Atividades Desplugadas sobre Álgebra de Boole na Educação Profissional e Tecnológica: uma análise à luz da Pedagogia Histórico-Crítica
Álgebra Booleana, Computação Desplugada, Pedagogia Histórico-Crítica, EPT
O projeto de pesquisa surgiu das dificuldades em articular o ensino e a aprendizagem de conhecimentos técnicos de Lógica Booleana no ensino da Disciplina de Hardware I, com turmas do curso Técnico em Informática Integrado do IFFar- Campus São Borja, onde os estudantes apresentam uma resistência para estudos teórico-práticos sobre a temática. Com isso, apresenta-se o problema de pesquisa: De que forma as atividades desplugadas contribuem na construção de conceitos sobre Álgebra Booleana na Educação Profissional e Tecnológica por meio da Pedagogia Histórico Crítica? O objetivo é Identificar as características das atividades desplugadas que podem contribuir para a construção de conceitos de Álgebra Booleana na Educação Profissional e Tecnológica por meio da Pedagogia Histórico-Crítica. Para a produção de dados e entendimento das características das atividades a ser construídas para a turma aplicar-se-á um questionário para uma turma de alunos que cursam a disciplina de Hardware. Com base nesses dados será construído um produto (as atividades), que serão desenvolvidas com essa turma de alunos. Após o desenvolvimento das atividades com o produto construído, utilizaremos Mapas Conceituais para entender as aprendizagens dos alunos. Os Mapas conceituais serão analisados por meio da Análise de Conteúdos, trazendo indícios das características presentes nas atividades desenvolvidas que possibilitaram aprendizagens.