Banca de QUALIFICAÇÃO: ALESSANDRO VASCONCELOS DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALESSANDRO VASCONCELOS DE SOUZA
DATA : 14/07/2023
HORA: 10:00
LOCAL: Auditório, IFFar - Campus Jaguari
TÍTULO:

Educação Empreendedora: desafios dos processos de ensino e aprendizagem no currículo integrado na Educação Profissional e Tecnológica


PALAVRAS-CHAVES:

Práticas educativas; Ensino integrado; Empreendedorismo; Educação Profissional e Tecnológica


PÁGINAS: 42
RESUMO:

Este projeto de dissertação está vinculado ao curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFFAR campus Jaguari, na Linha de Pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Tem como objetivo investigar a concepção de empreendedorismo na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) pelos professores dos cursos técnicos integrados do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), analisando os documentos orientadores, as práticas educativas e o componente curricular de empreendedorismo nos Projetos Pedagógicos. Busca-se compreender as concepções de mundo do trabalho e educação profissional e tecnológica atuais, identificar as práticas educativas e percepções dos professores de empreendedorismo sobre a formação dos estudantes, além de desenvolver e validar um produto educacional que integre o ensino de empreendedorismo ao mundo do trabalho e aos princípios da EPT. Os principais autores que embasam essa pesquisa são: Frigotto (2009), Frigotto, Ciavatta e Ramos (2005), Ramos (2014, 2017), Pacheco (2010), Freire (1997), Nóvoa (2009), Becker (1994), Dolabela (1999, 2003) e Dornelas (2016). A pesquisa adotará uma abordagem qualitativa, utilizando questionários, entrevistas e análise documental dos Projetos Pedagógicos. A análise de conteúdo será aplicada aos dados coletados, seguindo critérios de inclusão e exclusão para garantir a representatividade e confiabilidade. Os resultados esperados contribuirão para a reflexão sobre a concepção de empreendedorismo na EPT, promovendo uma formação mais abrangente e contextualizada aos estudantes. Além disso, o produto educacional desenvolvido poderá auxiliar os docentes na articulação entre o ensino de empreendedorismo e os fundamentos da EPT. Essa pesquisa, de caráter descritivo e estudo de caso, visa compreender os desafios dos processos de ensino e aprendizagem no currículo integrado e no ensino de empreendedorismo, relacionando-os com a estrutura curricular dos cursos investigados no IFFar.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - SUZY ELIZABETH BANDEIRA PINHEIRO - Unipampa
Externa à Instituição - JALVA LILIA RABELO DE SOUSA - IFPI
Interno - 2146428 - RICARDO ANTONIO RODRIGUES
Presidente - 1926966 - TANIAMARA VIZZOTTO CHAVES
Notícia cadastrada em: 07/07/2023 08:47
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