Computação Desplugada: estimulando a aprendizagem em cursos de Tecnologia da Informação
Computação Desplugada; Lógica de Programação; Processo Ensino-Aprendizagem.
Aos professores do componente curricular de Lógica de Programação, é notória a dificuldade de muitos alunos em avançar no processo de aprendizagem de conceitos abstratos. O lidar de maneira linear e procedural com elementos abstratos e que, muitas vezes, extrapolam a representação para além da unidimensionalidade conceitual, é algo que não é naturalmente perceptível pelos alunos. Através de experiência própria, sobre êxito na inserção de jogo específico para a aprendizagem de tópico também específico, surge a dúvida sobre o impacto de elementos lúdico-pedagógicos nesse processo. Dessa forma, a proposta deste trabalho é pela verificação dos efeitos de tal inserção de maneira mais ampla no processo de aprendizagem para os demais tópicos em Lógica de Programação, sob a denominação de Computação Desplugada. Para tanto, pretende-se utilizar instrumentos lúdico-pedagógicos para materialização de conceitos abstratos; realizar oficinas de aplicação de tais instrumentos e dinâmicas para grupo de alunos do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal Farroupilha; e verificar, durante e ao final do programa, aspectos quanti-qualitativos da aprendizagem com a finalidade de buscar resposta à indagação do problema de pesquisa. Ao final, como Produto Educacional (PE), pretende-se a elaboração de um material didático aderente ao plano de ensino do componente curricular, para ser utilizado como apoio por este. O trabalho envolverá investigação por meio de pesquisa exploratória com característica quanti-qualitativa durante um ciclo de 16 momentos de convívio, tomando-se como dados de controle, a análise de conteúdo sobre os relatos das experiências dos professores e alunos dos componentes curriculares. A aplicação das dinâmicas será em observância crítica à conceitos de teóricos como Piaget, Wallon, Vygotsky e Moreira.