Banca de DEFESA: MARCIO JOSOE DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARCIO JOSOE DA SILVA
DATA : 21/09/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

Política de Assistência Estudantil no Instituto Federal Farroupilha: percepções dos estudantes do Proeja



PALAVRAS-CHAVES:

Política de Assistência Estudantil; PROEJA; Permanência e êxito escolar.


PÁGINAS: 150
RESUMO:

A presente pesquisa teve como objetivo investigar a contribuição da Política de Assistência Estudantil (PAE) para a permanência escolar dos estudantes do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), campus Santa Rosa. Para este alcance buscou-se traçar o perfil socioeconômico e estudantil desses alunos. Além disso, buscou-se identificar os programas e ações da Política de Assistência Estudantil (PAE) e se essa contribui ou não para o êxito e permanência e êxito dos estudantes. A pesquisa teve uma abordagem metodológica qualitativa, utilizando-se do estudo de caso e como instrumento para levantamento de dados a observação, pesquisa documental e entrevista semiestruturada. Para a análise dos dados utilizou-se da análise de conteúdo de Bardin (2016). Os resultados apontaram que os estudantes do curso de Técnico em Alimentos apresentam diferentes percepções sobre a PAE. No entanto, consideram os programas e ações da PAE importantes para a permanência e êxito. Contudo apontam dificuldades para acessar a PAE.  Para além da PAE, identificou-se que a permanência e êxito estão vinculados a fatores extras e intraescolares. Nesse sentido identificou-se que o apoio familiar, identificação com o curso, atuação docente, a busca pelo crescimento pessoal e/ou profissional e a expectativa de melhoria nas condições de vida, são fatores que contribuem para a permanência e êxito escolar. Além da pesquisa empírica, as pesquisas bibliográficas e documentais também viabilizaram esta pesquisa. Como contributo à produção de conhecimento e ao exercício da atividade profissional de sujeitos inseridos no campo da EJA/EPT, o produto educacional resultante deste estudo trata-se de um roteiro de rodas de conversa sobre a PAE. Objetivou-se com o produto fornecer uma estratégia metodológica que leve em consideração a proposta formativa e a realidade político-social dos estudantes da EJA/EPT, e que promova um espaço de diálogo e reflexão. Por fim, busca-se contribuir com estratégias que possam colaborar com a permanência e êxito dos estudantes por meio do acesso aos programas e ações da PAE.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1839109 - ADAO CARON CAMBRAIA
Presidente - 2184297 - MARCELE TEIXEIRA HOMRICH RAVASIO
Externa à Instituição - MARIGLEI SEVERO MARASCHIN - UFSM
Notícia cadastrada em: 12/09/2022 10:36
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