Banca de DEFESA: FERNANDA REOLON BALDIATI

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FERNANDA REOLON BALDIATI
DATA : 27/03/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Sala 201 LIFE - Campus São Borja
TÍTULO:

DESAFIOS E DIFICULDADES DOS DISCENTES DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS SÃO BORJA NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA



PALAVRAS-CHAVES:

Educação Matemática; Ensino-aprendizagem; Desafios e dificuldades


PÁGINAS: 136
RESUMO:

Diante da percepção de um número significativo de discentes que ingressam no Instituto Federal Farroupilha, Campus São Borja, no 1º ano do Ensino Médio Integrado do Curso em Eventos e Informática, que enfrentam dificuldades e desafios no processo de ensino-aprendizagem de matemática, o presente estudo traz como proposta investigar e refletir sobre quais seriam as causas que estariam contribuindo para acentuar a problemática, visando refletir sobre os fatores que podem colaborar para a reprovação na respectiva disciplina e por consequência levar a evasão e/ou transferência institucional. Os sujeitos pesquisados foram os estudantes do 3º ano do Ensino Médio Integrado de ambos os cursos e também docentes de matemática que atuam nestes cursos. As técnicas de coleta de dados foram, o questionário por meio do Google Forms, para os estudantes e a Roda de Conversa, com docentes. A análise dos dados foi realizada pelo método de triangulação, considerando ser uma combinação de metodologias diferentes para analisar o mesmo fenômeno. Como resultados principais da pesquisa tem-se que a mudança na rotina escolar impactada pelo aumento de horas e disciplinas, leva muitos alunos a não conseguirem articular os estudos, gerando dificuldades de compreensão na matemática, por exemplo; outro fato evidenciado é a falta de conhecimento prévio dos alunos em conteúdos de matemática básica e, consequentemente a dificuldade no entendimento do que está sendo ministrado pelo professor. Portanto, não é possível pontuar apenas um elemento que esteja contribuindo para essa problemática, mas sim um conjunto de fatores. De forma geral, percebe-se um espelhamento das dificuldades do Ensino Fundamental no Ensino Médio, no que se refere a compreensão matemática. Com base nesta análise, desenvolveu-se um Guia Didático, como produto educacional, voltado para os estudantes ingressantes do Ensino Médio Integrado, com o objetivo de auxiliar os mesmos com relação a adaptação na instituição bem como no sentido de melhor compreender os conhecimentos relacionados a disciplina de matemática sendo menos desafiador e minimizando as dificuldades


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2146428 - RICARDO ANTONIO RODRIGUES
Externa à Instituição - RITA DE CÁSSIA PISTÓIA MARIANI - UFSM
Presidente - 1926966 - TANIAMARA VIZZOTTO CHAVES
Notícia cadastrada em: 10/03/2023 09:23
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - (55) 3218 9800 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - jboss-sig-02.iffarroupilha.edu.br.inst2