Banca de DEFESA: MARGARETE DORNELES SAUCEDO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARGARETE DORNELES SAUCEDO
DATA : 13/04/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

MORADIA ESTUDANTIL IFFar - CAMPUS SVS: MEMÓRIAS E CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO INTEGRAL DOS ESTUDANTES


PALAVRAS-CHAVES:

Moradia Estudantil; Formação Humana e Integral; ProfEPT.


PÁGINAS: 134
RESUMO:

Este trabalho foi desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar), dentro da linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A pesquisa teve como objetivo analisar as contribuições da Moradia Estudantil do IFFar-SVS para a formação integral dos estudantes. Cabe destacar que o interesse pela temática referente à moradia estudantil (ME) vem ao encontro da minha trajetória profissional e a curiosidade em conhecer a história deste ambiente educacional. O caminho metodológico da pesquisa foi fundamentado na abordagem qualitativa, valendo-se também dos métodos descritivo e exploratório, ainda se destaca na modalidade de “Estudo de Caso”. O lócus da pesquisa foi no IFFar Campus São Vicente do Sul. Os sujeitos foram: (a) estudantes-residentes na ME durante o itinerário formativo no ano de 2022; (b) servidores egressos. A construção dos dados foi por meio da: (a) pesquisa documental; (b) pesquisa bibliográfica; (c) questionário semiestruturado na modalidade online, no formato individual e disponibilizado pelo google forms; (d) entrevista semiestruturada individual com servidores-egressos do IFFar-SVS que residiram na Moradia Estudantil; (e) entrevistas para o produto educacional; e (f) organização de fotos, vídeos, áudios para elaboração do produto educacional; com o propósito de buscar informações com os sujeitos participantes. Para a interpretação dos dados coletados, a metodologia utilizada foi a Análise Textual Discursiva (ATD), proposta por Moraes e Galiazzi (2016). Após a análise dos dados coletados, emergiram em duas categorias iniciais, sendo as “Políticas de Assistência Estudantil” e “Formação Humana e Integral”, as quais foram unidas de forma mais genérica chegando a uma categoria final “A auto(trans)formação dos estudantes da Moradia Estudantil do IFFar Campus SVS”. Assim percebemos que a partir das relações e convivências com os outros estudantes, o indivíduo pode refletir sobre as suas práticas, se auto(trans)formando nos diferentes contextos. Identificamos que a ME do IFFar SVS não é apenas um espaço para residir. A ME é um lugar de vivências, de aprendizagens e de transformações, que possibilita os estudantes vivenciarem seu processo formativo, mas também desenvolverem habilidades como responsabilidade, autonomia, respeito e amizades, de maneira que a vivência nesse ambiente escolar, colabora para sua formação humana. A partir dos dados coletados e dos resultados alcançados, foi elaborado um documentário como produto educacional com o objetivo de reconhecer as contribuições da ME do IFFar – SVS para a formação humana e integral dos estudantes. A finalidade desta pesquisa foi resgatar as memórias da Moradia Estudantil do referido Campus e identificar as contribuições para a formação integral dos estudantes. Deste modo, conseguimos demonstrar um pouco da história e dar mais ênfase a esse ambiente educacional acolhedor e importante para a formação humana e integral dos estudantes do IFFar-SVS.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 2758019 - ANA CLAUDIA DE OLIVEIRA DA SILVA
Interna - 1702721 - CATIANE MAZOCCO PANIZ
Presidente - 1780687 - MARIA ROSANGELA SILVEIRA RAMOS
Externa à Instituição - MARIGLEI SEVERO MARASCHIN - UFSM
Notícia cadastrada em: 03/04/2023 13:34
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - (55) 3218 9800 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - jboss-sig-02.iffarroupilha.edu.br.inst2