumentos e signos interligam a compreensão dos processos mentais do sujeito. O terceiro é o método genético-experimental para analisar o desenvolvimento cognitivo do indivíduo. O enfoque desta pesquisa é quantitativa de natureza aplicada, com procedimentos  experimentais, tendo como coleta de dados o System Usability Scale (SUS). Com base nessas concepções, este projeto de pesquisa tem como objetivo averiguar como os processos de ensino e de aprendizagem são mediados por um chatbot, o qual será o produto educacional para atuar como instrumento mediador de práticas educativas elaboradas pelo professor. A finalidade do produto educacional é contribuir para o processo de construção do conhecimento do aluno, além de ser uma ferramenta auxiliar para o docente, tornando o ensino mais dinâmico.



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1603096 - FABIO DINIZ ROSSI
Interna - 2184297 - MARCELE TEIXEIRA HOMRICH RAVASIO
Interno - 2146428 - RICARDO ANTONIO RODRIGUES
Externo à Instituição - SERGIO DA COSTA NUNES - IFSUL
Notícia cadastrada em: 17/03/2022 13:31
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