Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIANE TERESINHA SOUSA

DISCENTE : ELIANE TERESINHA SOUSA
DATA : 06/07/2022
LOCAL: Diretoria de Educação a Distância da Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal Farroupilha.

PRÁTICAS EDUCATIVAS NA EPT: Processos de Ensino e Aprendizagem dos Estudantes com Deficiência Intelectual

Práticas Educativas; Educação Profissional; Deficiência Intelectual

Este estudo parte do seguinte problema de pesquisa: quais são as práticas educativas necessárias para a aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual (DI) durante a formação na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Neste sentido delineou-se o seguinte objetivo geral: conhecer as práticas educativas organizadas no curso técnico integrado EPT para os estudantes com deficiência intelectual. E como objetivos específicos: identificar as possíveis adaptações (curriculares/pedagógica) sistematizadas aos estudantes com DI; conhecer a perspectiva docente quanto aos desafios enfrentados para formação dos estudantes com DI; mapear as principais práticas educativas implementadas aos estudantes com DI; construção de um Produto educacional a partir das demandas/lacunas resultantes da investigação. A metodologia dessa investigação tem caráter qualitativo, em razão de viabilizar a reflexão acerca do processo pedagógico para a EPT dos estudantes com DI. Para a realização da pesquisa serão adotadas entrevistas semiestruturadas, as quais serão gravadas e transcritas e analisadas através do método Análise de Conteúdo. As repercussões consequentes desta pesquisa, além de nos proporcionar o conhecimento científico, viabilizarão a construção de um produto educacional, sendo este um curso de formação continuada que será disponibilizado em uma plataforma digital aos professores da EPT que manifestarem interesse em participar.

Interna - 2390671 - DANIELA COPETTI SANTOS
Externa à Instituição - ELIANA PEREIRA DA COSTA DE MENEZES