Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA PAULA DAL FORNO DAL OSTO BAIER

DISCENTE : ANA PAULA DAL FORNO DAL OSTO BAIER
DATA : 17/08/2022
LOCAL: Auditório, IFFar - Campus Jaguari

A COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA NO AMBIENTE ESCOLAR DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM CONVÍVIO EMPÁTICO E RESPEITOSO

Comunicação Não Violenta; EPT; Vivências

Sendo o ambiente escolar um lugar de socialização, onde acontece o desenvolvimento de sentimentos, afetos e emoções, emergem diferentes formas de conflitos entre seus personagens. O trabalho com o uso da Comunicação Não Violenta e o auxílio da metodologia dos Círculos de Construção de Paz para aprimorar a comunicação empática por meio do diálogo, facilitar a integração social, firmar vínculos entre os envolvidos no ambiente escolar, promovendo um reflexo na aprendizagem. Busca-se investigar como a utilização da Comunicação Não Violenta pode ser uma estratégia para o convívio empático e harmonioso na prevenção de conflitos na Educação Profissional e Tecnológica no Instituto Federal Farroupilha – Campus Jaguari/RS; compreender como a Comunicação Não Violenta pode colaborar nas ações de uma cultura de paz nos ambientes escolares; avaliar de que forma a Metodologia dos Círculos de Construção de Paz pode ser uma contribuição para o convívio harmonioso e empático, numa visão diferenciada na solução de conflitos; proporcionar aos servidores, professores e estudantes do Instituto Federal Farroupilha – Campus Jaguari/RS, a vivência da Comunicação Não Violenta e os Círculos de Construção de Paz como uma ferramenta na formação omnilateral, através de formações continuadas e grupos de estudos; produzir um guia em conjunto com o grupo de estudos/trabalho/encontros, visando uma educação pautada em valores, educação para paz a partir da Comunicação Não Violenta e dos Círculos de Construção de Paz. Tendo como problema de pesquisa “Como a comunidade escolar (professores, servidores, estudantes) fazendo uso da CNV podem tornar suas relações interpessoais mais empáticas, respeitosas para o convívio no cotidiano?”. Para o presente estudo a metodologia utilizada será a qualitativa, através da técnica de grupo focal.

Externa à Instituição - CAROLINA SALBEGO LISOWSKI
Presidente - 2146428 - RICARDO ANTONIO RODRIGUES