Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCIANA PASLAUSKI KNEBEL

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUCIANA PASLAUSKI KNEBEL
DATA : 25/05/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório, IFFar - Campus Jaguari
TÍTULO:

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA – EAD DO IFFAR: desafios e potencialidades para implementação do currículo integrado


PALAVRAS-CHAVES:

Formação Pedagógica; EaD; Currículo Integrado


PÁGINAS: 100
RESUMO:

Este projeto de pesquisa intitulado “Formação pedagógica para educação profissional e tecnológica – EAD do IFFar: desafios e potencialidades para implementação do currículo integrado”, é oriundo do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional ProFEPT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha. A pesquisa tem como objetivo analisar as concepções de Currículo Integrado dos professores formadores do Curso de Formação Pedagógica de Professores para Educação Profissional - EAD do IFFar, bem como construir indicativos para ações coletivas ao longo do processo de pesquisa para compreender e desenvolver currículo integrado. Com isso, a pergunta de pesquisa é: Quais as concepções de currículo integrado dos professores formadores e da gestão do curso de Formação Pedagógica EAD? Trata-se de um estudo de característica qualitativa, cuja produção dos dados será a técnica de entrevistas semi-estruturadas com os Gestores e professores formadores. Nas quais o foco de análise dedica-se a compreensão das concepções do currículo integrado, evidenciando os desafios e as potencialidades para essa implementação. Para análise dos dados recorremos a Análise Textual Discursiva (ATD), que cria espaços de reconstrução, envolvendo-se nisto diversificados elementos, especialmente a compreensão da produção de significados sobre os fenômenos investigados e a transformação do pesquisador. Para produção dos dados, primeiramente, identificamos os professores formadores que atuam no curso de formação pedagógica e realizamos questionários e entrevistas. Nas analises iniciais, definimos categorias anteriores e posteriores à entrevista. As categorias anteriores foram definidas na seleção dos excertos selecionados da entrevista e que reforçavam o referencial teórico (com as concepções da pesquisadora sobre o currículo integrado no contexto estudado). As categorias posteriores foram produzidas depois da análise das entrevistas, ou seja, foram produzidos novos entendimentos sobre o currículo integrado. Como resultado da pesquisa final, para o produto educacional pretende-se criar um curso online de fácil acesso que contenha estudos sobre o Currículo Integrado de modo a facilitar e subsidiar a compreensão do que é visando privilegiar a Formação Pedagógica e a importância no contexto da educação na EPT/EAD.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - PATRÍCIA GRASEL DA SILVA - IFRN
Presidente - 1839109 - ADAO CARON CAMBRAIA
Interno - 1533169 - VANTOIR ROBERTO BRANCHER
Notícia cadastrada em: 10/05/2023 09:42
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