A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E SUA BNCC: DESTRINCHANDO OS INTERESSES QUE AS EMBASAM
Reforma do Ensino Médio; BNCC; Neoliberalismo; Neoconservadorismo; Educação Integral
O presente projeto de dissertação, está vinculado ao curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFFAR campus Jaguari e ao Grupo de Pesquisa e Estudos em Currículo, Gestão e Políticas educacionais - GECPOL. No ano de 2016, o Brasil passou por uma ruptura democrática, ainda no mesmo ano, foram apresentadas mudanças muito significativas nas políticas educacionais, em especial no Ensino Médio. Frente ao contexto, a problemática da pesquisa é: Como essa reforma tão profunda no Ensino Médio poderá repercutir na educação brasileira? Para tanto, o objetivo geral da pesquisa é analisar os textos e os documentos que regulamentam o Novo Ensino Médio, bem como as alterações da BNCC buscando desvendar as intencionalidades ocultas em suas produções. Especificamente, objetiva-se 1. Compreender o contexto histórico que deu espaço para que essa Reforma fosse aprovada, bem como, os interesses aos quais servem as profundas mudanças que foram tão rapidamente estabelecidas. 2. Conhecer os possíveis impactos que essas mudanças trarão para a educação dos jovens brasileiros. 3. Comparar os documentos do Novo Ensino Médio aos documentos norteadores dos Institutos Federais, ver o que se perde com a Reforma. 4. Elaborar, como produto educacional, um Manual com a intenção de difundir as descobertas feitas pela pesquisa para o público geral, de maneira simplificada e objetiva. A Metodologia que embasa a pesquisa é a Análise de Discurso da escola francesa, já que se busca, por meio de pesquisa bibliográfica, pautada no materialismo histórico-dialético, desnudar as intencionalidades dos textos legais que implementam os novos documentos.