Banca de QUALIFICAÇÃO: VIVIANI APARECIDA SASSO SARAIVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VIVIANI APARECIDA SASSO SARAIVA
DATA : 16/06/2023
HORA: 16:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO EJA SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS POLÍTICAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL, IMPLEMENTAÇÃO E RELAÇÃO COM A PERMANÊNCIA E ÊXITO NO IFFAR- CAMPUS SÃO BORJA


PALAVRAS-CHAVES:

Educação de Jovens e Adultos; Cidadania; Inclusão Social.


PÁGINAS: 59
RESUMO:

O desenvolvimento do ser humano tem na educação seu alicerce. Nesse sentido, a Assistência Estudantil tem um papel muito importante dentro do Instituto Federal Farroupilha, considerando sua missão de contribuir para a formação omnilateral, ciente de que sua finalidade visa minimizar as desigualdades sociais, e, assim, democratizar o ensino na Educação Profissional e Tecnológica garantindo a permanência e o êxito dos discentes. Neste sentido, pretende-se propor um projeto de pesquisa, que tem por objetivo avaliar a percepção dos alunos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) quanto ao auxílio permanência da Assistência Estudantil do IFFAR - Campus São Borja, enquanto possibilidade de contribuição para a formação da cidadania e a sua permanência e êxito escolar. A pesquisa está vinculada à linha de Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica. A metodologia que servirá para trilhar esse caminho, será de cunho qualitativo, com fins exploratórios/descritivos, além dos dados coletados junto à CAE e o setor de Registros Acadêmicos (SRA), através da análise documental. A Fundamentação teórica trará  conceitos sobre: EJA/EPT, cidadania, educação e comunicação embasada nas Lei  11.892, CF/88 e em autores como FREIRE, CIAVATTA,CARVALHO, HABERMAS, ANASTASIOU dentre outros. Possibilitando a reflexão e aproximação da educação, cidadania, comunicação e do auxílio permanência. Para organizar as informações e compreendê-las, pretendemos utilizar Bardin (2016). Ao final pretende-se desenvolver um produto no intuito de aprimorar e desenvolver a interface comunicativa entre a Coordenação da Assistência Estudantil (CAE) e o seu público-alvo visando garantir a eficiência e a eficácia da Assistência Estudantil em sua atividade fim, tendo a escuta dos discentes para a sua proposição.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 2758019 - ANA CLAUDIA DE OLIVEIRA DA SILVA
Externa à Instituição - CAROLINA SALBEGO LISOWSKI
Presidente - 2146428 - RICARDO ANTONIO RODRIGUES
Notícia cadastrada em: 24/05/2023 09:07
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