Banca de QUALIFICAÇÃO: ROZEMARA NICH

DISCENTE : ROZEMARA NICH
DATA : 04/04/2022
LOCAL: Auditório, IFFar - Campus Jaguari

TRANSPOSIÇÃO DE SABERES: DO APRENDIZADO DA FÍSICA NO CURSO TÉCNICO ÀS VIVÊNCIAS DOS ESTUDANTES

Ensino de Física; Transposição do Saber; Sequência Didática.

O projeto de pesquisa busca conhecer as possíveis maneiras que os alunos encontram para realizar a transposição dos conteúdos de Física ao longo de suas vivências. O objetivo geral centra-se em: Investigar o processo de ensino e aprendizagem da Física no âmbito de um Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio a fim de verificar se e como ocorre a transposição dos saberes da disciplina em situações vivenciadas pelos estudantes em contextos distintos do espaço escolar. Desdobra-se nos seguintes objetivos específicos: a) Conhecer, a partir de questionamentos feitos para os estudantes, o que lhes é apresentado como possibilidade de uso da Física na sua futura prática profissional; b) Identificar possíveis contribuições da disciplina de Física nas vivências extracurriculares dos estudantes; c) Identificar percepções dos estudantes a respeito das práticas curriculares do ensino da Física. d) Propor um produto educacional no sentido de consolidar uma proposta educativa capaz de contribuir para a efetividade dos conhecimentos da disciplina de Física. A metodologia da pesquisa é qualitativa, amparada no aspecto exploratório, que traz por finalidade alcançar uma maior familiaridade com um problema, a fim de torná-lo mais explícito. Envolve levantamento bibliográfico, pesquisa documental e aplicação de questionário semiestruturado junto aos sujeitos que compõem o universo da pesquisa, uma vez que os estudantes são fontes essenciais para a coleta de informações. A aplicação do questionário servirá para embasar a necessidade da oferta do produto educacional pedagógico. Como método de tratamento dos dados qualitativos tem-se a análise de conteúdo.

Externa à Instituição - ANA MARLI BULEGON - UFN
Interna - 1780687 - MARIA ROSANGELA SILVEIRA RAMOS