Banca de QUALIFICAÇÃO: SUSI MARA DA SILVA ALVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SUSI MARA DA SILVA ALVES
DATA : 06/07/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Diretoria de Educação a Distância da Pró Reitoria de Ensino do Instituto Federal Farroupilha
TÍTULO:

Práticas Educativas para estudantes Surdos: possibilidades de inclusão na EPT.


PALAVRAS-CHAVES:

Práticas Educativas; Educação de Surdo; Inclusão na EPT.


PÁGINAS: 73
RESUMO:

As práticas educativas direcionadas ao ensino de estudantes surdos em espaços de inclusão na educação básica profissional é um campo de estudo relativamente recente e ainda pouco explorado nos espaços de educação dos Institutos Federais. Considerando a importância das práticas educativas como capacidade de proporcionar mudanças significativas no processo de quem ensina e de quem aprende, surgiu a presente proposta de investigação. Esta proposta visa conhecer as práticas educativas ofertadas aos estudantes surdos, e quais as possíveis repercussões em seu processo de inclusão, diante ao ensino e aprendizagem na educação básica, em Cursos Técnicos oferecidos por Institutos Federais de Educação Profissional e Tecnológica. A pesquisa tem como objetivo principal a análise das práticas educativas ministradas aos estudantes surdos nos cursos de ensino integrado no Instituto Federal Farroupilha, situado no estado do Rio Grande do Sul. E como objetivos específicos em mapear as principais práticas educativas ofertadas, e identificar os possíveis desafios encontrados entre docentes e discentes a fim de proporcionar uma análise reflexiva das compatibilidades de representações relacionais que se constituem nos espaços educacionais investigados. Este estudo está vinculado à linha de pesquisa em Práticas Educativas  em Educação Profissional e Tecnológica. E traz  como proposta final a criação de um produto educacional, a partir das narrativas das dificuldades/necessidades apontadas pelos colaboradores no decorrer da pesquisa, com vistas a contribuir na qualidade ofertada no processo de ensino para os estudantes surdos em contexto de inclusão na EBPT. A investigação terá como encaminhamento metodológico a abordagem de base qualitativa, e terá como base na condução investigativa de coleta de dados a análise de conteúdo, a partir de entrevista semiestruturada. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1533169 - VANTOIR ROBERTO BRANCHER
Interna - 1926966 - TANIAMARA VIZZOTTO CHAVES
Externo à Instituição - LILIANE FERRARI GIORDANI - UFRGS
Notícia cadastrada em: 23/06/2022 08:36
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