Representações sobre a homofobia: Uma análise das concepções na EBPTT
Diversidade; Educação; Homoafetividade.
Esta é uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório na linha de organização e memórias de espaços pedagógicos em educação profissional e tecnológica do Mestrado em Educação
Profissional Técnica e Tecnológica – ProfEPT e busca saber quais são as representações e ações
acerca da população LGBTQIA+ instituídas em um Instituto Federal de Educação Profissional e
Tecnológica do RS. Nessa pesquisa abordaremos aspectos subjetivos do comportamento humano,
nesse caso, as relações sociais dos LGBTQIA+, sob a perspectiva de como é sua ambientação numa
Instituição de Ensino do RS. Como metodologia faremos um estudo de caráter exploratório
valendo-se de entrevistas semiestruturadas com os presidentes dos NUGEDIS e 2 (dois) discentes
de 9 (nove) campus do Instituto Federal Farroupilha, e, utilizando da Análise de Conteúdo de
Bardin pretendemos descobrir quais as representações construídas e ações executadas na Instituição
com relação às pessoas LGBTQIA+; identificando os documentos em relação ao NUGEDIS e
outras ações institucionais para potencializar a igualdade democrática e respeito às diferenças;
analisar as concepções existentes nos documentos institucionais em relação ao público LGBTQIA+
e as possíveis ações a fim de erradicar os preconceitos com as pessoas LGBTQIA+; compreender o
papel do NUGEDIS para potencializar a igualdade democrática e respeito às diferenças; conhecer o
trajeto formativo dessas pessoas na Instituição a ser pesquisada e compreender como tem ocorrido o
acolhimento/atendimento para essa população; elaborar um produto educacional visando a
participação desta comunidade nos diversos níveis do ensino, garantindo-lhes que todos os direitos
por eles adquiridos sejam respeitados, e que conscientize a comunidade escolar para o respeito às
diferenças.