Banca de DEFESA: ROZEMARA NICH

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROZEMARA NICH
DATA : 19/12/2022

TRANSPOSIÇÃO DE SABERES: DO APRENDIZADO DA FÍSICA NO CURSO TÉCNICO ÀS VIVÊNCIAS DOS ESTUDANTES

Ensino de Física; Transposição do Saber; Sequência Didática.

Este trabalho é resultado da pesquisa que objetivou investigar de que maneira os estudantes do Curso Técnico em Sistemas de Energia Renovável integrado ao Ensino Médio realizam a transposição dos saberes adquiridos na disciplina de Física nas suas vivências. Para tanto, com o propósito de explorar os conceitos que auxiliam os estudantes da Educação Básica no processo de ensino-aprendizagem da Física, foram utilizados autores tais como Terrazan (1999), Moreira (2000) e Ausubel (2003), por razões de identificação com a forma da abordagem dos conceitos teóricos pelos mesmos. O trabalho fundamenta-se, ainda, em documentos oficiais e em desdobramentos de políticas educacionais a eles relacionados, como os livros didáticos e também em sistemas de avaliação do ensino. Com esse intuito, foi realizada uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, com análise de questionários respondidos pelos sujeitos da pesquisa (estudantes), utilizando-se esses dados para uma posterior análise de conteúdo. Procurando sistematizar as diferentes percepções que emergiram a partir da investigação, pode-se perceber a evolução das compreensões em relação às competências teóricas abordadas, respeitando os limites e o tempo de aprendizagem de cada sujeito, pois é fato que as pessoas aprendem de modos e em tempos diferentes. Da análise realizada e como resposta ao questionamento inicial, pode-se registrar que os estudantes, em sua maioria, conseguem realizar a transposição dos saberes da disciplina de Física para a sua realidade fora do espaço escolar. Porém, nessa transposição, utilizam muito mais o senso comum do que o conhecimento científico propriamente dito. Como resultado desta pesquisa produziu-se uma Sequência Didática com conceitos elaborados para trabalhar um objeto de conhecimento específico no Ensino Médio – as Leis de Newton. Espera-se que a sua contribuição seja válida para outros pesquisadores no desenvolvimento de suas práticas e que promova uma conscientização dos elementos envolvidos em discussões críticas sobre o tema.

Externa à Instituição - ANA MARLI BULEGON
Interna - 1780687 - MARIA ROSANGELA SILVEIRA RAMOS