Princípios da Agroecologia: sinalizando caminhos para a construção de práticas educativas no Ensino Médio Integrado
Currículo Integrado; Práticas educativas; Agroecologia
A concepção de Educação Profissional presente nos Institutos Federais de Educação está centrada em uma formação humana, que contemple todas as dimensões da vida, articule trabalho, ciência e cultura e estimule o senso crítico dos estudantes para que se tornem cidadãos atuantes no processo de transformação da sociedade. A agroecologia tem feito parte das discussões sobre como melhorar a sustentabilidade no meio rural e modificar nossas ações na direção de uma relação mais harmônica entre meio ambiente, sociedade e economia. Acreditando que as temáticas que perpassam a agroecologia devem estar presentes para uma formação integral dos sujeitos foi desenvolvido o presente trabalho. O objetivo geral da pesquisa foi compreender como práticas educativas construídas a partir dos princípios da agroecologia podem contribuir com a formação nos cursos de Ensino Médio Integrado dos IFEs. O percurso metodológico da pesquisa contemplou as etapas de mapeamento de produções acadêmicas sobre os temas propostos; análise dos PPCs dos Cursos Técnico Integrado em Agricultura e Técnico Integrado em Agropecuária do IFFar; realização de entrevistas semi-estruturadas com egressos, educadores e agricultores relacionados à Escola Família da Região Sul; acompanhamento e observação das atividades da EFASUL e visita à Escola. Os dados obtidos a partir da análise dos PPCs e da transcrição das entrevistas foram analisados por meio de Análise Textual Discursiva. Como resultados foram apresentadas as percepções sobre os itinerários formativos dos cursos, discussões sobre as diferenças existentes entre as formas de se fazer/pensar a agricultura (agriculturas de base agroecológica em oposição ao agronegócio); o papel da educação para o conhecimento dessas diferenças, formação da identidade dos jovens do campo, reconhecimento, valorização e preservação dos conhecimentos tradicionais (memória biocultural), incluindo a preservação das sementes crioulas e as relações de todos esses pontos com o ensino integrado. Ademais, foram apresentados os relatos das experiências desenvolvidas junto à EFASUL, discorrendo sobre o processo de práxis na Escola e como essas experiências poderiam ser aproveitadas no contexto dos IFEs.