Banca de QUALIFICAÇÃO: VANESSA FERREIRA BACKES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VANESSA FERREIRA BACKES
DATA : 27/04/2023
HORA: 08:30
LOCAL: Auditório da Reitoria do IFFar - Santa Maria
TÍTULO:

AS POTENCIALIDADES DO ENSINO INTEGRADO PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL DOS ESTUDANTES  DOS CURSOS DE INFORMÁTICA E ADMINISTRAÇÃO



PALAVRAS-CHAVES:

Formação Integral; Ensino Médio Integrado; Educação Profissional e Tecnológica.


PÁGINAS: 65
RESUMO:

O Ensino Médio Integrado (EMI) à Educação Profissional é uma modalidade educacional presente no âmbito dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Suas bases estão fundamentadas no trabalho como princípio educativo, objetivando superar a  dicotomia entre trabalho manual e trabalho intelectual promovendo a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos da sociedade. Para isso propõe um currículo integrado, na forma e no método, articulado no sentido da formação humana integral, politécnica e multidimensional. Diante disso, faz-se necessária a observância das concepções e vivências daqueles a quem esta formação é destinada, ou seja, os próprios estudantes, a fim de compreender como o EMI está contribuindo para a sua formação integral. Assim, este estudo tem como objetivo investigar as potencialidades do Ensino Médio Integrado para Formação Integral dos estudantes dos cursos de Administração e Informática do IFFar- campus Avançado Uruguaiana. A pesquisa está vinculada à linha de Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos em Educação Profissional Tecnológica, do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) - Campus Jaguari. Pretende-se utilizar a metodologia de estudo de caso, de natureza qualitativa, tendo como procedimentos de coleta de dados um questionário destinado aos estudantes do 3° ano dos cursos de EMI do campus. Os dados serão analisados a partir da Análise Textual e Discursiva, de Moraes e Galiazzi (2006). Como base teórica para este estudo utilizamos autores como Ciavatta (2005), Frigotto (2018), Kuenzer (2000), Pacheco (2011), Ramos (2010) (2008) e Saviani (2007) (2003). Por fim, como resultado deste estudo será desenvolvido uma mídia como produto educacional com enfoque na elucidação do que é o Ensino Médio Integrado, através de suas bases legais e conceituais, e sua proposta de formação humana integral.



MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - CARLA BEATRIZ SPOHR - Unipampa
Interna - 1702721 - CATIANE MAZOCCO PANIZ
Presidente - 1780687 - MARIA ROSANGELA SILVEIRA RAMOS
Interna - 1901773 - VANESSA DE CASSIA PISTOIA MARIANI
Notícia cadastrada em: 12/04/2023 15:24
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação - (55) 3218 9800 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - jboss-sig-02.iffarroupilha.edu.br.inst2