Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIANA TATSCH MENEZES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JULIANA TATSCH MENEZES
DATA : 22/12/2022

UM OLHAR SOBRE AS PRÁTICAS EDUCATIVAS DE MULTILETRAMENTOS NA EPT: CONTRIBUIÇÕES PARA A EFETIVAÇÃO DO CURRÍCULO INTEGRADO

Multiletramentos; Práticas Educativas; Ensino integrado

A atual proposta para o ensino integrado torna-se um desafio às escolas de educação profissional e tecnológica por buscar oferecer uma educação que tenha como resultado a formação integral de sujeitos, os capacitando para a atuação crítica e colaborativa em diferentes contextos da sociedade. Com foco nessa perspectiva de formação, as práticas de ensino devem considerar o contexto social do aluno, suas experiências e conhecimentos de mundo e relacioná-las às aprendizagens que serão desenvolvidas pelo professor,algo que pode ser facilitado utilizando atividades voltadas ao multiletramento. Nesse sentido, o seguinte projeto de pesquisa tem por objetivo investigar se, e de que forma, tais práticas são desenvolvidas dentro do Instituto Federal de Educação Profissional e Tecnológica Farroupilha (IFFar), por professores da área técnica do Ensino Médio Integrado ao Curso técnico em Administração e como as mesmas podem auxiliar na efetivação do currículo integrado e na formação integral dos discentes. A partir dos resultados encontrados na pesquisa, pretende-se construir um produto educacional focado na socialização de boas práticas educativas desenvolvidas pelos professores participantes da pesquisa e objetivando um espaço para o debate, atualização, capacitação e formação continuada do corpo docente dentro do IFFar-RS. Para tanto, as etapas desenvolvidas neste trabalho envolvem a análise da literatura sobre o tema em questão, assim como dos documentos que versam sobre as diretrizes para o ensino na EPT, entrevistas e possível observação das práticas docentes dos entrevistados. A análise dos resultados obtidos nessas etapas se dará por meio de revisão sistemática da literatura e análise textual discursiva (ATD). Por meio dos resultados preliminares da revisão de literatura, foi possível perceber a pertinência desta pesquisa, visto o pequeno número de trabalhos relacionados à temática em que são analisadas as práticas docentes no ensino integrado a cursos técnicos dos IFs. Como investigação piloto, elaborou-se um questionário utilizando como recurso o google forms que foi enviado a quatro docentes, cabe salientar que o questionário trouxe uma nova perspectiva sobre a metodologia de coleta de dados e também demonstrou que as questões desenvolvidas são capazes de auxiliar a perceber o uso, ou não, de atividades voltadas aos multiletramentos.

Externa à Instituição - IVELÃ PEREIRA - IFSC
Interna - 2758019 - ANA CLAUDIA DE OLIVEIRA DA SILVA
Presidente - 1000003807 - NEIVA MARIA FRIZON AULER
Interna - 1926966 - TANIAMARA VIZZOTTO CHAVES