Banca de QUALIFICAÇÃO: JOICE MARIA DULLIUS

DISCENTE : JOICE MARIA DULLIUS
DATA : 27/03/2023
LOCAL: Auditório da Reitoria IFFar - Santa Maria

VERTICALIZAÇÃO DO ENSINO: CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES EGRESSOS DO IFFAR - CAMPUS SANTA ROSA

Verticalização do ensino; Experiência formativa; Formação integrada.

A verticalização do ensino ofertada pelos IFs é uma temática de estudo ainda pouco explorada. Ao mesmo tempo em que cresce a escolha dos educandos por esta sistemática de ensino, a sociedade como um todo ainda desconhece muitos aspectos sobre o tema. Este dualismo fez surgir o interesse em pesquisar a visão dos discentes sobre o ensino verticalizado. O presente trabalho tem como questão de pesquisa conhecer quais são as concepções dos egressos do Curso de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo do IFFar – SR, provenientes do Curso Técnico Integrado em Edificações e do Curso Técnico Integrado em Móveis da Instituição, quanto a sua experiência formativa e inserção no mundo do trabalho dentro da perspectiva da verticalização do ensino. Na busca por solucionar o problema de pesquisa proposto, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: resgatar a trajetória de criação do IFFar - SR; caracterizar os cursos envolvidos na pesquisa com base em seus cenários formativos e eixos tecnológicos; compreender a concepção de verticalização do ensino nos IFs e sua relevância na formação integral dos educandos; e ainda, elaborar o produto educacional ¨Portal de Memórias do IFFar - SR, em formato de ebook, a partir das narrativas dos participantes da pesquisa, com vistas a contribuir com a divulgação institucional das oportunidades educativas proporcionadas pelo IFFar - SR dentro da verticalização do ensino. A investigação terá como metodologia a abordagem qualitativa, através de estudo de caso, utilizando como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada e a análise textual discursiva como método de análise dos dados levantados.

Interna - 1702721 - CATIANE MAZOCCO PANIZ
Presidente - 1780687 - MARIA ROSANGELA SILVEIRA RAMOS